Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MeninoBonito

Profissão: Ciêntista da Computação.

Recommended Posts

Boa tarde!

Gostaria que aqueles que são ciêntistas da computação ou conhecem a profissão por favor me ajude.

A respeito dessa carreira gostaria de saber o seguinte:

- Quais são os campos de atuação? ( A formação acadêmica tem foco em formar o aluno apenas para o desenvolvimento de software? )

- Piso salarial? ( O ciêntista da computação é legalizado a algum orgão como o crea por exemplo? )

- Para um ciêntista da computação a informação já é o suficiente, ou seja, ela é valida mesmo que não tenha utilidade prática?

Sobre o conteúdo estudado.

- É exigido do aluno o conhecimento das provas formais dos teoremas matemáticos ( ex: soma de riemann ) ou é como na engenharia que o importante é saber o conteúdo como um artificio para resolver problemas enfrentados.

Essa última pergunta fiz com interesse de ser informado se essa essência do conteúdo é deixada para um curso como matemática (onde acho que é realmente importante dominar).

- Acredito que o conteúdo das ciências exatas seja muito mais exigente em ciências da computação do que em engenharia da computação, que ao meu ver é mais superficial. Isso é verdade?

Se puderem me ajudar... obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O importante é saber a diferença entre os principais cursos dessa área, Ciência da computação, Engenharia da computação e Sistemas de informação,

sendo brevemente resumidos:

Ciência da computação -> muito software.

engenharia da computação -> muito hardware.

sistemas de informação -> software e gerenciamento. (Eu fiz esse e gostei)

aqui mais sobre

Todos esses cursos tem matemática. Afinal a lógica é muita matemática.

Infelizmente ou felizmente, depende do ponto de vista, a formação não é regulamentada por nenhuma órgão, tanto que existem profissionais que trabalham por salário mínimo e outros que ganham alguns milhares de reais. Alguns com graduação e outros não.

Mas é uma humilde opnião!

Compartilhar este post

Link para o post

A matemática e todas as outras disciplinas de exatas do curso são de fundamental importância, não querer enfrentá-las se torna irreal o ingresso em um curso desse.

O que eu quis dizer abordando este tópico é com relação a parte mais "filosófica" da matemática. Por exemplo: Sei que é bom entender como foi enunciado a teoria do limite e a soma de riemann, mais é realmente necessário e cobrado o entendimento de toda aquela demonstração formal?

Por não ter um piso salarial penso que engenharia da computação com pós em engenharia de software seria melhor :ermm:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom como estou me formando quero contribuir tbm...

CAra fasso sistemas estou no ultimo periodo e estou encaminhando para ser analista de Sistemas...

Quando se faz ciencias a tendencia é você se tornar um bom programador eu nao quero isso.

Quero ser um Gerente de Projetos no minimo um Analista...

Penso que Sistemas é uma area muito abrangente e que se entende muito do negocio o que te torna um profissional mais requisitado e com probabilidade de maior sucesso na sua carreira vlw.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho outra dúvida. O formado em ciências da computação é apto em trabalhar com segurança da informação?

Vamos lá pessoal, ajudem! Não é possível que não tem nenhum cientista da comutação aqui no fórum.

Corrigindo: *[cientista da computação]*

Compartilhar este post

Link para o post

@MeninoBonito.

não adianta floodar o fórum. Apenas aguarde que alguém lhe responda.

na minha opinião, procure cursar algo que você goste. Não pensa nessa de 'vale a pena', ou 'deixa eu ouvir alguém que faça...'

vai atras do que você gosta, a pronto. Se você gosta, e fizer direito, vai fazer valer a pena.

Na real ? Eu que curso Licenciatura em Matemática, programo melhor que muitos dos meus amigos formados em Ciências da Computação.

Um deles, trabalha com adm pra você ter idéia. Enfim, faça oque você gosta.

Compartilhar este post

Link para o post

@MeninoBonito.

não adianta floodar o fórum. Apenas aguarde que alguém lhe responda.

na minha opinião, procure cursar algo que você goste. Não pensa nessa de 'vale a pena', ou 'deixa eu ouvir alguém que faça...'

vai atras do que você gosta, a pronto. Se você gosta, e fizer direito, vai fazer valer a pena.

Na real ? Eu que curso Licenciatura em Matemática, programo melhor que muitos dos meus amigos formados em Ciências da Computação.

Um deles, trabalha com adm pra você ter idéia. Enfim, faça oque você gosta.

Um filósofo disse uma vez que quando um indivíduo faz o que gosta, não precisa mais trabalhar. =]

Compartilhar este post

Link para o post

William Bruno eu não queria "floodar" o fórum. O botão editar não fica disponível o tempo todo. Desculpa.

Se você gosta, e fizer direito, vai fazer valer a pena.

Concordo!

Fiz o post com a intenção de ter uma visão interna do funcionamento do curso. Na maioria dos sites que abordam o assunto só se fala em: "... o mercado esta aquecido.", "... o estudante deve ser bom em blá, blá, blá."

