ByCaesar 0 Denunciar post Postado Outubro 10, 2011 Boa tarde pessoas :) Eu sou iniciante em lógica de programação e recorri a este fórum pelos elogios que ouvi e também porque estudo autonomamente (logo, ninguém para me ajudar). Eu estou lendo um livro em Portugol estruturado que tem uns exercícios bem difíceis, mas a minha dúvida é bem "noob" rs. Eu queria saber se a função se...entao (if...then) pode em sua parte final (senão ou else) não ter nenhum comando a ser indicado. Como no exemplo a seguir: se (alt > maior) entao maior <- alt; senao se (alt < menor); menor <- alt; senao fim se; É um exemplo bem mesquinho mas queria saber se é possível deixar o conectivo "senao" desta forma, sem realizar comandos. É bem iniciante, mas é algo que está me incomodando rs. Agradeço a atenção desde já ^_^. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Outubro 10, 2011 não faz sentido se não terá comandos no senão não o coloque Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ByCaesar 0 Denunciar post Postado Outubro 10, 2011 não faz sentido se não terá comandos no senão não o coloque Opa, mas então eu posso impor uma condição para o "senao" simples? Por exemplo: se (alt > maior) entao maior <- alt; senao (alt < menor); menor <- alt; fim se; Porque se for possível colocar, aí facilita tudo. Obrigado pela resposta :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Outubro 10, 2011 Claro que pode O SENÃO é exatamente para isso SE nasceu homen ENTÃO roupa azul SENÃO roupa rosa FIM SE O SENÃO no caso ali engloba quem nasceu mulher apesar de não ter feito um SE para isso Foi apenas uma condição excluindo a anterior ou anteriores se tivesse mais de uma ---------------- Editado: A sua condição anterior está errada pois no seu SENÃO colocou outra condição mas sem um SE se (alt > maior) entaomaior <- alt; senao (alt < menor); menor <- alt; fim se; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ByCaesar 0 Denunciar post Postado Outubro 10, 2011 Aaah sim, eu entendi... Mas, digamos no meu problema eu tenho um meio termo rs. Utilizando do seu exemplo, digamos que as pessoas pudessem nascer homem, mulher e hermafrodita. Eu tenho uma ação para o homem, outra para a mulher, mas não tenho uma ação para o hermafrodita. É esse o meu problema, caso nasça um hermafrodita eu não preciso explicar o que deve se proceder? Por exemplo: SE (HOMEM) ENTAO faça isso; SENAO SE (MULHER faça aquilo; SENAO {aqui entraria o hermafrodita) FIM SE; Caso venha o terceiro termo, o programa da algum erro ou fecha o a condição normalmente? Obrigado pela atenção :) _______________________________________________________________________ EDIT: É verdade, não havia notado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Outubro 10, 2011 Então seria um tercerira condição a ultima é apenas SENÃO sem condição pois é a excessão das condições anteriores Usando seu exemplo seria algo como SE nasceu homem ENTÃO roupa azul SENÃO SE nasceu mulher ENTÃO roupa rosa SENÃO roupa amarela FIM SE Veja que na ultima condição entra quem não nasceu nem homem nem mulher Entretanto não é obrigado ter este senão final poderia ter em todos os casos condições porem pode ficar descessario Seria algo como SE nasceu homem ENTÃO roupa azul SENÃO SE nasceu mulher ENTÃO roupa rosa SENÃO SE nasceu hermafrodita ENTÃO roupa amarela FIM SE Isso seria correto também mas um SENÃO sem ação é errado Não faz sentido algo assim como abaixo sem nada no SENÃO SE nasceu homem ENTÃO roupa azul SENÃO SE nasceu mulher ENTÃO roupa rosa SENÃO SE nasceu hermafrodita ENTÃO roupa amarela SENÃO FIM SE Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ByCaesar 0 Denunciar post Postado Outubro 10, 2011 Aaaaah sim. Então eu posso realizar o comando "SENAO SE" sem precisar "completar"? Desculpe estar pertubando tanto rs. ________________________________________________________________________ É já está dito, obrigado mesmo pela atenção. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Outubro 10, 2011 Seria sem o SE se não for por condição, em vez de SENÃO SE apenas SENÃO Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ByCaesar 0 Denunciar post Postado Outubro 10, 2011 Seria sem o SE se não for por condição, em vez de SENÃO SE apenas SENÃO Desculpa, eu não saquei bem essa frase. Mas, é aquilo mesmo? Eu não preciso colocar um SENAO depois de um SENAO SE? Ex: SE (x) ENTAO ação1; SENAO SE (y) ENTAO ação2; FIMSE; Eu ainda fico pensando, se vier o terceiro termo e eu não tiver uma ação pra ele escrita no programa, o que ele faz? Executa normal ou dá bug? É que não tenho nenhum compilador e nada, o livro só me dá um Portugol genérico e até um pouco errado rs. ___________________________________________________________________________________ Bem, acho que respondi minha própria dúvida. Se é linearmente que o programa executa as funções, então ele vai verificar ação nos dois "SEs" e vai fechar normalmente não é? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Outubro 10, 2011 Sim vai seguir normal as condições até encontrar uma verdadeira Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ByCaesar 0 Denunciar post Postado Outubro 10, 2011 Aaah Sim... Agradeço a sua ajuda! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Outubro 10, 2011 Que bom que ficou esclarecido Abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites