Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

vitinho.vitor

[Resolvido] Armazenamento de Pedidos

Recommended Posts

Bom dia!!

Há um tempo fiz um portal de vendas no qual os vendedores entravam e inseriam seus pedidos. Porém na época só era vendido um produto e hoje eles querem adicionar produtos, muito produtos.

Antes eu tinha uma coluna para cada produto no DB MySQL, mas hoje preciso de uma outra solução.

Tinha pensado em armazenar em uma coluna só desta forma: código,quantidade,valor|código,quantidade,valor|código,quantidade,valor|código,quantidade,valor

é possível? E se eu quiser saber quanto vendeu do código X, vou sobrecarregar a rede?

Obrigado,

Vitor

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo vitor pelo que entendi, você quer armazenar todos os dados em um unico campo???? Possível é mas fica horrível de se trabalhar depois.

O correto na minha opnião seria ter no minimo 4 tabelas. Tabela de Produtos (com os campos que citou), Tabela de Vendedores (com o cadastro dos mesmos),

Tabela de Clientes (com o cadastro dos mesmos) e por fim a tabela de Pedidos que vai relacionar os produtos aos clientes e aos vendedores.

Acho melhor você repensar a modelagem da base de dados como citei para não ter mais problemas no futuro. Fazer relatórios com uma base modelada

da forma que esta pensando é um desastre, fora que o campo tem uma quantidade limitada de caracteres, os campos maiores ficariam imensos e as pesquisas

vão demorar uma eternidade!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia!

Sim, na verdade isso já existe, tabela vendedores, clientes, produtos e pedidos.

O que eu estou querendo remodelar é somente a tabela pedidos. O que eu quero nessa tabela é:

colunas: idpedido, idvendedor, idcliente, pedido

Esta forma que você falou já está feita!

Obrigado,

Vitor

O que eu queria fazer seria na tabela pedidos: utilizar 1 campo para todos os produtos. Isso é possível?

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha pensado em armazenar em uma coluna só desta forma: código,quantidade,valor|código,quantidade,valor|código,quantidade,valor|código,quantidade,valor

é possível, porém é incorreto. Essa modelagem tende a dar problemas no futuro.

Estude Formas Normais

Compartilhar este post

Link para o post

Olá William,

Você conhece alguma forma de armazenar um pedido com até 90 produtos diferentes? Acha que eu devo criar uma coluna para cada produto?

Obrigado,

Vitor

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu queria fazer seria na tabela pedidos: utilizar 1 campo para todos os produtos. Isso é possível?

Sim cara é possível, e é a forma mais "bonita" de estragar todo o resto da modelagem que ja foi feito.

O certo como eu ja disse é ter uma coluna id_produtos e replicar os demais id's para cada produto do pedido.

Para tanto, quando eu precisei disto eu fiz uma tabela Produto_Pedido onde eu relacionava os produtos a determinados números

de pedido. Assim não fica tão bagunçado. Entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

Você conhece alguma forma de armazenar um pedido com até 90 produtos diferentes?

sim, conheço.

Se você modelar corretamente, o limite é o infinito.

Acha que eu devo criar uma coluna para cada produto?

não! absolutamente não!

longe disso!

Estude Formas Normais

Compartilhar este post

Link para o post

Dei um Google em Formas Normais e achei uma solução muito interessante e agora entendi o que os senhores estavam me dizendo.

Utilizar o mesmo id de pedido, com 1 produto por linha!

Acho que vou fazer isto, me parece muito organizado.

Muito obrigado,

Vitor

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.