Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Vítor André

Valor a ser cobrado?!

Recommended Posts

Ô moderador! Pega leve!!! Não me remove, pois quero trocar ideias sobre o quanto cobrar por sites feitos em PHP... Ok??

Galera: Estou com um empresa há pouco mais de um ano em Osório, RS. No começo engatinhava em html e javascript e hoje já me viro bem até em PHP, fazendo sites com área administrativa, banco de dados e tals... O problema é que tem um vendedor começando essa semana, na região metropolitana da capital do Estado, e lá os preços praticados, ao menos os que tenho conhecimento, são bem mais altos que os da minha região. Pois é...

NA verdade, eu nem sei mesmo quanto devo cobrar num site com área administrativa, afinal, agora eu tenho que pagar comissão para o vendedor, os sites assim são um pouco mais robustos, mas não sei se é a hora de cobrar um pouco mais ou não.

Alguém gostaria de trocar umas ideias sobre VALORES de sites com área administrativa em PHP????

Meus sites básicos, sem área adm estão saindo por R$750,00 - com domínio e hospedagem por um ano (sem comissão nenhuma pois não tinha vendedor).

Comecei a fazer com ADM e cobrei R$1000,00 + 25,00 mensais (como taxa de hospedagem, renovação do domínio e suporte técnico).

Sei que são valores bem baixos para a maior parte das regiões do Brasil, mas na minha região, a concorrência cobra mais ou menos esses valores, alguns um pouco mais outros poucos um pouco menos. O pior é que quem cobra mais faz trabalhos bem abaixo do razoável...

Falou!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o tópico só foi postado na área errada amigo.

além disso, ainda não deu tempo de alguém que 'soubesse' responder.

leia: http://forum.imasters.com.br/topic/31014-como-cobrar-como-fazer-oramento-quanto-custa/

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, então, por ter ME DITO QUE ESTÁ NO LOCAL ERRADO...

Porém, em tudo quanto é lugar está errado, pois quem posta no link que tu me passou é retirado ou não respondido pq a duvida é sobre o preço em uma linguagem, outro pq é consultoria, outro pq sei lá. De qualquer forma, se é um fórum é pra ESCLARECER DÚVIDAS e no meu caso é uma dúvida em PHP, afinal eu estou fazendo os sites em PHP e quero cobrar o adequado por estar neste grupo de programadores/desenvolvedores...

Como ninguém respondeu mesmo, e eu não vou postar em outra área pq com certeza serei removido de novo, PODE FECHAR ESTE TÓPICO!

Compartilhar este post

Link para o post
Como ninguém respondeu mesmo, e eu não vou postar em outra área pq com certeza serei removido de novo, PODE FECHAR ESTE TÓPICO!

Brother, esse tipo de pergunta é consultoria, nenhum programador aqui sabe os preços, mas como já foi resolvido nao preciso opniar correto? :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Meu, eu não sabia que as pessoas que "circulam" por aqui só programam... Achei que fossem profissionais de várias atividades e que alguns soubessem alguma coisa sobre valores.

Obrigado pela resposta. Tá na boa! Só que desisti de procurar respostas pra isso aqui. Aliás, aqui e na web. Cada um tem um argumento, uns querem cobrar o que NINGUÉM paga, até parece que é mentira, sabe? Só pra "espantar" a galera da atividade, então, não vai servir muito. Cheguei a conclusão de que tenho que cobrar um valor que me der lucro. É isso. Se vai estar abaixo ou acima do mercado é outra história. Mas se tu quiser dar tua opinião antes do tópico ser fechado, fico contente! :)

Compartilhar este post

Link para o post
Achei que fossem profissionais de várias atividades e que alguns soubessem alguma coisa sobre valores.

até 'somos', porém, nada é tão instantâneo assim.

Imagine uma comunidade, onde várias pessoas circulam, e nem sempre todo mundo abre todos os tópicos.

Agora por exemplo e você ? respondeu alguém ?

você está esperando uma resposta ao teu tópico, mas você ajudou alguém ?

pois é amigo...

uns querem cobrar o que NINGUÉM paga, até parece que é mentira, sabe?
existe gente de todo o tipo. Gente que cobra caro, que cobra valores ridiculos. Clientes que paga absurdos, e clientes dispostos a te dar um sanduiche como pagamento.

Só pra "espantar" a galera da atividade, então, não vai servir muito.

tire essa imagem da tua cabeça.

Cheguei a conclusão de que tenho que cobrar um valor que me der lucro.

exato. Tão simples qnto isso.

Eu posso te falar o qnto eu cobraria, se você me disser exatamente do que se trata.

E posso te afirmar, que não tenho um valor fechado para tudo. Cada projeto é um projeto.

Requisitos mudam, cliente muda, implementação muda. A minha experiência, e o nível de excelência da solução que vou entregar muda.

Tudo isso são variáveis que entram na conta do 'qnto cobrar'.

Algumas coisas levo poucas horas para desenvolver. Outras já tenho prontas. Outras preciso fazer do zero.

Nessa profissão, o mais simples, é fixar um 'valor por hora'. E em cima desse valor, estimar quanto tempo você leva para desenvolver a solução do cliente.

Se vai estar abaixo ou acima do mercado é outra história.

E quem é o mercado? quem faz o mercado? nós mesmos, os desenvolvedores.

Mas se tu quiser dar tua opinião antes do tópico ser fechado, fico contente! :)

Não existe essa de tópico fechado. Só será [Fechado] se desrespeitar alguma regra.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estava evitando responder à este tópico, pq geralmente aparece umas figuras que nunca fizeram um projeto na vida e querem dar palpite furado. Mas enfim, tudo que eu escrever a partir de agora não passa de minha opinião com base na minha experiência pessoal. Nada mais que isso..

Cada um tem um argumento, uns querem cobrar o que NINGUÉM paga, até parece que é mentira, sabe?

Não sei que valor tu tens em mente ao falar isso, mas aqui há um fato: nenhum valor que você citou no primeiro post é sequer mediano. Todos são extremamente baixos para qualquer aplicação que você demore mais que 10 dias para fazer.

Quando orço um projeto, calculo a média temporal que terei que empregar para fazê-lo. Não levo em conta onde moro, quem é o cliente ou quais minhas atividades paralelas ao projeto, porém você precisa levar em conta alguns pontos importantes:

1 - Quem deve saber qual será o PREJUÍZO que você terá ao se compromissar no desenvolvimento da aplicação, é você e apenas você. Eu vejo uma infinidade de gente reclamando de seus clientes, de seus chefes, enfim.. e insatisfeitos com os projetos que eles mesmo se compromissaram em fazer.

2 - Uma coisa que minha pequena experiência me ensinou é: O que diferencia uma peça de roupa de grife para uma peça de roupa fabricada com o mesmo material é seu preço. Afinal de contas: Se existem relógios à venda por 50 reais, por que motivos alguém paga 500 mil reais num relógio que faz exatamente a mesma simples função? Não estou dizendo que este comportamento esteja certo ou errado, estou apenas citando exemplos de que há público para todo tipo de preço.

Vou te ilustrar uma situação muito parecida que aconteceu comigo essa tarde ainda: Um cliente solicitou um orçamento e disse assim: "Tem um cara cobrando uma mensalidade de 300 reais mensais pelo site, sem custo inicial de desenvolvimento. Por que o custo do seu serviço é tão diferente?". Após um período de conversa, o sócio dele fala exatamente isso: "É cara, o barato sai caro. Melhor a gente fazer com o Matheus. O valor vai refletir na qualidade do serviço.".

3 - A única coisa que te impede de cobrar o preço que você acha correto para o seu serviço, é o seu bom senso. Se você começou com php há pouco tempo e sabe que não tem conhecimento para oferecer uma solução elegante ao cliente, você jamais poderia cobrar um valor que uma empresa especializada da concorrência está cobrando, por exemplo. É uma questão que somente você tem como saber.

4 - Independente do valor que você cobrar: Prazos são prazos e compromisso é compromisso. Se você cobrar 1000 reais, achando barato, não vá 'chorar' pro seu cliente ou chefe depois se acabar se enrolando por motivos adversos e pessoais seus. O cliente acordou um prazo, um descritivo e um valor. Se ele pagou, a parte dele foi feita, e o resto é com você.

5 - Você tem uma empresa de hospedagem? Não? Então pra que misturar esses valores e serviços terceirizados com o valor do teu desenvolvimento? Já a questão de cobrar por uma taxa de manutenção é bastante razoável, e geralmente baseia-se em um percentual do valor de desenvolvimento do site.

6 - Você é um programador que faz administração de empresas? Por que você não se foca em somente um campo profissional? Esse negócio de 'fazer site' sem sequer ter interesse de se especializar na área só pra 'tirar uns trocos' é coisa de sobrinho. ( Jamais disse que seja seu caso. )

Odeio escrever esse tipo de comentário, e tenho certeza que muita gente vai discordar de muitos pontos, mas é basicamente essa a minha opinião, o que não quer dizer que seja a mais certa, mas é a que mais funciona pra mim. :thumbsup:

EDIT: Tenho que parabenizar o William Bruno. Em poucas palavras disse tudo que eu demorei quase 1 hora pra escrever, hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tipo de assunto é administrativo e não técnico.

Tudo tem custo, até mesmo postar anonimamente e voluntariamente num forum aberto

Vi o tópico 5 minutos depois de postado, mas preferi não opinar.

No fórum de Consultoria tem os tóoicos relacionados, conforme comentado acima.

Para aqueles que querem suporte imediato, contrate profissionais de consultoria e assessoria, senão, paciência em esperar alguém para compartilhar ou correr atrás e estudar e buscar por conta própria.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tipo de assunto é administrativo e não técnico.

Tudo tem custo, até mesmo postar anonimamente e voluntariamente num forum aberto

Vi o tópico 5 minutos depois de postado, mas preferi não opinar.

No fórum de Consultoria tem os tóoicos relacionados, conforme comentado acima.

Para aqueles que querem suporte imediato, contrate profissionais de consultoria e assessoria, senão, paciência em esperar alguém para compartilhar ou correr atrás e estudar e buscar por conta própria.

Amigão, não me importaria de PAGAR por uma consultoria. Não mesmo. Mas se tu reparar nos comentários postados, TODOS QUE LERAM "preferiram" não opinar... Pq? E minha reclamação procedeu, sim. No dia seguinte ao Post já tinha mais de 70 visualizações, e NENHUMA RESPOSTA! Não pedi imediatismo, só COLABORAÇÃO...

Achei que fossem profissionais de várias atividades e que alguns soubessem alguma coisa sobre valores.

até 'somos', porém, nada é tão instantâneo assim.

Imagine uma comunidade, onde várias pessoas circulam, e nem sempre todo mundo abre todos os tópicos.

Agora por exemplo e você ? respondeu alguém ?

você está esperando uma resposta ao teu tópico, mas você ajudou alguém ?

pois é amigo...

uns querem cobrar o que NINGUÉM paga, até parece que é mentira, sabe?
existe gente de todo o tipo. Gente que cobra caro, que cobra valores ridiculos. Clientes que paga absurdos, e clientes dispostos a te dar um sanduiche como pagamento.

Só pra "espantar" a galera da atividade, então, não vai servir muito.

tire essa imagem da tua cabeça.

Cheguei a conclusão de que tenho que cobrar um valor que me der lucro.

exato. Tão simples qnto isso.

Eu posso te falar o qnto eu cobraria, se você me disser exatamente do que se trata.

E posso te afirmar, que não tenho um valor fechado para tudo. Cada projeto é um projeto.

Requisitos mudam, cliente muda, implementação muda. A minha experiência, e o nível de excelência da solução que vou entregar muda.

Tudo isso são variáveis que entram na conta do 'qnto cobrar'.

Algumas coisas levo poucas horas para desenvolver. Outras já tenho prontas. Outras preciso fazer do zero.

Nessa profissão, o mais simples, é fixar um 'valor por hora'. E em cima desse valor, estimar quanto tempo você leva para desenvolver a solução do cliente.

Se vai estar abaixo ou acima do mercado é outra história.

E quem é o mercado? quem faz o mercado? nós mesmos, os desenvolvedores.

Mas se tu quiser dar tua opinião antes do tópico ser fechado, fico contente! :)

Não existe essa de tópico fechado. Só será [Fechado] se desrespeitar alguma regra.

