vinicvo 4 Denunciar post Postado Outubro 31, 2011 Olá Pessoal... Já faz algum tempo que eu trabalho com programação. Mais especificamente PHP e agora eu estou iniciando no Java (Java, não JavaScript, que é uma obrigação para o desenvolvimento na WEB). Eu tenho um novo projeto que se parece muito com uma rede social no que diz respeito às relações entre usuários, sistema de comentários, etc. E o número de usuários também é bem grande. Contudo, eu trabalho apenas com modelo de banco de dados Relacional, e conheço suas limitações ao ponto de saber que esse modelo não é adequado ao meu projeto. Na verdade ele é um pouco "estático" para uma rede social. Dessa forma, gostaria que vocês me dessem sugestões de quais bancos de dados NoSql são mais adequados para o que eu quero fazer e os respectivos motivos. OBS.: há muita interação entre os usuários e relações de amizade entre eles. (se isso vier ao caso) Desde já, agradeço a todos! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
JCMais 75 Denunciar post Postado Outubro 31, 2011 Você já tem idéia de quantos acessos tem? A questão não é milhares por segundo, mas milhões, você tem esta quantidade de acessos? Você tem experiência com NoSQL? Ao meu ver, você deve criar o sistema com as ferramentas que você conhece e já tem experiência, e depois de acordo com as necessidades da aplicação vá implementando o que for necessário. Sistema relacional ainda é um dos mais recomendado para redes sociais, devido, como você mesmo falou, às relações entre usuários. Facebook por exemplo, usa em sua maior parte MySQL, NoSQL é usado apenas para as mensagens do chat e para o stream. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
vinicvo 4 Denunciar post Postado Novembro 1, 2011 Ótimo. Gostei da sua resposta. Eu estudei aqui e decidi fazer o mais pesado usando o Neo4J que é uma ótima solução. No mais, posso utilizar os bancos relacionais para muitas outras coisas. Obrigado pela atenção! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
JCMais 75 Denunciar post Postado Novembro 2, 2011 Hum, lembre-se que o Neo4J é um bd para gráficos, deve-se ser usado apenas para relações. E sucesso nessa sua rede social, concorrente tem vários. :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Suissa 1 Denunciar post Postado Novembro 23, 2011 Opa calma ae ele usa MySQL mas não é na maior parte não ele salva a maioria dos dados para replicação no Cassandra que é um nosql criado por eles orientado a coluna perfeito para guardar inúmeros dados de um registro(pessoa). Os melhores bancos para redes sociais para mim são cassandra, hadoop ou Neo4J que é um banco de grafos. Você já tem idéia de quantos acessos tem? A questão não é milhares por segundo, mas milhões, você tem esta quantidade de acessos? Você tem experiência com NoSQL? Ao meu ver, você deve criar o sistema com as ferramentas que você conhece e já tem experiência, e depois de acordo com as necessidades da aplicação vá implementando o que for necessário. Sistema relacional ainda é um dos mais recomendado para redes sociais, devido, como você mesmo falou, às relações entre usuários. Facebook por exemplo, usa em sua maior parte MySQL, NoSQL é usado apenas para as mensagens do chat e para o stream. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
JCMais 75 Denunciar post Postado Novembro 30, 2011 Opa calma ae ele usa MySQL mas não é na maior parte não ele salva a maioria dos dados para replicação no Cassandra Facebook abandonou o Cassandra em 2010. Ele usa agora HBase. O único local que o facebook usa NoSQL é no Stream e no sistema de mensagens. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Suissa 1 Denunciar post Postado Novembro 30, 2011 Opa estou desatualizado então, perdão =p Mas você poderia passar as fontes disso, gostaria de ler mais sobre. Facebook abandonou o Cassandra em 2010. Ele usa agora HBase. O único local que o facebook usa NoSQL é no Stream e no sistema de mensagens. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
JCMais 75 Denunciar post Postado Novembro 30, 2011 Ops, esqueci da fonte, afirmação sem fonte não tem valor algum. :lol: Fonte :seta: http://www.facebook.com/notes/facebook-engineering/the-underlying-technology-of-messages/454991608919 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Suissa 1 Denunciar post Postado Novembro 30, 2011 Então o que eu li é que eles mudaram a parte das mensagens para o HBase, mas não diz se abandonaram para todos os outros tipos de comunicação. Ops, esqueci da fonte, afirmação sem fonte não tem valor algum. :lol: Fonte :seta: http://www.facebook.com/notes/facebook-engineering/the-underlying-technology-of-messages/454991608919 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Andrey Knupp Vital 136 Denunciar post Postado Dezembro 2, 2011 Eu trabalho apenas com modelo de banco de dados Relacional, e conheço suas limitações ao ponto de saber que esse modelo não é adequado Sinceramente, gostaria de saber o motivo, alias, gostaria de te fazer uma pergunta, o MySQL ( Por Exemplo ) 1 milhão de registros "1.000.000" não é nada, agora, me responda, seu projeto virá a crescer tanto a ponto de não poder usar o MySQL ou PostGres .. ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Dezembro 2, 2011 O HBase não é um NoSQL também? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Suissa 1 Denunciar post Postado Dezembro 8, 2011 Sim é Nosql também no qual o Hadoop o usa. O HBase não é um NoSQL também? A diferença desse 1 milhão de registros é se eles são inseridos no mesmo momento, o bom do nosql é que ele trabalha muito bem e muito veloz nesse quesito de inserção concorrente, fora replica e sharding. Sinceramente, gostaria de saber o motivo, alias, gostaria de te fazer uma pergunta, o MySQL ( Por Exemplo ) 1 milhão de registros "1.000.000" não é nada, agora, me responda, seu projeto virá a crescer tanto a ponto de não poder usar o MySQL ou PostGres .. ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Andrey Knupp Vital 136 Denunciar post Postado Dezembro 8, 2011 Pois é Jean, o problema é que as vezes ele vai utilizar um recurso que não seja necessário pro momento, entendeu ? algo que o MySQL aguentaria a demanda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Janeiro 12, 2012 para iniciar não precisa de uma estrutura enorme, a não ser que tenha planos e poder financeiro para tal e querer entrar no mercado para competir com os grandes. Cada um escolhe o que for conveniente, mas minha opinião pessoal é que comece pequeno, devagar para e vai expandindo conforme a demanda. Se for empregar muita coisa agora, pode ser até que nem utilize. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Andrey Knupp Vital 136 Denunciar post Postado Janeiro 13, 2012 Pois é hinom, é o que eu venho tentando dizer, ele pode começar com o banco NoSQL ou até já deixar uma estrutura armada e uma estratégia para mudar a fonte de dados quando necessário, a unica coisa que eu acho é que seria um uso de recurso desnecessário no momento :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites