Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Michel Kuguio

[Resolvido] como criar CDN?

Recommended Posts

Se estamos falando da mesma coisa, eu tenho para comigo que um CDN não é algo que se "cria". É apenas um subdomínio ou até mesmo um domínio diferente da aplicação que vai utilizá-lo que serve para fornecer recursos para a mesma.

O Google por exemplo carrega suas bibliotecas e scripts a partir do domínio gstatic.com, os scripts, se não me enganos vêm de csi.gstatic.com.

A prática de usar domínios/subdomínios separados visa aumentar a velocidade de carregamento, haja vista que o protocolo HTTP não consegue fazer muitas requisições para um mesmo endereço simultaneamente.

Dessa forma, você "engana" o protocolo e carrega tudo o que precisar para a coisa funcionar ao mesmo tempo que carrega aquilo que o usuário vai realmente ver.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se estamos falando da mesma coisa, eu tenho para comigo que um CDN não é algo que se "cria". É apenas um subdomínio ou até mesmo um domínio diferente da aplicação que vai utilizá-lo que serve para fornecer recursos para a mesma.

O Google por exemplo carrega suas bibliotecas e scripts a partir do domínio gstatic.com, os scripts, se não me enganos vêm de csi.gstatic.com.

A prática de usar domínios/subdomínios separados visa aumentar a velocidade de carregamento, haja vista que o protocolo HTTP não consegue fazer muitas requisições para um mesmo endereço simultaneamente.

Dessa forma, você "engana" o protocolo e carrega tudo o que precisar para a coisa funcionar ao mesmo tempo que carrega aquilo que o usuário vai realmente ver.

sim é isso mesmo, mas pelo q vi tem q desabilitar coockies do dominio ou subdomino do cdn, e tipo como q faço isso só no subdomínio? para que nao mande imagem com coockies, e quantos cdns é recomendado? obrigado t+

Compartilhar este post

Link para o post

Content Delivery Network não se resume apenas a ser um subdomínio. O principal objetivo hoje, toma a vantagem de Cloud Computing no modelo IaaS. São diversos mirrors do seu servidor distribuídos pelo globo onde será selecionado sempre o espelho de menor latência para atender à requisição.

Curioso que ainda estes dias eu estava estudando como definir um CDN. Se quiser algo pronto e já consolidado, pode optar pelos serviços da Amazon que, sem dúvida, é o que pode se conseguir de melhor em CDN via IaaS.

Última observação é que não é necessário que seja um subdomínio.

Vamos às vantagens que um CDN pode nos oferecer.

A primeira, como já foi citada, se você possuir um serviço de IaaS, é a baixa latência na resposta do servidor.

No longínquo passado, nosso colega Internet Explorer 6- se limitava a duas transferências HTTP por domínio. No Windows XP, o limite máximo era de 3 transferências independente de navegador. Havia um patch que se propunha a aumentar consideravelmente este limite.

Não posso afirmar com certeza mas, considerando os gerenciadores de download atuais, o limite comum é de 10 conexẽs simultâneas.

A ideia do domínio com nome diferenciado do principal atende ao propósito das múltiplas requisições e ao próximo propósito:

Domínio livre de cookies.

Um cookie é uma informação que, durante seu tempo de vida, trafega entre TODAS as requisições de determinado domínio e seus respectivos subdomínios.

Um cookie definido por imasters.com.br trafega em todas as requisições de forum.imasters.com.br

Uma das alternativas é possuir um subdomínio de navegação www.______ e um (ou mais) subdomínio(s) de arquivos estáticos static.____

Se você não gosta do www antes do domínio, a saída pode ser criar um outro domínio para os arquivos estáticos, como é o caso do Youtube.

Material para leitura complementar:

http://www.ravelrumba.com/blog/static-cookieless-domain/

http://www.riyaz.net/blogging/setup-own-cdn/890/

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, como não entendo tanto assim do assunto, dei uma explanação básica e bem grosseira.