Difícil encontrar alguém dizendo de maneira convincente como são as matérias, objetivos e o que realmente pode ser feito com o conhecimento adquirido durante o curso.

O mercado de ti é muito confuso. Pessoas que nunca frequentaram uma universidade podem exercer (de forma péssima, com qualidade ou até melhor) aquilo que alguém que passa alguns anos estudando ralando tem direito.

Vejo nos sites especializados em profissões, colocando o cientista da computação como mero desenvolvedor de código. Será que ele só é capaz de fazer isso? É nesse ponto que eu queria chegar e ver alguém debatendo.

Se for assim me desculpem, não quero ser prepotente, então compensa comprar alguns livros e estudar muito³ por conta própria.

Agradeço a ajuda de todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu faço Sistemas de informação estou no ultimo ano, oque posso dizer é.

Matemática - Matrizes, Estatística/probabilidade e resolução de problemas.

Programação - Linguagens, Banco de Dados, estrutura de dados.

Análise - Analise de Sistemas (UML e algumas coisas), Engenharia de Software (algumas coisas importantes para um projeto), segurança da informação.

Gestão - ERP, CRM, Marketing, Economia e Gestão empresarial.

Outros - Redes de computadores, Direito (importante para qqr área de estudo ter pelo menos uma noção de direito), Computação gráfica e Sistemas Operacionais (linux).

Gostei muito do curso, ele é bem completo mas tem q se esforçar um pouco para acompanhar... o curso é mais focado para programação de Análise.... se você quiser seguir para gestão na área de informática ou segurança da informação tmb é ótimo mas é bom ter um curso por fora para completar.

Comentando com um amigo discutimos sobre SI vs Ciências.

Ciencias da Computação é bem menos prático que SI e mais difícil de se arrumar um emprego (já que SI abrange um pouco de tudo, você pode entrar em qqr área da informática até msm gestão de projetos e etc), porém do cara de Cie da Computação apesar de aprender menos prática que o de SI o de Ciencias terá mais facilidade de aprender e de se adaptar ao futuro, já que o mesmo estuda a BASE da informática que nunca muda.... se o cara sabe o conceito ele tem uma facilidade maior para o aprendizado.... é como programar, não importa a linguagem a lógica é a mesma, dps que você programa em uma as outras você não precisa se esforçar tanto para aprender.....

Não acho que o Cara de CC(vamos chamar assim) seja apenas desenvolvedor de código... acredito que ele estuda a informática em sí... "o como funciona" sabendo como funciona pode fazer de tudo... óbvio que coisas como gestão de projetos já não é algo que se aprende com o funcionamento das máquinas e sim com experiências de outras pessoas e estudos de gestão.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora me surgiu uma dúvida, o link do Infowester só citou Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Aqui neste tópico também só falaram dos 3 itens.

Mas e a Tecnologia da Informação? O que estuda? Sai muito do tema?

Compartilhar este post

Link para o post

Quando entrei na faculdade de ciências da computação, haviam muitos cursos - vários mesmo.

Nessa época, o MEC fez uma reformulação e manteve apenas alguns, consolidando e padronizando todas as instituições.

Devo dizer que eu tinha uma grande expectativa, afinal ciências da computação é o curso mais completo e avançado que temos na área de tecnologia; Infelizmente foi uma das épocas mais frustantes para mim.

As pessoas entram nesses cursos sem ter a menor noção do que vem pela frente, entram achando que o curso é o fim e que basta entrar lá para se tornarem profissionais; O fato é que o curso é apenas o início de um trajeto muito longo.

A realidade, pelo menos na turma de 80 alunos da época que entrei, era que havia ali um monte de indivíduos que jamais deveriam ter entrado em um curso de computação e que, pelo que demonstravam, deveriam estar vendendo pipoca na praça. Consequentemente, em uma turma de quase 80 pipoqueiros, o curso foi nivelado por baixo.

Estou prestes a completar 30 anos, comecei a programar em um ambiente Linux com 14 anos - desde então, tenho uma rotina diária de estudos de 10 horas por dia, todos os dias.

Resumindo todas as dúvidas desse tópico: Não é a instituição ou o curso que fará o profissional, é o indivíduo que entra nessas instituições que fará o curso;

Dessa forma, veja a grade dos cursos disponíveis e escolha o que mais lhe agradar e o faça com tesão; Só assim você será um profissional apto à atuar na área tecnológica e se destacar.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com João... é bom tentarmos ter uma noção do curso mas não para saber quais áreas de atuação ou oportunidades de emprego, devemos ter noção do curso para saber se gostariamos de faze-lo ou não.

Minha sala começou com 64 alunos e hoje tem 19, muitos pararam no quinto semestre pois a faculdade junto ao MEC conseguiram que os alunos que entregasse um TCC no quinto semestre se formassem em Sistemas Para internet.... como muita gente já estava enjuado e outros não aprendendo nda... e alguns apenas queriam sair mas n queriam ter desperdiçado o tempo, assim que conseguiram o diploma de Sistemas Para Internet largaram os outros 3 semestre do curso.

