Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fabio Picheli

Vale apena fazer faculdade para ser programador php?

Recommended Posts

Nossa Quanto Comentarios, em comparação com os outros topicos esse aqui se Destacá...

 

Eu não vou Citar as Vantagens e Devantagens de se fazer Faculdade ou não...

 

Só Desejo que você faça o que você achar melhor, a vida é 1 só, você vive sua vida do seu jeito..

 

Eu sou só 1 ano mais velho do que você, e gosto do PHP..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beraldo, nesse caso, quando você diz programar, você se refere a solucionar problemas e projetar sistemas?

exato. a lógica das coisas, a arquitetura delas etc, o que independe de linguagem

 

 

Tudo isso que você fez, foi sozinho e em casa? Eu pretendo entender algo sobre tais assuntos, pra saber como funciona algumas coisas, como você mesmo disse.

isso são trabalhos de disciplinas, normalmente feitos em duplas e em casa. Não são boas experiências que gosto de lembrar, mas até que serviram para alguma coisa :lol:

 

 

Uma coisa já da pra saber... não existe uma resposta e cada um tem sua própria percepção do que é melhor ou pior para si.

 

Já perderam um monte de tempo estudando um monte de porcaria, 3, 4 ou 5 anos a mais fará toda essa diferença? *rs*

concordo.

o ser humano vive bastante. calcular o tempo gasto por um curo superior parece resultar em um desperdício, em curto prazo. Mas, como eu já disse, no final o saldo é positivo. Ainda acho que vale a pena

 

3, 4 ou 5 anos é pouco em uma vida de uma pessoa, que vive em média 70 anos :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Uma dica que vale a pena seguir, estude outra linguagem, PHP já está bem concorrido.

Seria bacana você gastar tempo estudando PYTHON, NodeJS etc.. que são linguagens que necessitam de profissões estão abrindo muitas novas vagas com bons salários.

 

E fica a dica, empregador hoje em dia quem um CANIVETE SUÍÇO (Programador que seja: Design, DBA, FRONTEND etc).

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, dificilmente fazer faculdade vale a pena pra ser programador de qualquer coisa.

 

pensa assim: faculdade é apenas pra você conseguir o canudo pro mercado.

 

se você quer ganhar melhor no emprego, faça faculdade.

se você quer ser f***, estude muito.

* rsss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E qual foi a sua conclusão sobre a leitura?

 

Ainda to bem dividido, ah tipo, nao tenho muita vontade de fazer faculdade, poxa, meu curso técnico de 4 meses jah ta acabando e nao vejo a hora, imagina 4 anos de faculdade, rs.

 

E tipo, ainda nao sei direito noque realmente quero me especializar, meu sonho é desenvolver jogos, entao nesse caso seria outra faculdade, por isso ainda quero adquirir uma boa visao para dai sim investir longos 4 anos :yay:

 

Beraldo, nesse caso, quando você diz programar, você se refere a solucionar problemas e projetar sistemas?

 

 

 

Tudo isso que você fez, foi sozinho e em casa? Eu pretendo entender algo sobre tais assuntos, pra saber como funciona algumas coisas, como você mesmo disse.

 

 

 

NetBoy, como conseguiu aprender tudo isso em um mês? A Wikipédia, que apesar das vezes, nem estar certa em tudo, diz que para aprender tudo isso que você falou, exceto PHP e MySQL, leva em torno de 1 a 2 anos. Não estou dizendo isso pelo fato de estar escrito num artigo da Wikipédia, mas sim por talvez ser impossível aprender tudo isso em 1 mês. Você até consegue aprender bastante coisa em 1 mês caso tenha um conhecimento sobre o assunto antes, mas de primeira, acho ser impossível, ou aprender parcialmente.

 

Sériao mesmo, te juro, em 1 mes eu aprendi html, css, javascript, php e mysql, soh que tipo, aprendi o básicao, entende, mas aprendi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1. aos 20 entra na faculdade, não tem exeriência prática alguma

2. aos 24 termina o curso e recebe o diploma, está cheio de teorias acadêmicas, fez muitos contatos, fumou muita erva e bebeu muito

3. agora vai caçar emprego.

4. não tem experiêcia, logo, o mercado de trabalho se torna mais difícil de ingressar

5. está competindo com candidatos de 19 anos de idade que fazem com o pé nas costas os serviços dos quais você só viu na teoria.

6. você resolve botar a mão na massa para se profissionalizar, pois não consegue emprego específico na sua area sem ter experiência.

7. depois de 3 ou 4 anos, com 27, 28 anos de idade, já possui uma certa experiência, tem o diploma de faculdade que fez há 3 anos atrás, portanto, algo já um pouco defasado.

8. agora tenta entrar no mercado de trabalho. Até consegue encontrar algo mas está competindo com aqueles muleques que há 4 anos atrás tinham 19 anos de idade e naquela época já eram feras. Eles se aprimoraram e estão melhores ainda.

Para você chegar no nível profissional desses prodígios terá que estudar mais uns 5 anos.

Mas até lá, eles estarão ainda mais experts e você sempre num nível inferior. E para piorar, mais velho, agora com 33.

 

Olha hinom, tenho que discordar aqui. Esse é só um dos cenários possíveis.

Muitas empresas hoje vão sim atrás de alguém sem experiência, mas com uma boa formação acadêmica por acreditar que só o conhecimento técnico não é mais o suficiente.

 

Como já falado antes, uma universidade não te fará um excelente programador, um execelente engenheiro, um excelente estatístico nem nada do tipo, mas ela (em geral) forma profissionais com a tal "visão 360º".

 

Suponha que você vá trabalhar numa metalúrgica, no setor de TI e que vá projetar e construir o novo sistema de controle da caldeira, totalmente automatizado.

Antigamente, o cara só precisava manjar o C, Java ou qualquer outra linuguagem utilizada, programar e aquele abraço. Hoje em dia, as empresas valorizam muito mais aquele que compreende o processo como um todo. Ele vai programar sabendo pra que aquilo vai servir.

 

Claro que existem faculdades e faculdades, mas ao optar por uma de boa qualidade, é praticamente impossível ficar desempregado depois de formado. O que as empresas mais reclamam hoje em dia é a falta de mão-de-obra, não exatamente pela qualificação ruim, mas sim por não se encaixar no perfil que a empresa quer. Sobram vagas em TI no país inteiro e a demanda continua sendo maior que a oferta.

 

O networking é fundamental para conseguir as coisas.

Concordo, mas também é possível fazer seu networking a partir de uma universidade.

Moro em São Carlos - SP onde faço graduação em Engenharia da Computação, estou no 4º ano e já tenho algumas possibilidades reais de estágio para o ano que vem, dentre elas, empresas grandes como a Embraer e a Whirlpool e outras menores.

 

Não estou dizendo que só uma faculdade vai garantir seu futuro, isso não existe mais. O que defendo é que ela te abrirá um leque maior de possibilidades do que se você apenas resolver estudar "por conta". Durante a graduação, Você estuda muitas coisas e pensa:

Eu NUNCA vou usar isso pra nada!!!

Uma hora ou outra você acaba achando uma utilidade para aquilo. Você jamais tomaria a iniciativa de estudar algo assim antes de se ver na possibilidade real de usar. Seu prazo pode ser apertado demais para aprender tudo e aí?

 

Existem sim casos de quem se deu bem sem faculdade. O fundador da empresa Tramontina foi analfabeto até os 40 anos, Bill Gates e Steve Jobs largaram a faculdade pela metade e investiram na ideia que tiveram.

 

Por outro lado, Page e Brin (do Google) fizeram doutorado, Einstein, Oppenheim, Nash, Chomsky, Feymann, etc, etc, são todos do meio acadêmico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com tudo que o Henrique Barcelos disse :clap:

 

Acho que eu queria dizer isso desde o começo, hehe. Há chance de se dar bem sem faculdade, porém, as chances são menores do que ter uma. Pois não é fácil conseguir o que Bill Gates ou Steve Jobs conseguiram. smile.gif

 

Henrique, um dos cursos que tenho interesse é esse que você está fazendo, mas na minha cidade não tem ele. Tem ciências da computação, mas sei la se vale a pena mesmo. Outra coisa que tenho interesse é algo relacionado a Design, pena que muitos acham que Design tem a ver exclusivamente com "Desenho"; não deixa de ser, mas não é só isso. xD

 

Essas empresas que você diz ter chance de estágio, no geral, são empresas que procuram profissionais para manipular/implementar "hardware", como um "robô" de uma indústria? Pois li sobre Engenharia da Computação, e percebi que é uma junção de Engenharia Eletrônica com Ciências da Computação, ou seja, o cara tem o conhecimento suficiente para fazer isso que eu disse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
não disse a mesma coisa ?

Realmente... Eu sou meio disléxico, às vezes "como" palavras ou frases inteiras... :unsure:

Mesmo lendo com atenção, às vezes isso acontece.

Com o passar do tempo, você vai aprendendo a fazer uma leitura dinâmica em certas coisas por questões de tempo e acaba pegando a mania...

Aí já viu... Ainda mais no meu caso "especial".

 

Valeu o "puxão de orelha"... Esse tipo de coisa é perigoso. :blush:

_________________________________________________________

 

Essas empresas que você diz ter chance de estágio, no geral, são empresas que procuram profissionais para manipular/implementar "hardware", como um "robô" de uma indústria? Pois li sobre Engenharia da Computação, e percebi que é uma junção de Engenharia Eletrônica com Ciências da Computação, ou seja, o cara tem o conhecimento suficiente para fazer isso que eu disse.

