Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Wellington.a.gomes

Php + ...?

Recommended Posts

Então pessoal,

estou querendo aprender uma linguagem desktop que faça integração com aplicações web (PHP).

Então, qual a linguagem que mais se pareça com PHP e que eu consiga integrar as duas.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que não tem nenhuma linguagem parecida não, se bem que a logica é a mesma.

Existe o php-gtk que pelo que me parece é o php utilizando a biblioteca gtk para criar aplicaçoes desktop multiplataforma.

tambem da pra usar o WinBinder para aplicaçoes windows caso conheça um pouco da linguagem c.

são boas opçoes para criar aplicaçoes desktop utilizando o php. Agora se quiser aprender outra linguagem não sera necessario integrar com php, o java realmente é o mais indicado

O PHP-GTK^

O PHP-GTK é um wrapper para a API do GTK, que é um toolkit de controles GUI (botões, janelas, etc.) muito utilizado no mundo Linux. Existem várias aplicações importantes que utilizam o GTK como: GIMP, VMware Player, Inkscape, entre outros. O GTK é bastante utilizado no Gnome enquanto o QT é muito utilizado no KDE.

Para “desenhar” os controles nas janelas em PHP-GTK, é possível utilizar o Glade. É um software maduro e muito utilizado, que cobre uma gama enorme de opções GUI e possui uma comunidade de apoio muito grande.

fonte:phpjedi

Compartilhar este post

Link para o post

Java, é a melhor alternativa que está tendo no momento ! só que tem um problema, Java não tem muita coisa parecida com PHP não ..

Olha, acho que se puxar pro lado OOP até tem viu?

Java é uma linguagem escrita por ETs, está em tudo quanto é dispositivo. E se ainda não está, pode um dia estar.

MAs é bem difícil você sair do PHP pro Java. Normalmente faz-se ocontrário...

Compartilhar este post

Link para o post

MAs é bem difícil você sair do PHP pro Java. Normalmente faz-se ocontrário...

Eu já fiz isso tem quase 1 ano, na verdade, não estou estudando somente pra Java, mas sim pra Perl também, claro que não vou abandonar o PHP, mas em questão de $$ java está me garantindo mais, muito mais ..

Compartilhar este post

Link para o post

Pois eh, já estudei um pouco sobre java, e estaria na minha lista.

Estou em dúvida em Java, Delphi e C#.

Porque no caso seria mais ou menos o seguinte:

Eu iria criar programas para serem usados tanto na web quanto no desktop, o mesmo programa.

Tendo mais em comum entre elas o banco de dados.

Java é interessante pela acessibilidade, hoje qualquer computador, celular, tem java e é multiplataforma.

Delphi no entanto só windows e C# não sei muito a respeito mas acho que só windows também.

Uma pergunta, qnd estudei java(um pouco), usava o modo design, para quem programa em java, é errado aprender pela interface gráfica? ou é melhor estudar direto pelo codigo mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

dependendo do tipo de aplicação desktop, faça no php mesmo..

php não é uma linguagem para fazer websites somente...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta, qnd estudei java(um pouco), usava o modo design, para quem programa em java, é errado aprender pela interface gráfica? ou é melhor estudar direto pelo codigo mesmo?

Esse é o velho caso das IDE's, bem, não digo nada a respeito de fazer a interface grafica com o NetBeans, ou qualquer outro programa que faz o swing pra você, entretanto, é bom você saber codificar .. porque se não, vai cair naquela: e se um dia você não tiver acesso a essa IDE, e precisar fazer na mão ?

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente isso que penso.

Php só faço na mão mesmo, não gosto de fazer pelo modo design.

Só que java não estava entendendo nada pois pelo menos pra mim foi totalmente diferente do php.

PHP-GTK já tinha visto, mas vale a pena mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca consegui portar nada em PHP-GTK o.O

Eu acho que Java, Delphi, .NET e etc. vale mais a pena usar o Modo Designer para criar os elementos visuais.

Eu digo isso porque há alguns anos atrás, experimentei um pouquinho (tiquinho de nada) do Visual Studio 2008 (mas ainda não era 2008) que era mais "próximo" do VB6.

Tipo, uma janela simples, com alguns frames, botçoes e etc. tinha um código monstruoso. Imagina fazer tudo isso na unha e só depois criar o programa prpriamente dito?

Compartilhar este post

Link para o post

Existem muitas tecnologias de integração.

Dependendo de como fará a comercialização da ferramenta, você pode usar a interface gráfica apenas como uma casca (uma camada de view), que faz chamadas HTTP ao seu portal ou via webservice. Esta estratégia funciona bem caso a parte web fique hospedada num provedor externo (Locaweb, UOLHosts, etc), onde a sua aplicação, na maioria das vezes, não teria acesso direto a base de dados. Isto depende muito de uma conexão para o correto funcionamento do aplicativo, o que pode ser um ponto negativo (também há meios de resolver essa questão usando cache de dados local e fazer atualização assíncrona dos dados).

É um ideia.

Compartilhar este post

Link para o post
PHP-GTK já tinha visto, mas vale a pena mesmo?

Na minha opinião sim. Caso trabalhe com php orientado a objetos e tenha interesse em aplicações desktop. É claro que estou levando em consideração você gostar de php ou querer aproveitar um código, até porque existem varias outra linguagens para trabalhar com aplicações desktop

Hj baixei o clakete, um programa para controle de dvdtecas feito em php, com instalador e tudo mais, muito bem feito

PHP-GTK tem suas desvantagens, eu estudei, e precisei imprimir folhas direto dele, e nao consegui, entao eu optei por flex(air) bem simples...

O fato de você não conseguir não é uma desvantagem do PHP-GTK

Compartilhar este post

Link para o post

Tem também aqueles compiladores malucos que convertem uma aplicação PHP num executável, com interpretador, mini-browser e mini-servidor embutidos.

Mas é só pra Windows né...

Compartilhar este post

Link para o post
O fato de você não conseguir não é uma desvantagem do PHP-GTK

Célio, eu troquei emails com pablo dallolgio, "embaixador do php-gtk no brasil", e ele mesmo me recomendou a criar um pdf, abri-lo e mandar o usuario imprimir de la, achei muita gambiarra, você poderia nos mostrar como imprimir direto o php-gtk para a impressora? sem gambiarras? ja tentei todas as extensoes de impressao no pecl e nada funcionnou...

Compartilhar este post

Link para o post

Igor,

As "gambiarras" são alternativas, se esta alternativa não te agrada é uma questão pessoal e não técnica.

http://www.php.net/manual/en/book.printer.php

Compartilhar este post

Link para o post

Carinhas, PHP não foi feito para rodar em Desktop, ainda insisto na minha opinião, ao invés de ficar insistindo no erro, procura outra linguagem favorável, estuda e programa.

E mesmo assim, PHP-GTK, pra mim é uma bela de uma m3rd4, sem querer ofender .. mas, é lógica simples, o tempo que você perde pra tentar fazer uma aplicação PHP-GTK funcionar corretamente e que te fornece todos os recursos necessários para desenvolver tal coisa, não beira 0.5% do Java ..

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.