Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fabio Picheli

Vale apena fazer faculdade para ser programador php?

Recommended Posts

Boa Noite.

Tenho 16 anos, estou indo para o 2 ano técnico em informatica e comecei a programar fazem 6 meses, já sei php muito bem (estou fazendo um sistema para administrar uma empresa que vende materiais cirúrgicos), um pouco de vb, java entre outros, (no colégio só passaram pascal e um pouco de html), leio muitos artigos, só que nesses 6 meses estudando em casa, eu aprendi mais que o meu amigo que terminou o 3 ano técnico em informática. E me falarão que a faculdade é igual o colégio, pois tem pessoas que não tem base alguma, agora estou me perguntando se nesses anos que vou levar para fazer faculdade não seria melhor continuar o que estou fazendo e arrumar um emprego(se esse projeto der certo, vão querer mudar todo o sistema deles), o que vocês acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente um diploma universitário faz toda a diferença.

 

Acho que nenhuma faculdade vai te dar grandes conhecimentos em php, o negocio é estudar por conta.

 

O problema de estudar em casa como você diz é que acabamos matando etapas, uma faculdade nesta área vai de dar uma boa infra-estatura para ser utilizada na linguagem que você decidir adotar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respondendo como empresário de uma Startup, devore tudo que encontrar sobre php, aqui mesmo no imasters tem cursos avançados em php com @João Batista Neto, procuramos por expert na área e não por MBA,s cheio de estrelismo.

 

Infelizmente uma faculdade vai lhe treinar para ser mais um ótimo empregado e nada mais.

 

Enfim cada caso é um caso.

 

Visão 360º

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião acho que mesmo uma faculdade te dando um grande suporte e estrutura pra trabalhar nessa área nada se compara a você estudar em casa sentado na cadeira uma semana sem parar =).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara o melhor conselho que posso te dar: Faça sua graduação! Estou fazendo a minha agora, as oportunidades se abrem muito... e quando você já tem algum conhecimento é melhor ainda! Os seus contatos profissionais podem aumentar bastante, além de você ter o diploma e ter um bom salário ou virar um empreendedor! Agora aprender PHP aprenda na prática, eu aprendi assim... Estude documentação, apostila, livros, contribuia com projetos open source você terá muito aprendizado! Fik a dica!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara o melhor conselho que posso te dar: Faça sua graduação! Estou fazendo a minha agora, as oportunidades se abrem muito... e quando você já tem algum conhecimento é melhor ainda! Os seus contatos profissionais podem aumentar bastante, além de você ter o diploma e ter um bom salário ou virar um empreendedor! Agora aprender PHP aprenda na prática, eu aprendi assim... Estude documentação, apostila, livros, contribuia com projetos open source você terá muito aprendizado! Fik a dica!

 

:clap:, particularmente, eu faria uma graduação pra Java, algo que está bem mais além do que o PHP pode alcançar .. além do salário ser bem melhor ! as oportunidades de trabalho com PHP são poucas, normalmente, qualquer outra empresa vai te requisitar alguma coisa a mais ..

 

Bela resposta Nielson Rocha !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:clap:, particularmente, eu faria uma graduação pra Java, algo que está bem mais além do que o PHP pode alcançar .. além do salário ser bem melhor ! as oportunidades de trabalho com PHP são poucas, normalmente, qualquer outra empresa vai te requisitar alguma coisa a mais ..

 

Bela resposta Nielson Rocha !

 

Obrigado Andrey Knupp! Java é uma das melhores e mais completas linguagens de programação que existe na minha opinião!

Eu acredito que se você gosta muito de programar faça Sistemas de Informação ou Ciencias da Computação, depois você faz uma pós graduação em Java ou PHP, e claro tira suas certificações!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente enxergar somente "além do salário ser bem melhor ! as oportunidades de trabalho com PHP são poucas".

 

É ter uma visão míope sobre o php, começei com o básico e ganhando absolutamente nada por mês no início com php, até 2020 meu faturamento vai berar algo em torno de 100 milhões ano.

 

Algo que bém "além do salário ser bem melhor !"

 

Agora vou fazer faculdade, mas não de tecnologia, mas sim de administração.

 

O garoto tem apenas 16 anos, quero mostrar algo além de uma faculdade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

WDuarte, não viso somente o que está mais próximo como você mesmo disse, mas pense no futuro ... não estou falando que php é escroto perto de Java .. mas sim que java fornece mais recursos e que é bem mais valorizado no mercado =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Programador de verdade não deve aprender uma linguagem de programação, ele deve aprender à programar. Como o amigo disse, faça Sistemas de Informação ou Ciencias da Computação e depois disso faça uma especialização naquilo que lhe for melhor, mas não pense apenas no salário (que claro, é um ótimo fator), mas pense também se você estará fazendo algo que goste, e que possa chegar em casa no fim do dia com ainda mais idéias e planos para o dia seguinte, ao invés de uma dor de cabeça.