Programação é algo que tem bastante peso em qqr curso de informática e na minha sala é a matéria que os alunos tiram a pior nota (exceto eu rsrsrs na verdade é o q me salva). Em SI da pra ver uma coisa, você percebe que dos 60 alunos uns 55 só tinham notas boas em Gestão, direito, marketing ( ou seja matérias de "decorebas" matérias humanas e sim... matérias que eu menosprezo pois qqr um pode aprender com facilidade)

Ex. Nos portfólios (trabalhos) destas matérias é só você pesquisar no google que você acha as respostas, as vezes o trabalho vem acompanhado com um texto que você da um Ctrl+F e encontra todas as respostas... Esse é um dos motivos que o pessoal de Exatas acha o pessoal de Humanas mais burro, não precisam raciocinar ou pensar, apenas pesquisar e decorar.

Compartilhar este post

Link para o post

"...Devo dizer que eu tinha uma grande expectativa, afinal ciências da computação é o curso mais completo e avançado que temos na área de tecnologia; Infelizmente foi uma das épocas mais frustantes para mim.

As pessoas entram nesses cursos sem ter a menor noção do que vem pela frente, entram achando que o curso é o fim e que basta entrar lá para se tornarem profissionais; O fato é que o curso é apenas o início de um trajeto muito longo."

"...Resumindo todas as dúvidas desse tópico: Não é a instituição ou o curso que fará o profissional, é o indivíduo que entra nessas instituições que fará o curso;

Dessa forma, veja a grade dos cursos disponíveis e escolha o que mais lhe agradar e o faça com tesão; Só assim você será um profissional apto à atuar na área tecnológica e se destacar."

Não sei se entendi corretamente. Foi frustante em relação ao que foi comentando sobre seus colegas? Se for isso eu entendo perfeitamente. Presenciei cenário semelhante.

Fiz engenharia durante certo tempo e parei. Parei porque vi que o curso não tinha o foco que eu imaginava e resolvi partir para o que eu devia ter cursado desde o início.

Também concordo que é o indivíduo que faz o curso se tornar aquilo que ele espera profissionalmente. E te parabenizo pela sua rotina de estudos, é um grande exemplo!

Acho um absurdo alguém ingressar em um curso seja ele superior ou não e pensar que somente aquilo irá fazer o diferencial em sua carreira.

Com relação ao vídeo, eu havia pensado em trilhar através de um curso técnico na área de computação como um plano B, devido ao seu poder de inserção no mercado. Vamos ver como será os próximos vestibulares rsrs.

Agradeço a ajuda de todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos.

Faço Ciência da Computação na Universidade Federal de Viçosa, fui para o 6º período.

Como já vi alguns dizerem aqui, fazer um curso, acredito eu que qualquer um que seja ligado a informática, com certeza terá que se relacionar com

matemática. Não há como escapar. Ciência da computação entao, rsrs, tem cálculos, físicas e tudo que se tem direito.

O que dá pra fazer para escapar são cursos técnicos, onde você se especializa rapidamente no que quer, e consegue emprego rapidamente. Pelo amor de Deus,

não estou desmerecendo ninguém, até porque já fiz curso técnico. Só estou esclarecendo as coisas.

Então por que tantas delongas?

Bom... posso responder por mim, e acredito que por muitos que fazem ciência da computação.

O curso irá lhe oferecer a base para diversas profissões. Seja analista de sistemas, Engenheiro de software ou até mesmo hardware.

Imagine como se fosse uma escola. Você não sai dela (2º grau) sabendo tudo sobre matemática, história ou outras matérias. Mas você aprende

um pouco de cada uma e, caso queira, você tem conhecimento para buscar se especializar em algo e ficar realmente bom!

Digo pela programação por exemplo. Não sei todas as linguagens de programação, mas posso dizer que tenho a capacidade de aprender, em pouco tempo, qualquer

linguagem. (falta tempo ne rsrs)

Quanto ao salário da profissão não posso dizer muito (até pq não trabalho ainda ne). Mas as expectativas são muito boas.

A área de TI vem crescendo muito e a falta de profissionais já é uma realidade em muitos lugares.

Infelizmente nesta área não adianta apenas formar. É preciso ser bom, e principalmente gostar do que faz. Durante a faculdade mesmo é preciso estar

sempre antenado e ligado no que acontece, não basta apenas ir as aulas.

Bom... faço ciência da computação porque gosto e porque acredito que irá me proporcionar um amplo universo de escolhas quando me formar.

Pra quem gosta de estudar e está disposto aconselho sim a fazer.

Reforçando a idéia... Qualquer que for o curso, se você gosta, e tem determinação, com certeza irá se dar bem. E muito mais do que ganhar dinheiro

será um profissional realizado.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.