Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guilherme_90

Design Patterns...

Recommended Posts

Olá pessoal!

 

Não sei se aqui é o fórum apropriado, porém fiquei pesquisando sobre Design Pattern, e achei um site muito interessante, onde tem o diagrama UML de cada padrão. Segue o link abaixo!

 

http://www.go4expert.com/forums/showthread.php?t=5127

 

Espero que ajude alguém! Até mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma boa contribuição que, apesar de ser em inglês também, ensina um pouco sobre os Padrões, os Anti-Padrões, Refatoração e UML de forma simplificada com didática descontraída.

 

:seta: SourceMaking.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

.. Outro motivo para que eu use o UML 2.0 Tools, é por causa das setas, esse site que o Guilherme apresentou, as setas confundem bastante, não dá pra ter uma interpretação legível .

 

Eu leio muito o livro do Martin Fowler, tentando pegar mais a parte teórica da coisa, vendo o código em prática, às vezes é mais fácil de se aprender, mas nem sempre a implementação será daquela forma que vemos, o que me faz ter que saber as duas, a codificação e a parte teórica da coisa.

 

Afinal padrões de projeto NÃO são a implementação. São soluções teóricas para problemas comuns no desenvolvimento de software

 

Entretanto, eu gosto do SourceMaking apesar dos exemplos não serem tão bem elaborados e com um caso real de uso, ainda sim é um exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este site que o Bruno Augusto postou é o melhor, meus Deus! Estou estudando nele, é realmente FANTÁSTICO!

Muito obrigado por compartilhar!

 

:clap:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este site que o Bruno Augusto postou é o melhor, meus Deus! Estou estudando nele, é realmente FANTÁSTICO!

Muito obrigado por compartilhar!

 

O Livro do Martin Fowler também é bom .. contém muito conteúdo de primeira, o único problema são os exemplos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você diz o Patterns of Enterprise Application Architecture?

 

Além dos exemplos, que são todos em Java, eu percebi que o cara ão é assim muito didático. Ele é f*da, mas a forma como ele explica não é tão voltada para iniciantes.

 

Na parte de Padrões relacionados com Banco de Dados, por exemplo, ao invés de ir direto ao ponto, mostrando o que é, pra que serve, quando usar, quando não usar e etc. de forma clara, vez ou outra ele acaba citando outros padrões no meio da "discussão", complicando desnecessariamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você diz o Patterns of Enterprise Application Architecture?

 

Além dos exemplos, que são todos em Java, eu percebi que o cara ão é assim muito didático. Ele é f*da, mas a forma como ele explica não é tão voltada para iniciantes.

 

Na parte de Padrões relacionados com Banco de Dados, por exemplo, ao invés de ir direto ao ponto, mostrando o que é, pra que serve, quando usar, quando não usar e etc. de forma clara, vez ou outra ele acaba citando outros padrões no meio da "discussão", complicando desnecessariamente.

Pois é, mas a questão dos exemplos, não é problema pra quem entende da linguagem, se não me engano, tem alguns em C também.

Cara, ORM é uma parada complicada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Livro do Martin Fowler também é bom .. contém muito conteúdo de primeira, o único problema são os exemplos.

 

Pois é, vou dar uma pesquisada neste livro e ver se tem no 4Shared! ;)

Eu não sei inglês <_< , então muitos assuntos importantes como este, fico totalmente prejudicado. No caso do site citado, eu uso o Google!

 

Li aqui agora sobre ORM (Mapeamento Objeto-Relacional). Nossa, parece bem interessante e difícil. Já ouvi falar em Doctrine (para PHP) e Hibernate (para Java). Você já usou algum destes?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Livro do Martin Fowler também é bom .. contém muito conteúdo de primeira, o único problema são os exemplos.

 

na verdade o martim fowler foi o pioneiro dos padroes de projeto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
na verdade o martim fowler foi o pioneiro dos padroes de projeto...

Padrões de projeto surgiram na área da Arquitetura na década de 70, criados por Cristohpher Alexander. Anos mais tarde o conceito foi portado para a computação.

 

Em 1987, a partir dos conceitos criados por Alexander, os programadores Kent Beck e Ward Cunningham propuseram os primeiros padrões de projeto para a área da ciência da computação. Em um trabalho para a conferência OOPSLA, eles apresentaram alguns padrões para a construção de janelas na linguagem Smalltalk.[4] Nos anos seguintes Beck, Cunningham e outros seguiram com o desenvolvimento destas idéias.

 

Martin Fowler é uma referência na área, mas não foi o pioneiro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.