Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Felipesudrj

[Resolvido] Comercial sobre PHP

Recommended Posts

Gostaria hoje te saber a opinião de vocês sobre algo que aconteceu comigo e qual seria sua atitude.

 

a situação é a seguinte a 2anos fui contratado para trabalhar em uma empresa como técnico em informática, mexer com hardware, como estava aprendendo programação comecei a desenvolver um sistema para controle financeiro da empresa, com o passar do tempo esse sistema ficou muito show, seguro e funcional atendendo a vários departamentos da empresa.

 

ai no ano passado, surgiu uma oportunidade para trabalhar em outro lugar para ganhar bem mais e aprender outras linguagem sem ser somente o PHP aceitei a vaga e sai fora da outra empresa onde ate então estava registrado como técnico em informática.

 

o sistema eu desenvolvi parcialmente dentro da empresa e parcialmente fora dela...não ganhei nada pra isso nem me pediram nada simplesmente comecei a desenvolver tal sistema, agora eles querem meu código eu me recusei a dar, em vez disso falei para eles que sempre que eles necessitarem de alguma atualização falem comigo e me pagem para isso.

 

o que vocês acham que é o certo? será que estou agindo errado? tenho também minha vaidade né, tive mo trabalho para fazer um negocio do nada, ai vem outro e começa a mexer no meus códigos....

qual sua opinião sobre isso!???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Questões:

- Há algum documento na empresa que comprove que você esteve envolvido neste projeto? (ATA de reunião, documentos assinados)

- Você tem provas de que trabalhou fora da empresa neste projeto?

- Houve um pedido formal que a solução fosse desenvolvida dentro da empresa e para a empresa?

- Você leu as cláusulas de contrato quando você estava empregado?

 

Olha...

- Para você: falta de ética.

- Para empresa: falta de visão estratégica.

 

Não há um lado certo, existem dois lados errados. O melhor nesse caso é conversar e tentar resolver amigavelmente. Este não é um caso isolado, isto acontece, e muito mais do que as pessoas podem imaginar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu faria.

 

Entregaria os fontes.

Pediria um documento da empresa dizendo que recebeu os mesmos e que eles passam a ser de responsabilidades deles.

Você mantém uma porta aberta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não existe nenhum documento que prove o desenvolvimento do sistema de ambos os lados e também não me interessa deixar a porta aberta a empresa não da reconhecimento algum para nenhum dos funcionários que lá trabalham.

 

 

sobre provas tenho as atualizações no sistema cujo a data restrita muitos finais de semana!

paginas desenvolvidas fora isso não tem nenhuma prova...

 

como você disse acho que ambos estão errados, porem vou pedir um valor simbólico somente pelos finais de semana que fiquei desenvolvendo sistema a pedido deles.

 

 

 

 

 

 

Questões:

- Há algum documento na empresa que comprove que você esteve envolvido neste projeto? (ATA de reunião, documentos assinados)

- Você tem provas de que trabalhou fora da empresa neste projeto?

- Houve um pedido formal que a solução fosse desenvolvida dentro da empresa e para a empresa?

- Você leu as cláusulas de contrato quando você estava empregado?

 

Olha...

- Para você: falta de ética.

- Para empresa: falta de visão estratégica.

 

Não há um lado certo, existem dois lados errados. O melhor nesse caso é conversar e tentar resolver amigavelmente. Este não é um caso isolado, isto acontece, e muito mais do que as pessoas podem imaginar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é contigo chara (tb me chamo Felipe).

O caso de "manter a porta aberta" é tb uma questão de "manter a boa viziança". O mundo da muitas voltas e ninguém sabe o dia de amanhã, não se referindo apenas a empresa, como pessoa física, mas também as outras pessoas que participaram contigo deste projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A grana fará diferença para você ?

O fato deles te pagarem é importante para você ? Não a grana, mas o fato deles reconhecerem a dívida ?

A porta aberta aberta também envolve, alguém um dia que usou teu sistema sai da empresa, lá aonde ele está precisa de um desenvolvedor, pode lembrar do Felipe de forma positiva ou negativa.

