darnos 0 Denunciar post Postado Janeiro 11, 2012 elaborar um programa que leia uma matriz A de uma dimensão com dez elementos inteiros. Construir uma matriz C de duas dimensões com três colunas, sendo a primeira coluna da matriz C formados pelos elementos da matriz A somado com 5, a segunda coluna seja formada pelo valor do calculo da fatorial de cada elemento correspondente da matriz A e a terceira e ultima coluna pelos quadrados correspondente da matriz A. Apresentar a matriz C minha dúvida está na segunda coluna da matriz C onde tenho que fazer o calculo da fatorial dos elementos da matriz A, eu não consigo fazer o programa mostrar o resultado, algoritmo "sem nome" // Função : // Autor : // Data : 6/1/2012 // Seção de Declarações var a:vetor [1..10] de real c:vetor [1..10,1..3] de real i,j,k,fat,cont:inteiro inicio // rotina de leitura da matriz A para i de 1 ate 10 faca escreva(i,"º valor de A: ") leia(a[i]) fimpara //rotina de criação da matriz C com tres colunas para i de 1 ate 10 faca para j de 1 ate 3 faca //armazenar o valor da matriz A+5 na primeira coluna da matriz C c[i,1]<-a[i]+5 //armazenar a fatorial da matriz A na segunda coluna da matriz C para k de 1 ate 10 faca c[i,j]<-a[i] fat<-1 para cont de 1 ate c[i,1] faca fat<-fat*cont c[i,2]<-fat fimpara fimpara //armazenar o resultado do quadrado dos elementos de A na terceira coluna da matriz C c[i,3]<-a[i]*a[i] fimpara fimpara Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kandrade 7 Denunciar post Postado Janeiro 16, 2012 Faça em etapas em vez de tentar fazer tudo num loop só. Ex: para i de 1 ate 10 faca //armazenar o valor da matriz A+5 na primeira coluna da matriz C c[i,1]<-a[i]+5 fimpara //armazenar a fatorial da matriz A na segunda coluna da matriz C para i de 1 ate 10 faca fat<-1 para cont de 2 ate a[i] faca fat<-fat*cont fimpara c[i,2]<-fat fimpara // continuação do código Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites