Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cabral Desenvolvedor

Criação de sistema Open Source

Recommended Posts

seria bom...enviei uma mp para você me enviar seu email, nao posso convidar todo mundo para ver meus arquiovs pois la o limite eh de 5 pessoas, incluindo a mim...

Qual serviço utilizar para hospedar nossos materiais? Dropbox seria bom para isto? Teria limite de pessoas para acesso aos arquivos? Alguém tem uma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tou dentro, mas aqui no fórum tem cérebros muito evoluídos, que começam a dificultar logo no início e querem impor suas regras, correndo com os demais membros.

E no final só apagam fogos e o projeto vira cinza!

Digo por que já vi projetos aqui inciados e que não foram pra frente, por causa da burocracia existencial em alguns seres humanos de achar que o mundo gira em torno de somente alguns.

E quem sabe este projeto sai, se estes não participarem com exceção de João Batista Neto

Compartilhar este post

Link para o post

Tou dentro, mas aqui no fórum tem cérebros muito evoluídos, que começam a dificultar logo no início e querem impor suas regras, correndo com os demais membros.

E no final só apagam fogos e o projeto vira cinza!

Digo por que já vi projetos aqui inciados e que não foram pra frente, por causa da burocracia existencial em alguns seres humanos de achar que o mundo gira em torno de somente alguns.

E quem sabe este projeto sai, se estes não participarem com exceção de João Batista Neto

eu trocaria "burocracia" por "padrao", ouvir pessoas experientes nao faz mal algum, alem disso qq organizacao q se preze usa, claro, organizacao, um padrao, isto serve para medir a qualidade do q esta sendo processado.

Compartilhar este post

Link para o post

eu trocaria "burocracia" por "padrao", ouvir pessoas experientes nao faz mal algum, alem disso qq organizacao q se preze usa, claro, organizacao, um padrao, isto serve para medir a qualidade do q esta sendo processado.

Pessoal, para não ter brigas nem dificuldades no desenvolvimento, lógico que temos que combinar e adotar um padrão de nomenclatura, separação dos arquivos, etc... mas claro também que isso vamos decidir em conjunto, cada um mostra arquivos, idéias, sugestões, etc e em conjunto veremos o que é melhor adotar, fazer, etc...

Então alguma sugestão aonde alocar os arquivos iniciais como imagens, códigos, diagramas, etc dos membros que gostariam de participar?

Bom... a maioria aqui sabe trabalhar com GIT ou SVN?

Eu costumo utilizar mapas mentais para gerenciar as idéias de um sistema. Vou postar alguns com algumas idéias que tive para o projeto. :thumbsup:

eu prefiro git, mas tanto faz...sobre imagens, diagramas, eu prefiro uml, ja eh universal e conhecido do bom desenvolvedor...

Sim sim, acho que UML é melhor mesmo para a modelagem do sistema e é universal, coisa essencial para um projeto Open Source... O que quis dizer com os mapas mentais é apenas uma forma inicial de colocar o BrainStorm do que o sistema realmente tem que fazer para então iniciar a modelagem dos dados

Se precisarem de ajuda pra usar o git juntamente com o github, configurações e etc, podem contar cmg.

Abraços,

Opa, serei um dos que precisará de ajuda... Tentei usar o GIT uma vez mas não entendi muito como funciona. Seria possível a criação de uma video aula ensinando desde a instalação até o uso? Utilizo Windows 7 para o desenvolvimento.

Compartilhar este post

Link para o post

cabral, o ideal eh utilizar uma IDE q de suporte ao git, como zend studio e netbeans, tem tb o tortoise git q eh bom tb, nao precisa mecher na linha de comando...

Eu gosto de utilizar uma IDE open source chamada Aptana Studio e ele tem suporte ao GIT. Já cheguei instalar aqui no meu serviço o Tortoise para o GIT mas apanhei feio para conseguir usar e desisti... talvez porque eu estava acostumado com o Tortoise SVN e o Tortoise GIT é totalmente diferente.

Então pessoal, um outro sistema que também seria interessante e de grande valia para os profissionais da área didática é um sistema de ensino.

Já experimentei (tentei usar o Moodle), mas achei ele ao mesmo tempo que confuso, meio arcaico e ultrapassado. Lógico que ele atende e deve atender muitas universidades, profissionais, etc, mas mesmo assim achei esquisito.

Este poderia ser também um dos sistemas que podemos montar... O que acham?