Parabéns pela explicação melhorada.

Compartilhar este post

Link para o post

realmente esta muito bem feita, vlew mesmo pela ajuda!

agora abusando um pouco mais da ajuda de vcs gostaria de uma opnião.

estou fazendo um guia online e nele tem logos de clintes, imagens de albuns de fotos, banners, e imagens padrao do site.

só na pagina inicial deve carregar umas 20 ou 30 logos e uns 10 banners, texto, imagens padrao do site, e js pelo menso uns 4 js.

consegui otimizar bastante o site tanto q ele ta carregando em 900 milesegundos porem quero otimizar ao extremo. tanto só ta faltando melhorar os expires e o cdns.

pelo vafo te ter varias imagens eu tava pensando criar 5 cdns.. seria eles um para logos, um para imagens de albuns, um para banners, um para imagens padrão do site e um para js e css.

você acha q isso ajudaria ou atrapalharia?

estamos falando de muitas imagens mesmo, brincando no minimo cada pagina dve ter mesmo sendo miniatura umas 20 ou 30 imgs falo no minimo mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Você deve levar mais em conta a quantidade de acessos. Uma CDN como a Akamai está preparada para receber múltiplos acessos.

Eles geralmente tem vários servidores, e fazem a chamada duplicação de conteúdo. Estão aptos a receber apenas mídias, scripts, folhas de estilo e outras coisas necessárias para seu website rodar. Quando o usuário faz a requisição, eles procuram o armazenador mais próximo que contém aquela mídia.

Veja, por exemplo, o Facebook. As imagens carregam num piscar de olhos. Eles dividem entre vários hospedeiros de CDN, e é tudo acessado pelo domínio fbcdn.net.

Claro que, para burlar o limite de requests, é bom começar criando subdomínio, mas se a coisa aumentar bastante, começar a cair constantemente e a ficar lento, convém pagar um serviço especializado.

Compartilhar este post

Link para o post

pelo vafo te ter varias imagens eu tava pensando criar 5 cdns.. seria eles um para logos, um para imagens de albuns, um para banners, um para imagens padrão do site e um para js e css.

calma amigo, você não entendeu direito..

muitas requisições DNS atrapalham. Saiba dosar.

Eu pessoalmente acho 5 dns diferentes um pouco de exagero.

Eu usaria, um subdominio para imagens, e outro para css.

E só.

Com isso teríamos ao total 3, css, imagens e html.

Note, que isso não tem nada a ver com cdn. Distribuir seus conteudos em (sub)?dominios diferentes, é uma coisa, CDN é outra, completamente diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Veja, esta afirmação

pelo menso uns 4 js.

desmente esta

tanto só ta faltando melhorar os expires e o cdns.

O ato de publicar seu desenvolvimento pode ser chamado de build ou deploy. Independente do processo, uma das coisas que deve ser feita é a minimização e unificação de arquivos JS e CSS.

Uma ferramenta muito útil para esto é o minify

Desta forma, você teria apenas UM JS e não 4.

Tiro no pé. Como já disse o @William Bruno, cada subdomínio consiste em uma consulta DNS. Muitas consultas acabam acarretando o efeito contrário, gastamos muito mais tempo para encontrar os servidores do que aguardando downloads em um único servidor. Entenda também, que de nada adianta baixar todo o conteúdo de uma única vez e ter que aguardar toda essa informação ser colocada em ordem para poder ser vista e utilizada. Download de imagem exige processamento, que pode ser mais danoso para uma resposta rápida que o download da própria imagem.

Veja este teste publicado pelo Yahoo!: http://yuiblog.com/blog/2007/04/11/performance-research-part-4/

As imagens de interface da página também podem ser combinadas em apenas uma - ou algumas - e fazer uso da técnica de CSS Sprites

Uma busca rápida pelo Google pode apontar diversos geradores de Sprites, online ou não.

O Yahoo! mantém uma lista de boas práticas de performance que regem o rankeamento da extensão para navegadores YSlow.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.