Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cabral Desenvolvedor

Criação de sistema Open Source

Recommended Posts

Bom dia galera do Imasters,

Para a aprimoração das técnicas de desenvolvimento de sistemas em PHP, JS, HTML, etc, gostaria de discutir e levantar idéias para desenvolvimento de um sistema open source criado por nós membros do fórum ou por qualquer outra pessoa com bons conhecimentos em desenvolvimento.

O que acham?

Já tenho algumas idéias, incluindo um sistema de minha necessidade na qual já montei 2 versões do mesmo e gostaria de montar uma terceira de forma mais enxuta, e acredito que este seja o momento.

Abraços galera!!! :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bacana.... fale mais sobre sua ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

bacana.... fale mais sobre sua ideia.

Que tal um guia comercial? Com a possibilidade de instalação e criação de plugins, temas, etc?

No momento possuo um sistema assim, porém ele não permite criação e instalação de plugins à parte, temas, etc, já que eu montei ele específico para mim.

Queria algo Open Source para poder tanto compartilhar conhecimento quanto ganhar novos conhecimentos, técnicas de desenvolvimento, discutir a contrução de vários algoritmos, etc.

E então?

Compartilhar este post

Link para o post

tio classipress?

eu topo, mas so se for OO...e usando algum framework ( por exemplo a loja virtual do momento eh o magento, ele foi montado usando o zend framework...)...

tio classipress?

eu topo, mas so se for OO...e usando algum framework ( por exemplo a loja virtual do momento eh o magento, ele foi montado usando o zend framework...)...

Sim, vai ser OO, principalmente o meu foco com este projeto será estudar e aprender Design Patterns. Não sei se usar um framework seja tão necessário, o WordPress por exemplo utiliza algum framework?

Agradeço pelo interesse em participar!!!

Compartilhar este post

Link para o post

o wordpress bem utilizado se torna um framework....eu estou aprendendo o zend, q eh o mais completo e o mais complexo, ele utiliza muito desaign patterns, principalmente pra banco de dados...

o wordpress bem utilizado se torna um framework....eu estou aprendendo o zend, q eh o mais completo e o mais complexo, ele utiliza muito desaign patterns, principalmente pra banco de dados...

E se com os conhecimentos então que você está adquirindo, nós pudéssemos transformar este projeto em um projeto no qual não necessitasse de uma framework específico para ser construído e sim apenas com PHP puro, para aumentar o grau de aprendizado em Design Patterns?

No momento o framework que conheço muito bem é o jQuery, mas ele é para javascript e sinto que com ele, escreve muito menos e faço muito mais. Frameworks PHP também são assim?

Compartilhar este post

Link para o post

E se com os conhecimentos então que você está adquirindo, nós pudéssemos transformar este projeto em um projeto no qual não necessitasse de uma framework específico para ser construído e sim apenas com PHP puro, para aumentar o grau de aprendizado em Design Patterns?

No momento o framework que conheço muito bem é o jQuery, mas ele é para javascript e sinto que com ele, escreve muito menos e faço muito mais. Frameworks PHP também são assim?

sim, mas eh quase impossivel você usar OO e design patterns sem usar ou criar um framework, e criar um pra fazer um projeto demandaria muito tempo escrevendo e testando, principalmente testando, estes q estao disponiveis ae ja foram testados, tem uma grande documentacao...eu estou estudando zend, tem gente q prefere outros frameworks...ae ja eh outra questao...

Bom dia,

Eu topo também, porém andei observando que vários projetos começam e morrem aqui no fórum.

Qual seria o motivo real?

Apenas entusiasmo inicial?

Falta de conhecimento?

Falta de tempo por parte de quem participa?

Falta de comprometimento por ser colaborativo?

Obs: Se tivesse a possibilidade de ser desenvolvido com as tecnologias "puras" seria sensacional para o aprendizado, proporcionando também a possibilidade dos que tem menos conhecimento participarem.

Compartilhar este post

Link para o post

sim, mas eh quase impossivel você usar OO e design patterns sem usar ou criar um framework, e criar um pra fazer um projeto demandaria muito tempo escrevendo e testando, principalmente testando, estes q estao disponiveis ae ja foram testados, tem uma grande documentacao...eu estou estudando zend, tem gente q prefere outros frameworks...ae ja eh outra questao...

Ahhh... entendi agora a necessidade de um framework... então os frameworks em php são geralmente para cumprir as necessidades de design pattern? Quais outras coisas que podemos montar mais facilmente utilizando frameworks em PHP?

Ahhh... entendi agora a necessidade de um framework... então os frameworks em php são geralmente para cumprir as necessidades de design pattern? Quais outras coisas que podemos montar mais facilmente utilizando frameworks em PHP?

nao, nao cumprir necessidade de design patterns, sao pra facilitar muita coisa, por exemplo a conexao com o banco de dados ja esta pronta, você so define os parametros, ae num ponto você fala, nao kero mais usar mysql, kero usar postgresql, ele ja faz a conversao das sql, ja tem sistema de autenticacao e login multinivel...onde você so precisa dizer os parametros...muita coisa ja esta pronta, como no jquery...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia,

Eu topo também, porém andei observando que vários projetos começam e morrem aqui no fórum.