Algo mais voltado para qualquer pessoa que queira ter um sistema para postar aulas, materiais e videos sobre alguma matéria, etc... Eu mesmo sempre tive vontade de ensinar pela web.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa... até aí sem problemas, tenho contato com profissionais da área.

sendo assim, beleza...

acho q vou dar uma ideia: pq nao fazemos um core de um cms, e conforme necessidade fazemos plugins etc...cabral, recebeu meu email?

Compartilhar este post

Link para o post

Então Cabral, quanto a vídeo aula, fica complicado para eu fazer pois não disponho de muito tempo, rotina de viagens e etc.

Mas qualquer coisa manda uma MP que passo meus contatos e vamos nos falando e vou ajudando com o projeto na medida do possível.

Sobre a idéia de desenvolver um CMS, por menor que seja, acho fantástica em termos de aprendizado.

Abraços,

Cabral,

O GIT eu uso por linha de comando e não em uma IDE, no APTANA para linux tem linha de comando e etc, eu acho mais prático do que ficar clicando! rs

Igor,

Qual vocês estão utilizando? V1 ou V2? O V2 é o que está com problemas nas classes de banco?

Não vão iniciar um projeto do zero? Vão fazer o Guia Comercial, E-learning ou CMS?

Ps.: Acho que estou meio perdido ainda nestas questões

Bom,

Criei um projeto no Github (http://www.github.com/) para dar início.

Pra quem já está mais acostumado, git@github.com:xiris/ooimproject.git

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

por mim sem problemas comecar do zero, so passei os codigos pra avaliacao, e conhecimento, cabral, nao entendi sua pergunta ultima...

O que eu quis dizer é se montássemos ao invés de um CMS que é muito mais genérico e logo seria maior e levaria mais tempo de análise e desenvolvimento, algum sistema mais específico como o E-learning ou algum outro sistema que alguem sugerir...

Compartilhar este post

Link para o post

A idéia do Igor quando usou a palavra CMS (pelo menos foi a minha interpretação) seria como criar um "core" do projeto.

Este core serviria para criar outros sistemas, seja o projeto de Eduação a Distância ou o do Guia Comercial.

Edit: Fiz um acerto numa palavrinha ali errada... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

instalacao de plugins, temas, sistema de autenticacao multinivel, criacao de menus e paginas...sistema de db, upload.....acho q ta faltando mais alguma coisa...

uma ideia a juntar: um sistema de gerenciamento de projeto, eu pensei em fazer em flez e comcorrer com o M$ Project e o oracle primavera...tem o dotprojet q serve bem mais em usabilidade, eh f.oda, eu tenho o pmbok (project management best of knowledge) pra nos guiar....eh so uma ideia...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostei da ideia, e também quero desenvolver um sistema acadêmico open source, juntando com suas ideias ficaria perfeito, mais eu acho que além de utilizar OOP e Design patterns serial ideal utilizar MVC com ou sem Framework, por que? Porque a utilização de MVC facilitaria muito o desenvolvimento, podendo dividir melhor as tarefas entre Front-end e back-end, e quando o projeto estiver pronto, sera muito mais fácil fazer alteração e da manutenção na aplicação desenvolvida pelo nosso projeto. Caso a gente não utilizar nenhum Framework podemos criar a o projeto em MVC também, assim o pessoal que ainda não conhece o MVC ou se ja utilizou mais não sabe como funciona, intenderá como funciona o processo de MVC no PHP, tipo ele saberá como o Controller envia as variaveis para a View, Poderemos utilizar Models como ORM assim ele ira aprender o que e um ORM e como utilizar um. Assim todos que participaram dele irá aprender muito.

OOP, Design patterns, MVC, ORM e AR

Compartilhar este post

Link para o post

jonata, nao eh orm como models, eh models como orm, orm eh um conceito e models eh uma forma de implementa-lo...todo o core sera desenvolvido do zero, porem esta eh a unica coisa decidida ainda...temos q nos reunir online pra decidir e comecar...ha, outra coisa q foi desicida eh usar o git pra versionamento....

Compartilhar este post

Link para o post

Ae gente o Grupo Do Windows live esta criado por min Grupo basta acessar esta pagina e pedir para participar. Estou Esperando =D

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores,

Sei que é esquisito ler isso, porém tentem manter o tópico.

A sala de PHP não é destinada a bate-papo. Removi toda a conversa que não tinha ligação com o intuito deste.

Troquem msn, gtalk, facebook, orkut, enfim.. oque quiserem e conversem por lá.

Att,

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.