Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

[Resolvido] A conexão com o bd funciona deste jeito?

Recommended Posts

Então, eu criei uma classe de conexão com o bd.. e usei construct para iniciar conexão e destruct pra finalizar.. só que não sei se está finalizando a conexão com o bd..

Olhem:

<?php
class cone {

private $h	= "localhost";
               private $u	= "root";
               private $b	= "bd";
               private $p	= "senha";
               var $c;

public function __construct(){
                          $this->c = new mysqli($this->h, $this->u, $this->p, $this->B);
               }

public function query($sql){
                          return $this->c->query($sql);
               }

public function __destruct(){
                          return $this->c->close();
               }
}
?>

Eu chamo essa class aí, e uso de boa pra qualquer execução no bd.. Daí eu queria saber se tem algum jeito de eu saber que a conexão está sendo fchada, ou então me confirmarem que está msmo.

Eu já fiz testes, eu chamei a class de conexão, e depois de chamar eu logo finalizei.. e depois em baixo de finalizar eu coloquei alguma query pra ver se atualizava, mas deu erro. Então a conexão fechou... Mas com o destruct, eu não sei se está finalizando.. Vcs tem algo a me dizer?

obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voce abriu a conexao com o bd atraves desta variavel

$this->c

entao, pra destruir basta utilizar essa variavel

public function __destruct()
{
	return mysqli_close($this->c);
	$this->c = null;
}

Compartilhar este post

Link para o post

pq nao usar o mysqli? ja eh muito mais completa...e nunca deixe as variaveis onde tem os dados do banco de dados, como senha, privados, vai q um dia precise muda-los...eh mais facil mudar por fora, do q por dentro..<br>

Compartilhar este post

Link para o post

ahn? Eu ja uso mysqli.

Definir no php a variavel como private? Não vejo nada demais nisso, já q eu vou usar aquela variavel somente numa class..

É mais fácil mudar por fora, do q por dentro.. ahn? como assim?

Bom, tópico resolvido já..

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

nao, você nao usa mysqli, pq o mysqli eh proprio para o q você esta fazendo, e nao tem pq você criar outra classe q ja existe para o proposito q você esta fazendo, isto eh ilogico e nao segue nada da orientacao a objetos, quanto a propriedades privates, vamos supor que você precise modifica-las em tempo de execucao? como você vai fazer? usar um decorator? um dos principios a orientacao a objetos seria "encapsule o que varia", se seus dados forem sempre akeles, nao tempo pq colocar em variavel, e sim em constante, veja os nomes, constante e variavel...

analise com cuidado o que o pessoal responde, se responde eh pq passou pelo mesmo problema e, portanto, tem mais experiencia...

Compartilhar este post

Link para o post

nem sempre tem mais experiência. Mtos postam algo nada a ver, mas não vejo necessidade em mudar os dados que conecta ao BD..

beleza, acabou.. flw

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.