Olha só:

Eu ajudo quando SEI, e estou apenas começando em PHP. Se alguém postasse pedindo comentários sobre esse assunto que eu postei daria minha "opinião", com certeza. Já tirei alguns minutos de dias variados pra ver os tópicos que eu tivesse algum conhecimento e ajudar. Justamente pra "RETRIBUIR" o favor que já me fizeram...

Quanto ao tópico ser FECHADO, achei que quando o criador do tópico desse ele por resolvido logo ele fosse fechado. Desculpe, não sabia que o tópico ficava...

Agora, convenhamos que só houve respostas no tópico depois que eu reclamei... até ali, já havia mais de 70 visualizações e NENHUMA RESPOSTA.

De qualquer forma, obrigado!

6 - Você é um programador que faz administração de empresas? Por que você não se foca em somente um campo profissional? Esse negócio de 'fazer site' sem sequer ter interesse de se especializar na área só pra 'tirar uns trocos' é coisa de sobrinho. ( Jamais disse que seja seu caso. )

Daí Matheus!

Seguinte, sou administrador formado, mas sou ADMINISTRADOR e não ADMINISTRADOR DE EMPRESAS. Sei que tu "Jamais disse que é o meu caso". Mas estou trabalhando nessa área e acho até MUITO interessante ser administrador e trabalhar nessa área, afinal o que aprendi na faculdade posso utilizar em meus projetos, agregando ao trabalho oferecido. Tenho buscado especialização, com cursos, aulas particulares, matérias na Net, etc. E não estou nisso pra "tirar uns trocos", tenho uma empresa, registrada, com CNPJ, vendedor, e EU trabalho só com isso... Sou administrador da minha empresa. Entende? Sei que não foi pra mim, mas respondo de maneira geral.

Obrigado.

E mais uma coisa interessante, alguns escreveram que eu quis uma resposta imediata, mas já postei dúvidas aqui, com a solução chegando em menos de duas horas...

Falou...

Compartilhar este post

Link para o post
Para aqueles que querem suporte imediato, contrate profissionais de consultoria e assessoria, senão, paciência em esperar alguém para compartilhar ou correr atrás e estudar e buscar por conta própria.[2]

Eu também não ia opniar, mas como Matheus inseriu essa frase aqui:

Eu estava evitando responder à este tópico, pq geralmente aparece umas figuras que nunca fizeram um projeto na vida e querem dar palpite furado.

E eu fui a unica pessoa a opniar(sem ser o William), acho que ele redirecionou a mim, se a resposta é Sim ou Não tranquilo, vou deixar minha visão com relaçao a isso:

Para começar preste bastante atenção nisso:

O que você vende não é site/sistema/programa e coisa do genero, coloque na sua cabeça que o cliente está pouco se lixando se você vai vender um site ou um sistema ou até mesmo um super sistema avançado para ele. Porque o que ele quer é UMA SOLUÇÃO PARA SEU PROBLEMA e não um site/programa/afins... Ok ?

Por exemplo, com relação ao relógio que custa 50 reais ou 500mil reais eu não posso opniar porque particularmente não gosto e não uso, mas vou dar um exemplo meu de como e porque comprar um produto/serviço de 50 ou 500mil reais.

Há uns 4 meses atrás começei a fazer caminhada para ir até a empresa onde trabalho, eu andava praticamente 30 minutos para ir e 30 p/ vir o que resultava em 1hr diária de caminhada. Então meus pés começaram a doer por causa do meu tênis que no caso eu tinha pagado 80 reais(tenis simples) pois quase nao andava com ele e praticamente ia de carro de casa até a porta da empresa, então nunca senti a diferença entre um tenis de 80 ou 800 reais.

Nesse ponto da história começou um PROBLEMA em minha vida e tentei buscar uma SOLUÇÃO para esse problema e não um tenis, afinal eu poderia voltar a ir de carro/onibus/moto para a empresa e assim meus pes ia se estabilizar novamente e o tenis poderia continuar o mesmo, a outra solução era adequar um tenis de mais qualidade para usar no dia-a-dia(a qual optei), então:

A primeira coisa que fiz foi ir até uma loja de calçados e ver o que a VENDEDORA poderia me oferecer, eu estava pouco me lixando se ia usar um tenis falsificado ou importado, o que eu queria era ver as soluções que ela iria me mostrar.

Ok ?

Cheguei la e ela me mostrou um tenis de 500 reais(bonito pra caramba), só que ela me disse o seguinte:

- Esse tenis custa esse preço porque tem mais tecnologia que esse outro de 300 reais, esse de 500 eu sempre recomendo para pessoas que gostam de correr, caminhar por mais que 2/3 horas.

Então optei pelo de 300, mas me diz, o que eu queria era uma solução para meu problema e independentemente da situação financeira do cliente ele sempre vai escolher a melhor solução para seu negocio/problema.

É por isso que pessoas usam uma bicicleta de 3000 reais ao invés de uma de 200 reais, porque a de 200 reais é dura, começa a doer as costa após uma hora de pedalada e etc...

Você sempre avalia a situação do problema do cliente e tente elaborar a melhor solução possível para ele e com base nisso estima-se as horas de desenvolvimento e você faz seu calculo/orçamento.

Na maioria das vezes eu sempre faço isso

Abraços e até mais

Compartilhar este post

Link para o post
E eu fui a unica pessoa a opniar(sem ser o William), acho que ele redirecionou a mim

Você só escreveu uma frase que não caracterizou nem de longe aquilo que eu disse. ¬¬

De jeito nenhum me referi à você. Dá uma pesquisada nos outros tópicos sobre esse assunto e você vai entender o que eu quis dizer.

A propósito.. interessante seu post.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

acredito que esse assunto é de interesse de muitos. Eu muitas vezes tenho dificuldado de precificar um sistema justamente devido a grande quantidade de variáveis que existem. Entendo que é muito pertinente a dúvida do Vítor André e mostra também sua preocupação em não prostituir o mercado.

Como foi dito "o mercado somos nós", devemos ter a consciência que se um de nós começar a cobrar um valor muito abaixo do que a maioria pratica, todos os profissionais mais experientes naturalmente serão prejudicados.

A grande maioria das vezes os valores cobrados são sub-dimensionados por falta de informação.

Quem não gostaria de ganhar R$1.000,00 por alguma atividade que por desconhecimento cobra somente R$500,00?!

Houve bastante troca de experiência nas respostas, mas gostaria de saber se existe alguma média de valor/hora a ser cobrado?

Por exemplo:

- no mínimo R$50,00/hora senão é prejuízo!

- no máximo R$200,00/hora senão você vai só fazer orçamento e não vai fechar nada!

Existe alguma tabela, ou prática do mercado por região, com valores reais que podem ser usados como referência?

Obrigado e abraços!

Luciano

Compartilhar este post

Link para o post

post #13,

Utilize a fórmula

entrada - saída = lucro líquido

O certo (mais seguro) é começar as contas pela "saída", ou seja, o quanto vai ser gasto para executar o projeto.

Para saber isso é preciso planejamento.

Para ter um planejamento, precisa ter objetivos.

Sem objetivos, a execução do planejamento toma rumos diversos.

Siga os passos

- Mentalize um objetivo e planos B, C, D, para o caso do objetivo "falhar".

- Faça o planejamento, traçando metas para alcançar o objetivo, mas sempre preparado para as adversidades (fuga para planos B, C, D, etc).

- Some o quanto será gasto, baseado no planejamento, que por sua vez, é focado no objetivo. Com isso terá o valor da "saída".

tá boiando?

Some todos os gastos

- água

- luz

- telefone

- transporte

- funcionários (horas trabalhadas no projeto e/ou valor fixo)

- terceirização

- imposto de renda

- aluguel do escritório

- gastos com licenciamentos (patentes, etc..)

- etc..

Enfim, uma lista de tudo que será usado para executar o projeto.

Supondo que o total dos gastos seja 50 mil reais, você já tem o valor bruto do serviço. Agora adicione o seu lucro, o quanto quer ganhar sobre o serviço.

500 ?

10 mil ?

50 mil ?

100 mil ?

Como chegar num valor ideal, certificar-se de que o preço final é competitivo ?

Faca pesquisa de mercado para saber quanto estão cobrando na sua região. Não esqueça também que a internet não tem fronteiras. Um serviço de 50 mil reais no Brasil pode custar o equivalente a 15 mil reais na Índia, por profissionais de alto nível.

Faça orçamentos sem compromisso com concorrentes e veja o que eles oferecem e o quanto cobram.

Se o seu preço for incompatível ou não der um lucro razoável, reveja onde pode reduzir custos ou adicionar vantagens que outros não tenham, o seu diferencial.

obs: no post #2, tem as mesmas respostas, basta consultar o tópico

http://forum.imasters.com.br/topic/31014-como-cobrar-como-fazer-oramento-quanto-custa/

Compartilhar este post

Link para o post

Em primeiro lugar, quero agradecer aos que postaram... é isso aí! O negócio é trocar informações, não é mesmo? :joia:

Em segundo lugar, estive pesquisando um material em alguns links postados por aí e me deparei com uma tabela que eu considero absurda, onde diz que um site com algo entre 5 e 10 páginas, sem atualização, sem área administrativa, com 20 fotos aproximadamente deve ser cobrado em torno de R$1.800,00. Meu DEUS! Um site desse não precisa muita coisa pra ser feito! No máximo uns 6 dias, e olhe lá! Queria saber se alguém "consegue" cobrar mesmo esse valor por um site com 5 páginas... E quem consegue, por favor informe a região do Brasil. Eu moro no litoral norte do Rio Grande do Sul, e por aqui um site assim é cobrado no máximo R$1.000,00... E tem muita gente que faz por menos (bem menos) do que isso.

Falou pessoal :D !

Compartilhar este post

Link para o post

cada um faz o preço que achar mais conveniente e da forma que quiser.

imagine por exemplo, você fecha 5 páginas por 400 reais.

ok. você pensa "ah.. termino isso em 3 horinhas"

aí o cliente pede que nas 5 páginas tenham formulários cabulosos..

tá lascado.. prejuízo na certa. Afinal, não especificou o que é 1 página. E aí? vai discutir com o cliente e querer mudar o que não foi combinado?

você pode fazer uma página em 1 minuto ou levar até 5 dias!

se demorar 1 dia pra fazer 1 página já matou o orçamento.

Mas também, alguns usam como estratégia de marketing (armadilha), para atrair clientes, aí mostram os detalhes do serviço em termos contratuais, onde especifica os limites do que pode ter "1 página" por aquele valor X.

quanto ao preço que outros cobram,

frizo novamente o que acabei de postar acima..

não começe as contas olhando o quanto os outros cobram

comece as contas olhando o quanto você vai gastar para excutar a tarefa..

você só olha para o quanto os outros cobram somente no final depois que você fez a sua contabilidade.

por exemplo, se o seu preço final estiver acima da média e o seu produto ou serviço não tem vantagens que justifique o valor acima, então é você que tem que reaver as suas contas.

veja onde pode reduzir custos, otimizar processos, oferecer vantagens, condições estratégicas de pagamentos, etc..

portanto, se pensa em manter uma empresa, ou mesmo que queira ser um freelancer, tem que estudar administração, contabilidade, marketing, vendas, legislações, etc..

mas se for do tipo que só quer fazer um bico qualquer sem compromisso, apenas chute uma valor que você achar legal e boa! rss

Compartilhar este post

Link para o post

Daí pessoal, estou escrevendo pra trazer um retorno a essa discussão...

Aqui na minha região, os valores trabalhados em produção de sites são baixos (mercado desvalorizado), mas dá pra ganhar um bom dinheiro trabalhando sério em com BONS ÍNDICES de PRODUTIVIDADE.

Antes eu levava quase uma semana (ás vezes mais) para fazer um site simples, sem área administrativa e sem muitas imagens para tratar. Hoje em dia, um site simples, com formulario de contato e envio em php, widgets, em torno de 10 páginas, eu levo dois dias pra fazer (a experiência e a prática ajudam muito!).

Mas sobre valores, estou cobrando R$800,00 + R$ 25,00 por atualização solictada + R$ 80,00 por ano para hospedagem e domínio no site simples e R$ 1.500,00 pelo mesmo site porém com Área Administrativa, mas nesse caso tem mensalidade de R$20,00 para Hospedagem, Domínio e Suporte Técnico.

Deixo essas informações para que outras pessoas, que como eu, buscam ao menos uma ideia de preço...

Falou! Abraço pra todos aí!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.