Qual seria o motivo real?

Apenas entusiasmo inicial?

Falta de conhecimento?

Falta de tempo por parte de quem participa?

Falta de comprometimento por ser colaborativo?

Olá angelorubin, garanto que este projeto não irá morrer, pois o mesmo além de servir como forma de adquirir conhecimentos como qualquer outro projeto do nosso dia-a-dia, até mesmo os projetos que não são open source, eu mesmo vou utilizá-lo e aprimorá-lo, assim como eu já andava fazendo no meu sistema atual. E o melhor, este será open source e servirá para qualquer pessoa que tenha necessidade de implantar um sistema assim em sua cidade, etc.

Não é entusiasmo inicial, já que venho com essa idéia há alguns anos.

Tempo eu até tenho algumas horas por dia, em torno de umas 3 para poder trabalhar em cima deste projeto.

A vantagem que vejo em sistemas Open Source é poder estudar, entender e discutir os códigos de outras pessoas, aprender novos padrões, etc, afinal, n cabeças pensam melhor que 1.

Compartilhar este post

Link para o post

nao, nao cumprir necessidade de design patterns, sao pra facilitar muita coisa, por exemplo a conexao com o banco de dados ja esta pronta, você so define os parametros, ae num ponto você fala, nao kero mais usar mysql, kero usar postgresql, ele ja faz a conversao das sql, ja tem sistema de autenticacao e login multinivel...onde você so precisa dizer os parametros...muita coisa ja esta pronta, como no jquery...

Nossa cara, não tinha pensado por este lado, realmente muito interessante, conhece outros frameworks?

Cabral,

Você possui alguma documentação das versões anteriores desse software?

Olá Prog, possuo sim os diagramas de banco de dados, caso de uso, assim que chegar em casa vou procurar e ver se faço upload. Inclusive muita coisa fui notando com o tempo que posso aprimorar neste projeto open source, como citei anteriormente, criar um sistema de temas, plugins, e melhorar a forma que são cadastrados as categorias.

Antes as categorias eram cadastradas em uma tabela no banco, e elas poderiam ter subcategorias cadastradas em outra tabela e se limitava à isso. Neste novo projeto gostaria de montar uma forma que tivesse n categorias dentro uma das outras, caso o admin quisesse separar os registros.

Outra coisa que acho interessante melhorar que antes não havia como fazer é o registro estar relacionado com n categorias e subcategorias. Antes só podia estar em uma subcategoria que estava em uma categoria.

Não sei se estes diagramas antigos vão ajudar, mas caso achem interessante posso montar novos diagramas, ou melhor ainda, podemos montar todos juntos, todos citar sugestões, etc.

cabral...sim existem outros: cakephp, code igniter, kohana, symphony....o unico com o q eu me adaptei foi o zend, os outros nao chegam ao nivel de complexidade e completude, (nem de oo e design patterns) do zend framework....

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se estes diagramas antigos vão ajudar, mas caso achem interessante posso montar novos diagramas, ou melhor ainda, podemos montar todos juntos, todos citar sugestões, etc.

O ideal seria que quem fosse participar pudesse dar sugestões, mas é necessário haver um líder, aquele que determina quais os caminhos a seguir, quais alterações serão incluidas para as releases, qual o melhor modelo de dados, assim por diante, claro que tudo de maneira colaborativa.

Diagrama é legal, pode ajudar a entender melhor a idéia do seu programa.

Os casos de uso acho mais importantes neste momento, mas se houver uma descrição detalhada das coisas, também ajuda.

você tem algum cliente usando essa ferramenta?

Sugiro que crie o projeto no GitHub e a partir daí o projeto vai fluir.

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal seria que quem fosse participar pudesse dar sugestões, mas é necessário haver um líder, aquele que determina quais os caminhos a seguir, quais alterações serão incluidas para as releases, qual o melhor modelo de dados, assim por diante, claro que tudo de maneira colaborativa.

Diagrama é legal, pode ajudar a entender melhor a idéia do seu programa.

Os casos de uso acho mais importantes neste momento, mas se houver uma descrição detalhada das coisas, também ajuda.

você tem algum cliente usando essa ferramenta?

Sugiro que crie o projeto no GitHub e a partir daí o projeto vai fluir.

Então, na verdade quem utiliza esta ferramenta sou eu xD. A primeira versão que montei dele foi como base do TCC do meu curso técnico há alguns anos atrás. A segunda versão montei para aprimorar e incrementar a versão anterior, além de re-escrever a maior parte do código com melhorias, comentários, etc.

