Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gRoOvE

Diagrama de Classe por Caso de Uso

Recommended Posts

Boa noite pessoal, estou trabalhando em cima do meu TCC e eu gostaria que a galera mais experiente desse uma opinião se o que estamos fazendo está correto, se estamos no caminho certo. Vou postar o diagrama de classes por caso de uso.

Uma dúvida: No meu projeto tenho dois artefatos envolvendo classes: Diagrama de Classes por Dominio e Diagrama de Classes por Use Case, este último seria o mesmo que Diagrama de Classes de Análise?

DiagramaClasseCasoDeUso.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabo de descobrir que isso se chama: Diagrama de Robustez e nem faz parte da UML. Fonte

Se alguém souber como funciona este diagrama ou mais informações sobre ele, agradeço :)

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, pelo nome do tópico pensei que fosse UML e nao reconheci o diagrama, até porque nunca vi esse diagrama do qual voce esta se referindo. Voce faz um TCC e nao sabe o tipo de diagrama que esta fazendo? Bom, eu, particularmente na minha opiniao, nao vejo vantagem nesse diagrama em cima dos da UML.

Suas propriedades das suas entidades sao todas privadas?

Isso me parecendo um diagrama para reprenstacao de MVC onde boundary seria sua view, dai os controladores e os modelos

O que difere uma entidade, de uma classe pra voce no seu diagrama?

Ta faltando tb a associacao de comentario em oferta!

Bom, acho que por enquanto eh isso...qualuqer coisa poste mais!

Saludos

tony

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, pelo nome do tópico pensei que fosse UML e nao reconheci o diagrama, até porque nunca vi esse diagrama do qual voce esta se referindo.

Na verdade o diagrama faz parte da UML, mas é uma extensão.

Voce faz um TCC e nao sabe o tipo de diagrama que esta fazendo? Bom, eu, particularmente na minha opiniao, nao vejo vantagem nesse diagrama em cima dos da UML.

Como assim não sei que diagrama estou fazendo? Apenas fiquei com dúvida na nomenclatura.

Este diagrama tem por objetivo obter um visão da arquitetura do sistema, onde será descrito como as classes serão organizadas e distribuídas de acordo com o Desing Pattern utilizado.

Suas propriedades das suas entidades sao todas privadas?

Sim. Não deveriam ser? pq?

O que difere uma entidade, de uma classe pra voce no seu diagrama?

Ta faltando tb a associacao de comentario em oferta!

Não são a mesma coisa? Acho que isto que você está falando eu fiz no Diagrama de Classes por Domínio, onde são apresentadas as classes com uma perspectiva no Negócio.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi meu camarada, vi sua resposta tambem somente agora! Amanha venho aqui e respondo este e o outro que voce postou! Abracossss

Na verdade o diagrama faz parte da UML, mas é uma extensão.

Obrigado pela informacao. Li melhor sobre esse diagrama, seu TCC é sobre o que? Voce vai usar MVC? É pra isso que vejo este diagrama, no meu ponto de vista como analista e desenvolvedor, porém creio que possa ser aplicado em outros tipos de projetos.

Como assim não sei que diagrama estou fazendo? Apenas fiquei com dúvida na nomenclatura.

Este diagrama tem por objetivo obter um visão da arquitetura do sistema, onde será descrito como as classes serão organizadas e distribuídas de acordo com o Desing Pattern utilizado.

O Design Pattern é MVC? Caso nao, um simples diagrama de classes seria o suficiente e também um caso de uso se quiser. Mas ai fica com voce.

Sim. Não deveriam ser? pq?

Como voce vai acessar as propriedades das classes nos seus controladores se essas sao privadas?

Não são a mesma coisa? Acho que isto que você está falando eu fiz no Diagrama de Classes por Domínio, onde são apresentadas as classes com uma perspectiva no Negócio.

Nao, nao foi isso que quis dizer, mas, respondendo a pergunta, sim, sao a mesma coisa, mas a nomenclatura que voce utilizou nao deixa claro, pois voce usa <<class>> para PontoInteresse e pras demais voce usa <<entity>>

Outra dica seria ao invéz de usar métodos como Incluir e Atualizar, usar apenas um chamado Salvar. Sua camada de persistencia de dados vai se encarregar pela atualizacao ou inclusao dos dados.

Mas alguma coisa?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela informacao. Li melhor sobre esse diagrama, seu TCC é sobre o que? Voce vai usar MVC? É pra isso que vejo este diagrama, no meu ponto de vista como analista e desenvolvedor, porém creio que possa ser aplicado em outros tipos de projetos.

Meu TCC é sobre um sistema que irá divulgar Pontos Turisticos de uma Cidade, e empresas poderão divulgar seus serviços/produtos, os quais serão acessados via Google Maps.

Vou usar MVC.

Como voce vai acessar as propriedades das classes nos seus controladores se essas sao privadas?

Por meio dos métodos destas Classes. Não é uma boa prática restringir acesso a atributos de uma classe?

Nao, nao foi isso que quis dizer, mas, respondendo a pergunta, sim, sao a mesma coisa, mas a nomenclatura que voce utilizou nao deixa claro, pois voce usa <<class>> para PontoInteresse e pras demais voce usa <<entity>>

Foi um erro de digitação, o class seria entity.

Já que você levantou esta questão, qual seria a diferença do esteriótipo class e entity?

Outra dica seria ao invéz de usar métodos como Incluir e Atualizar, usar apenas um chamado Salvar. Sua camada de persistencia de dados vai se encarregar pela atualizacao ou inclusao dos dados.

Mas incluir e atualizar são métodos diferentes. Como iria fazer para que se comportassem como inclusão/atualização num mesmo método?

Compartilhar este post

Link para o post
Por meio dos métodos destas Classes. Não é uma boa prática restringir acesso a atributos de uma classe?

Nao. Imagina toda vez voce ter que chamar um método com diversos parametros. Nao, isso nao é uma boa pratica. Como voce vai atribuir, por exemplo, o componente txtNome a propriedade nome se essa é privada?

Exemplo (supondo que voce use C#) ?

Turista turista = Turista.pesquisarTurista(1024);
txtNome.Text = turista.Nome; //Se sua propriedade aqui for privada, voce nao consegue atribui-la ao txtNome

Já que você levantou esta questão, qual seria a diferença do esteriótipo class e entity?

Eu nao vejo diferenca nelas. Entidade é mais quando suas propriedades tem ligacao direta com seu banco de dados, pro exemplo quando voce usa NHibernate ou EntityFramework, na minha opiniao! Voce pode dar uma pesquisada.

Mas incluir e atualizar são métodos diferentes. Como iria fazer para que se comportassem como inclusão/atualização num mesmo método?

Na boa pratica de programacao, quem faz isso é sua camada de dados (DAL (Data Access Layer))

Na sua camada (BLL - Business Logic Layer) voce tera só um Save().

Ou seja, voce vai salvar um objeto, nao importa se esta criando ou inserindo, voce nao quer saber, voce só quer saber de digitar Objecto.Save() PONTO! Se v ai inserir ou atualizar, nao é seu problema e sim da DAL. La voce vai verificar se o ID ja existente, se for voce atualiza, se nao for voce insere. Claro, nao eh tao simples assim pra se abordar aqui neste tópico, o melhor a se fazer é tentar e de preferencia, pesquisar sobre! Nao é simples!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.