 

E Andrey, se for analisar a linguagem que oferece bem mais recursos e é bem mais valorizado, eu ficaria com uma das seguintes, em ordem: C++, Python e Ruby. Eu poderia adicionar Javascript, creio que vai ter um enorme crescimento tanto server-side quanto client-side, mas vamos deixá-la de fora. :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

WDuarte, não viso somente o que está mais próximo como você mesmo disse, mas pense no futuro ... não estou falando que php é escroto perto de Java .. mas sim que java fornece mais recursos e que é bem mais valorizado no mercado =)

 

Concordo, com java da para fazer mais coisas, ate aplicativos para celular, mas e mais dificil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só reitero sou programador por oportunidade e não por necessidade, as linguagens citadas todas tem campo, abandonei o curso de sistema de informação no primeiro ano.

 

Quando começaram a pregar que eu iria ter um bom salário em qualquer empresa, abandonei o curso e comecei meu próprio projeto, escolhi a linguagem PHP, pelo fato de ter conhecimento sobre Facebook, Wikipedia, Yahoo e outros.

 

 

E como a pergunta no tópico é:

Vale apena fazer faculdade para ser programador php?

 

Somente respondi que para apreender php não precisa sentar 4 a 5anos em um banco de faculdade, e gastar com que é de graça!

 

Os cursos de João Batista poem estas faculdades no chinelo!

Não desmerecendo as "Faculdades" mais o cara é do outro mundo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
comecei a programar fazem 6 meses, já sei php muito bem [...]

Não, não sabe. Daqui um tempinho a sua ficha cai e você vai entender que quanto mais você aprende, menos você vê que sabe.

 

Como eu já disse aqui no fórum em outras oportunidades, não existe um livro de receitas para aprender a programar.

Lá nos primórdios da computação, quando a IBM acreditava piamente que o que renderia dinheiro no ramo era a venda do hardware, alguns 'visionários', dentre eles, nada menos que Bill Gates, os Steve's Balmer, Jobs e Wozniack tiveram a grande sacada: sem o software, o hardware é inútil. Sem um "bom" software, o hardware é trabalhoso de se lidar.

 

Não me lembro quem uma vez disse que "o software é um dos artefatos mais complexos e mais valiosos que o homem é capaz de produzir". Sendo assim, aprender a programar não é algo para 6 meses de estudo, é algo para a vida inteira.

 

Você provavelmente lida com apenas um paradigma de programação: o imperativo, mais precisamente, o procedural. Dentro do paradigma imperativo ainda existem os 'subparadigmas' orientado a objetos e concorrente. É de fato o paradigma mais utilizado, mas digo a você: conhecer apenas esse paradigma te torna um programador limitado.

 

Além da programação imperativa, existe a programação funcional (Lisp), lógica (Prolog), orientada a aspectos (AspectJ), programação visual (Ladder), programação em linguagem de máquina (Programação de CLP's), programação em assembly (Microcontroladores e mesmo em computadores 'comuns') e várias outras que eu nem me atreveria a citar, pois não conheço todas.

 

O que estou querendo dizer é que achar que um curso técnico é suficiente para você seguir carreira na área da computação é um tanto "petulante". A computação é uma área que se reinventa completament a cada 10 ou 15 anos. Trabalhar nessa área vai requerer de você um esforço constante de atualização do seu conhecimento, para não ser deixado para trás pelos seus concorrentes.

 

Se você quiser ser um "fazedor de sites", ganhando seus R$ 1400,00 por mês, não perca tempo fazendo uma faculdade, mas se você deseja crescer, chegar a ser líder de desenvolvimento em uma grande empresa, já lhe digo que só a faculdade é pouco. Um mestrado é mais que bem vindo, algumas certificações também, talvez até um doutorado não lhe caia mal.

 

São aí no mínimo mais 8, 10 ou 12 anos de estudo, sendo obrigado a engolir sapos do tamanho do ego dos professores, colegas querendo mais é que você tome naquele lugar, noites sem dormir, dias sem almoço e/ou jantar decentes, e muitas outras coisas.

 

Aí você me pergunta: o que eu ganho com isso?

A tal da 'visão 360º'. Seus olhos 'se abrem' para o mundo real. Você não vai sair de nenhuma faculdade em nenhum lugar do mundo um expert em Java, PHP, Ruby, C++ ou qualquer outra linguagem, muito pelo contrário, o que vemos é algo bem superficial.

 

Então tem algo errado?

De maneira nenhuma. Linguagens de programação são FERRAMENTAS. Você não deve ser dependende de uma ferramenta. Imagine que um eletricista vá até a sua casa consertar uma tomada quebrada e esquece a chave de fenda dele. Você tem uma em casa e resolve pegá-la para ajudar o eletricista. Qual a sua reação se ele lhe falasse:

- Desculpa amigo, só consigo fazer isso utilizando a minha chave de fenda.

 

Não soa tão absurdo quando um desenvolvedor que sabe tudo de Java diz ao cliente que aquele programa originalmente projetado e construído em C++ ficaria melhor se fosse feito em Java. Claro que pode até ser verdade, mas é fácil notar que ele é dependente da linguagem, que se um dia surgir um projeto em Ruby, Python, PHP, etc, ele vai ter medo de aceitar.

 

Além disso, se um dia você enjoar de programar, quiser fazer qualquer outra coisa da sua vida, não vai ser tão difícil. Em 2009 eu fui numa palestra do diretor regional de operações da Danone, que é formado em Ciências da Computação. Conheço um ex-professor do departamento de computação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) que está fazendo pós-doutorado na área de psicologia.

 

A pergunta que eu te faço é: até onde você quer chegar?

Respondento essa pergunta, você tem a resposta para a sua também.

 

[]'s

 

P.S.:

É ter uma visão míope sobre o php, começei com o básico e ganhando absolutamente nada por mês no início com php, até 2020 meu faturamento vai berar algo em torno de 100 milhões ano.

Really? Conta a fórmula do sucesso pra gente então...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo,

 

Não tenha como foco apenas PHP, um bom programador deve ter várias cartas na manga.

Faculdade pra PHP não existe! Eu faço ciências da computação e te garanto que no quarto semestre ainda tem gente que não sabe fazer um algoritmo de fritar um ovo. No MBA tmb está cheio! hahaha. Lá você vai ver mta matemática, vai ter aula de Direito, Ética, Planejamento de Carreiras, Interfaces visuais, Física, Cálculo, Geometria... é um saco rsrs...

 

Mas te posso garantir que se você quiser um emprego realmente bom, sem estes trambiques de PJ e que você acabe se sinta realizado: concurso público para área de TI.

Não é tão concorrido mas infelizmente só pode se candidatar quem já tem graduação =/

 

Antes de eu entrar na facul (com 16 anos tmb) a desculpa pra n pagarem o que eu queria era pq eu não estava na faculdade, agora que estou na faculdade a desculpa é que não estou formado -.-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Really? Conta a fórmula do sucesso pra gente então...

 

Simples amigo, o primeiro passo é acreditar que é você quem cria seu próprio mundo.

 

Segundo ao invés de ficar o tempo todo lendo só sobre linguagens e outras bobagens e assistindo televisão, para defender seu ponto de vista, para amigos e familiares, abra a mente para outras ferramentas e descobrirá que é o que sabemos é que nos impede de crescer.

 

O conselho que dou é tentar apreender algo com estes caras: EIKE BATISTA, EMILIO DE MORAES, LAURO TREVISAN E JAIME LUPPATINI!

 

Procure resolver problemas e não as criar, e ganhará muito dinheiro!

 

Assim como eu fiz em 2008, hoje tenho uma empresa que emprega 11 profissionais só na área de TI, uma parte da receita vem do Adsense 27% e outros vem de pagamentos de mensalidade e fechamos o ano com o faturamento em 2011 em 1,2

 

As pessoas querem emprego e eu as vou dar, criarei quantos ramos de atividade for necessário seja em TI, Vendas Online, Vendas Off-line.

 

O que importa que tenho metas e a ferramenta certa, e as portas se abrem para nós, fique preso a teoria de professores quebrados e terá um contra cheque gordo todo mês.

 

Saber transformar um limão e um milhão você não encontrará na sala de aula.

 

Já falei muito... Rssssssss

 

Abraços e sucesso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E como a pergunta no tópico é:

Vale apena fazer faculdade para ser programador php?

 

Somente respondi que para apreender php não precisa sentar 4 a 5anos em um banco de faculdade, e gastar com que é de graça!

 

Nisto eu concordo com o colega WDuarte.

 

Agora me responda, quantos empreendedor pensam igual a você? quantos dão oportunidades para quem sabe programar e não tem o seu diploma? o moleque tem só 16 anos da para fazer facul e estudar php numa boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora me responda, quantos empreendedor pensam igual a você?

Conheço vários, e é com eles que eu aprendo.

 

quantos dão oportunidades para quem sabe programar e não tem o seu diploma?

Para a felicidade de muitos que não tem grana para pagar um curso, a Visão das startups de hoje e do futuro, é outra, ninguém quer atrair MBA´s, porque sabem que o custo é alto e se precisar vão tercerizar o serviço.

 

o moleque tem só 16 anos da para fazer facul e estudar php numa boa.

Sim concordo com você amigo, mas independente de você fazer, ou não, um curso universitário, estudar sempre será obrigatório em quaquer área. Então leia livros técnicos, participe de seminários, cursos etc e tal. Novas tecnologias surgem a todo momento, se você não prestar atenção ficará para trás.

 

Fiquei por aqui, Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No Brasil ainda tem uma mentalidade antiga de que é preciso curso superior para conseguir emprego, mesmo que o curso superior não tenha o contexto necessário para o serviço... é irônico..

 

mas isso é fato.. não tem como fugir do sistema. se quer melhores oportunidades faça uma faculdade mas aconselho a fazer isso depois de ter um certa maturidade pessoal e profissional, pois terá maior aproveitamento.

 

Respondendo de forma objetiva, para aprender o PHP ou aprimorar-se, não encontrará em faculdades. você aprende melhor na prática ou em cursos técnicos específicos.

Faculdade serve como complemento pessoal e profissional na vida contemporânea.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.