Como versionamento do código, utilizo o SVN, ainda não aprendi o GIT... É difícil trabalhar com ele?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa,

O GIT é fácil e no meu ponto de vista melhor que o SVN pois trabalha de forma distribuída e não centralizada.

Quanto ao framework, eu acho que o ideal seria desenvolver algo sem utilizar-se de um, pois assim consegue-se entender melhor como funcionam os design patterns. Por exemplo poucas pessoas sabem como realmente montar uma aplicação utilizando MVC, sem utilizar um framework.

Mas acho que o principal, é entender e fixar os conceitos de OOP antes mesmo de querer aprender Design Pattern.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa,

O GIT é fácil e no meu ponto de vista melhor que o SVN pois trabalha de forma distribuída e não centralizada.

Quanto ao framework, eu acho que o ideal seria desenvolver algo sem utilizar-se de um, pois assim consegue-se entender melhor como funcionam os design patterns. Por exemplo poucas pessoas sabem como realmente montar uma aplicação utilizando MVC, sem utilizar um framework.

Mas acho que o principal, é entender e fixar os conceitos de OOP antes mesmo de querer aprender Design Pattern.

Abraços.

eu ja comecei a fazer um, mas nao dei tantos testes...ae eu recomecei a fazer outro...so fiz at agora as classes de db, so de sql, so esta com um problema no select, o resto esta perfeito...ajuda?

Opa,

Abraços.

E qual a melhor maneira de iniciar com o GIT alguém que está acostumado com SVN? Talvez com este projeto seja este o momento então de aprender o GIT, mas poderia citar as vantagens dele em ser distribuido e não centralizado?

Eu também acho interessante o desenvolvimento sem a utilização de um framework apesar de eu sempre querer aprender a usar um.

eu ja comecei a fazer um, mas nao dei tantos testes...ae eu recomecei a fazer outro...so fiz at agora as classes de db, so de sql, so esta com um problema no select, o resto esta perfeito...ajuda?

A partir da minha primeira versão deste sistema eu havia montado um, depois aperfeiçoei ele e agora mudei quase que completamente a forma de utilizá-lo com coisas que aprendi com o tempo desenvolvendo em OOP. Mas agora estou querendo aprender mais e mais de design patterns, acho que se todos puderem colaborar com um pouco disto será de grande valia. A minha idéia é montar um projeto bem documentado e com código bem comentado, etc... Acho que isso é o essencial para qualquer projeto

A partir da minha primeira versão deste sistema eu havia montado um, depois aperfeiçoei ele e agora mudei quase que completamente a forma de utilizá-lo com coisas que aprendi com o tempo desenvolvendo em OOP. Mas agora estou querendo aprender mais e mais de design patterns, acho que se todos puderem colaborar com um pouco disto será de grande valia. A minha idéia é montar um projeto bem documentado e com código bem comentado, etc... Acho que isso é o essencial para qualquer projeto

Compartilhar este post

Link para o post

usar algum fw é meio complicado nesse caso, pq nem td mundo tem a mesma base...

Compartilhar este post

Link para o post

posso dizer q usa varios conceitos, ate mesmo os mais basicos do OO e design pattern, esta bem inspirador...kiser eu mando os arquivos...

Compartilhar este post

Link para o post

usar algum fw é meio complicado nesse caso, pq nem td mundo tem a mesma base...

Em relação à isso eu concordo, eu mesmo sempre desenvolvi meus projetos sem o uso de frameworks. Mas lógico que penso em estudar um e ter a oportunidade de implementá-lo algum dia.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, pra começar com o GIT, aconselho a leitura de um guia de referência do mesmo: http://gitref.org/ ou http://progit.org/book/

E sobre seu processamento distribuido, temos inúmeros artigos em blogs que explicariam melhor do que eu! ^_^

Posta as dúvidas que o pessoal tenta ajudar.

Mas se vocês vão montar o projeto, creio que podem começar do zero, assim ajuda a fixar melhor o conceito, não acha?

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

posso dizer q usa varios conceitos, ate mesmo os mais basicos do OO e design pattern, esta bem inspirador...kiser eu mando os arquivos...

Opa... pode mandar sim... vou mandar os meus também... assim teremos uma noção dos padrões de nomenclatura que cada um usa para podermos chegar em um padrão à ser utilizado neste novo projeto.

Estou pensando em criar algum espaço em um servidor na qual todos nós tenhamos acesso para o compartilhamento de arquivos iniciais, diagramas, materiais, etc. O que sugerem?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa... pode mandar sim... vou mandar os meus também... assim teremos uma noção dos padrões de nomenclatura que cada um usa para podermos chegar em um padrão à ser utilizado neste novo projeto.

Estou pensando em criar algum espaço em um servidor na qual todos nós tenhamos acesso para o compartilhamento de arquivos iniciais, diagramas, materiais, etc. O que sugerem?

seria bom...enviei uma mp para você me enviar seu email, nao posso convidar todo mundo para ver meus arquiovs pois la o limite eh de 5 pessoas, incluindo a mim...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.