Dar os fontes pode ser uma forma barata de "se livrar" dos caras (indo na direção oposta) ?

 

Reflita sobre isto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

veja o artigo 4 da lei 9609

 

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9609.htm

 

Art. 4º Salvo estipulação em contrário, pertencerão exclusivamente ao empregador, contratante de serviços ou órgão público, os direitos relativos ao programa de computador, desenvolvido e elaborado durante a vigência de contrato ou de vínculo estatutário, expressamente destinado à pesquisa e desenvolvimento, ou em que a atividade do empregado, contratado de serviço ou servidor seja prevista, ou ainda, que decorra da própria natureza dos encargos concernentes a esses vínculos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas, em tese pelo que o Felipesudrj falou desenvolver não fazia parte do escopo de suas tarefas.

Ainda assim vale a 9609 ?!

 

Mas a minha opinião segue a do #3.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a questão é...não fui contratado como programador e sim como tecnico em informática, se o sistema fosse só utilizado aqui na Empresa no Brasil tudo beleza o problema é que eles querem levar para toda a america latina um sistema que fiz sozinho como universitario e não ganhei nada com isso!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resolvido!!!

 

a questão é...não fui contratado como programador e sim como tecnico em informática, se o sistema fosse só utilizado aqui na Empresa no Brasil tudo beleza o problema é que eles querem levar para toda a america latina um sistema que fiz sozinho como universitario e não ganhei nada com isso!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

motta perceba, vale sim, pq o amigo nao foi contratado para fazer tal sistema, sua função era outra, e como diz o artigo pertence a empresa se o funcionário foi contratado exclusivamente para tal, e tal situação mãos ocorreu, portanto o sistema eh dele....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

motta perceba, vale sim, pq o amigo nao foi contratado para fazer tal sistema, sua função era outra, e como diz o artigo pertence a empresa se o funcionário foi contratado exclusivamente para tal, e tal situação mãos ocorreu, portanto o sistema eh dele....

 

Eu disse vale a lei no sentido do programa ser da empresa, no seu pensamento não vale, o programa de alguém que não foi contratado para fazer programas e do funcionário.

 

Pela leitura do artigo penso como você o programa é do funcionário (neste caso), ainda que sendo o cara entregaria os fontes.

 

Seria legal se algum Membro que fosse advogado ou juiz fosse "ouvido", seria bom a opinião de alguém da área.

 

Uma discussão interessante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então fiz um acordo com a empresa e parece que saiu bem para os dois lados,

1 fiz um calculo de quantas horas trabalhei no projeto, e usei como valor padrão por hora R$40/hora, como sou novato acho que cobrar mais que isso não seria justo e menos que isso também é sacanagem...

 

 

Depois somei todas minhas horas trabalhando na empresa como técnico algo em torno de uns R$12/hora com os dois valores fiz o seguinte calculo

 

salario de tecnico

salario de programador

 

ai fiz isso

 

salario programador - salario tecnico = valor a pagar pelo sistema...

 

chegamos em um acordo com relação a valores e pronto...dei os codigos para eles, estou na segunda fase do projeto mesmo não trabalhando diretamente para a empresa(Pois estou em uma outra bem melhor) mais continuo dando suporte para eles e recebendo por isso e todo mundo saiu feliz.....

 

 

 

 

 

Eu disse vale a lei no sentido do programa ser da empresa, no seu pensamento não vale, o programa de alguém que não foi contratado para fazer programas e do funcionário.

 

Pela leitura do artigo penso como você o programa é do funcionário (neste caso), ainda que sendo o cara entregaria os fontes.

 

Seria legal se algum Membro que fosse advogado ou juiz fosse "ouvido", seria bom a opinião de alguém da área.

 

Uma discussão interessante.

motta, eu concordo com você, a discussao eh interessante, sim temos q ouvir um advogado, mas a lei por si so eh clara, pertence a ele...e felipe, q bom q saiu bom para os 2 lados..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.