Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

douglash

[Resolvido] Semântica aplicada no html

Recommended Posts

Olá pessoal,

Eu como programador de interfaces sempre desenvolvo o html primeiro sem pensar em nada de estilo e sempre pensando na informação que aquela tag terá. Bom vou dar um exemplo:

Para uma página digamos de login feita em html5(Ignorando o head).

<header>
<h1></a href="#" title="Empresa">Empresa</a></h1>
</header>
<div id="main-content">
<section id="join">

<header>
   <h2>Join</h2>
  </header>

<section id="directed">
    <form method="post" action="">
     <fieldset>
      <label>
       <input type="text" name="email" />
      </label>
      <label>
       <input type="text" name="email" />
      </label>
     </fieldset>
    </form>
  </section>

<section id="other">
    <a href="#" title="Login with facebook..">facebook</a>
  </section>

<section id="register">
   <a href="#" title="register">Register</a>
  </section>

</section>
</div>
<footer>
<p>Footer</p>
</footer>

É mais ou menos isso, eu sempre desenvolvo pensando no que terá de informação, e em html5 com a section para mim faz muito sentido ter um id referenciando uma sessão específica e é isto que eu estou sendo muito questionado..

O uso de id e class e a relevância de ambos.. na minha visão tem mais sentido ter uma section com a identificação join mesmo que não seja utilizado pelo css ou por js do que ter uma classe ali, porque na minha visão foje um pouco da semântica pois classe é para um grupo, a não ser que o login se repita mais de uma vez na mesma página, assim posso concordar que aquilo se trata de um grupo do contrário não.

Mas a questão é essa, é correto desenvolver pensando apenas no html utilizando os atributos mesmo que eles não sejam utilizados? E a informação contida neles deve ter uma semântica?

Concordo que não deve ser referenciada a estilo, isso é correto, pois se colocar digamos "red-button" como classe ficará engessado para cor vermelha sempre, mas não isso que discuto, é sobre algo mais aprofundado, sobre a visão do código de uma forma realmente semântica.

Pesquisei muito na web mas não achei nenhum artigo que me esclareça isso, que me dê uma opinião clara.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
um id referenciando uma sessão específica
okay

O uso de id e class e a relevância de ambos..

leia ID como objetos únicos.

Se você tiver um login no topo, e o mesmo no rodape. Ou então, um menu no topo, e o mesmo menu no rodape, esse objeto já não é mais único. Portanto, já não faz mais sentido ter um #menu, e #menu2

Muito mais semântico, ter uma class .menu, para ambos, e aproveitar da cascata de forma especifica, para estilizar as diferenças.

tem mais sentido ter uma section com a identificação join mesmo que não seja utilizado pelo css ou por js do que ter uma classe ali
Okay, mas ai caimos numa questão de "como" você enchergas as coisas.

na minha visão foje um pouco da semântica pois classe é para um grupo

hum.. vamos extender esse grupo, e dizer que classes podem ser usadas combinadas:

class="button red", class="button green"

Então, temos classes para coisas genéricas. O genérico ali, é o button. Não importa a cor, uso a class button. Para alterar a cor, apenas mudo a class seguinte.

, a não ser que o login se repita mais de uma vez na mesma página, assim posso concordar que aquilo se trata de um grupo do contrário não.

e se por exemplo, você tratar esse login como uma 'caixa' ?

sei lá, uma 'caixa de informação'. Eu posso ter outras 'caixas de informação'(super parecidas), como uma caixa de ultimos posts.

Não faz sentido eu gastar mais e mais IDs, sendo que uma class 'caixa' genérica, agruparia o meu "ultimos posts" e o "login" como objetos semelhantes

é correto desenvolver pensando apenas no html utilizando os atributos mesmo que eles não sejam utilizados?

Odeio gastar marcação. Ainda mais atributos.

Tecnicamente, não existe semântica para atributos(pelo menos nunca li nenhuma regulamentação). Nós que fazemos assim. Gastar atributos desnecessários, é inchar o teu documento de código que não será usado.

Irá diminuir a proporção de texto/tag, tornando as tuas informações (texto), menos relevantes. Por isso usamos Tableless. Para economizar html.

E a informação contida neles deve ter uma semântica?

esse é o ideal.

sobre a visão do código de uma forma realmente semântica.
tags possuem semântica definida. Atributos não.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá William Bruno,

Eu conversei com alguns colegas de interface e realmente, não existe o porque dar relevância para atributos como class e id referênciados ao documento, o ideal é utiliza-los quando necessário e de forma correta, ou seja, caso precise tratar via js e for unico, utilizar id, caso contrário utilizar classe, e ambos se preciso.

E o que eu disse que foge um pouco da semântica é que classe é uma "categoria", "conjunto", logo não teria sentido ter uma classe de login em uma página onde só terá um login. Mas isso é muito relativo.

Mas eu compreendi, vou mudar um pouco a minha visão sobre isso.

Obrigado.

Um Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.