Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Computador mais rápido do mundo vai pesquisar energias do fu

Recommended Posts

Computador mais rápido do mundo vai pesquisar energias do futuro

 

SAN FRANCISCO, 12 Out 2011 (AFP) -O governo americano pediu à empresa Cray Inc. que crie o computador mais rápido do mundo, batizado de Titan, que será usado nas pesquisas sobre as energias do futuro, informou a empresa.

 

Em um comunicado divulgado nesta terça-feira, a Cray Inc. anunciou ter assinado um acordo com o governo para melhorar a performance do atual supercomputador do Departamento de Energia (DOE), o Jaguar, que passará a se chamar Titan.

 

O supercomputador, que fica localizado no Laboratório Nacional de Oak Ridge, Tennessee, do DOE, será equipado com os chips mais recentes das fabricantes californianas Advanced Micro Devices (AMD) e NVIDIA.

 

Velozes e furiosos: Conheça os 'supercomputadores'

TOP10_computadores_mais_rapidos_2011_f_001.jpg

Foto 1 de 26 - Rapidez é apelido: pela primeira vez na história, todos os dez computadores mais velozes do mundo atingiram a casa do petaflop (flop é a unidade que expressa o número de operações feitas por eles) ou 1 flop seguido de 15 zeros. Uma calculadora comum não passa dos 10 flops. Conheça a seguir essas ''supermáquinas'' do TOP500, ranking elaborado por universidades alemãs e americanas Mais Arte UOL

 

A performance do Titan será de 2,3 quatrilhões de cálculos matemáticos por segundo, ou 2,3 petaflops. O petaflop é uma medida da velocidade de processamento de um computador que equivale a um quatrilhão de operações por segundo.

 

A capacidade máxima do supercomputador será de 10 a 20 petaflops, e ele deve começar a funcionar em 2013. Com essa velocidade, será "mais de duas vezes mais rápido e três vezes mais eficiente em termos de energia do que o computador mais rápido atualmente, localizado no Japão", afirmou a NVIDIA.

 

"Todas as disciplinas científicas poderão se beneficiar desse aumento significativo da potência de cálculo, abrindo caminho para novas descobertas", assinalou o diretor de informática do laboratório, Jeff Nichols, citado no comunicado.

 

"O Titan será usado em uma variedade de importantes projetos de pesquisa, incluindo o desenvolvimento de biocombustíveis comercialmente viáveis, motores mais limpos, energia nuclear mais segura e energia solar mais eficiente", acrescentou o funcionário.

 

Segundo o laboratório, a potente máquina será destinada aos biocombustíveis, à biomassa, à forma de consumir mais combustíveis poluindo menos, ao desenvolvimento de novos materiais para células fotovoltaicas, e a prolongar a vida útil das centrais nucleares.

 

Fonte: UOL Tecnologia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.