 

Não. Na realidade, muitas pessoas confundem isso, achando que Ciência da Computação = Software e Engenharia da Computação = Hardware.

No geral, quem implementa hardware é o Engenheiro Eletrônico/Elétrico. O engenheiro da computação tem por "vocação" dar vida àquele hardware, ou seja, programá-lo.

 

Aqui na UFSCar, existe uma ênfase em sistemas de automação, aprender a configurá-los, executá-los e talvez até projetá-los. Nós temos praticamente todas as disciplinas que os estudantes de ciências da computação e algumas (várias) a mais. O resumo da ópera é que apesar de ter um pezinho no hardware, o engenheiro da computação provavelmente se deparará muito mais com software. Claro que nada te impede de buscar especializações depois para trabalhar com hardware, mas não é nisso que você sairá capacitado depois de formado. (Isso no contexto UFSCar).

 

Em algumas outras universidades, como a Unicamp e a UFGRS existe um foco maior na parte de projeto e construção de hardware, em algumas outras existe uma ênfase em telecomunicações, em outras é apenas um curso de ciências da computação com mais matemática e física.

 

Os estágios que mencionei são todos na área de automação industrial, embora eu possa partir para outras áreas também se me interessar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Henrique, acho que disse errado no meu post anterior. Quando disse implementa-lo, me referia a isso mesmo, ou seja, programa-lo, dar vida. Isso deve ser bem interessante. Posso dizer que, um engenheiro da computação, basicamente, programa em baixo nível?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Posso dizer que, um engenheiro da computação, basicamente, programa em baixo nível?

Também, mas a tendência maior hoje em dia é usar linguagens de alto nível, como C devido à complexidade da maioria dos sistemas que serão criados.

Empresas chegam a trabalhar até com Java, Python, etc. para fornecer soluções de automação, por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal, é muito interessante isso! Deve ser da hora ver um código Java fazer isso funcionar. Só deve ser confuso "ligar" um código Java num "sistema" desses. A única coisa que sei é que o código em uma linguagem de alto nível é convertido em código máquina mais tarde. Talvez tenha um interpretador nesses hardware's. kk

 

Valeu! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Como já falado antes, uma universidade não te fará um excelente programador, um execelente engenheiro, um excelente estatístico nem nada do tipo, mas ela (em geral) forma profissionais com a tal "visão 360º"

Concordo plenamente.

 

Existem alguns cursos de nível tecnológico como Analise e desenvolvimento de sistemas e Sistemas para internet que pode ser uma boa opção para quem deseja ingressar na área de programação especificamente. Tem uma boa grade curricular e é de menor duração, em média dois anos e meio.

 

Pelo que percebi destes cursos é uma semelhança com o curso de Sistema de informação com um foco mais especifico voltado ao desenvolvimento.

 

Vale a pena também um bom curso de inglês, este é um detalhe cada vez mais exigido para profissionais da área.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que este tópico já esta saturado de respostar, contudo, a minha resposta é:

VALE FAZER FACULDADE NÃO IMPORTA PARA QUE, POIS O CONHECIMENTO É A CHAVE DO SUCESSO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
VALE FAZER FACULDADE NÃO IMPORTA PARA QUE, POIS O CONHECIMENTO É A CHAVE DO SUCESSO.

Dedicação é a chave para o sucesso, e consequentemente, o conhecimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

VALE FAZER FACULDADE NÃO IMPORTA PARA QUE, POIS O CONHECIMENTO É A CHAVE DO SUCESSO.

Concerteza, concordo plenamente!

Só que como falaram aqui, eu prefiro entrar em alguma faculdade para complementar algo que esta faltando em mim, por exemplo, começei a trabalhar em uma empresa que está crescendo rápido, como eu ja tenho um bom conhecimento de programacao e posso achar tudo facilmente na internet, nao vale apena eu ir e fazer uma faculdade para aprende programacao ou principios de outras coisas que sao simples de aprender, eu quero já ir direto ao ponto (posso fazer curso por exemplo, eu prefiro mil vezes).

Penso que essa questao é igual a uma variável em Javascript/C dependendo do objeto/valor/situacao que é atribuido e o algoritmo do mesmo, pode te retornar um belo erro ou rodar e te dar um belo retorno. (momento filosofia hahaha)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinto que eu sou o mais novo de todos comecei a trabalhar com 9 anos de idade e agora com 15 já faço trabalhos de grande porte... Dizem que eu trabalho bem :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faculdade... Qualificação profissional. Para ser bom no que for fazer é preciso ter um DOM, é preciso ter FÉ. Se o sistema exige uma qualificação profissional e se tiveres oportunidade, faça. :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.