Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jonatha Ferreira

[Resolvido] Framework PHP Baseado em ASP.NET MVC

Recommended Posts

Ola galera do Imasters,

Estou com á ideai de desenvolver um Framework PHP, baseado em ASP.NET MVC, O principal objetivo do projeto e proporcional um ambiente de programação idêntico ao ASP.NET MVC, oferecendo também seus benefícios.

Quem já programou em ASP.NET MVC sabe que e muitos gostoso, Não só o ASP.NET MVC, e sim o .NET em geral.

Então eu gostaria de debater esta ideia com vocês,

Estou procurando ideias, sugestões, criticas e ate mesmo colaboradores, eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre esta ideia, oque vocês acham dela?

Por favor compartilhem

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

...identico como? da um exemplo... ou você quer dizer arrastar componentes so? rs

Idêntico nos código, Por exemplo usar Razor view Engine, e as biblioteca do .net.

Um modelo de programação igual do ASP.NET MVC.

O Basicamente o PRADO, mais nada de Componestes, O PRADO e Baseado em ASP.NET e a minha ideia e voltada para o ASP.NET MVC que não utilizada componentes e sim HTML Helpers e no padrão MVC, como HTML.ActionLink()

Controller

namespace Application\Controllers
{
use System;
use System\IO;
use System\Web;
use System\Web\Mvc;

class HomeController extends Controller
{
	public function ActionIndex()
	{
		$FileInfo = new FileInf('\path');
		return View();
	}

public function ActionAbout()
	{
		$ViewBag->Message = "Framework PHP baseado em ASP.NET MVC!";
		return View();
	}
}
}

View

<!DOCTYPE html>
PUBLIC 
<html>
<head>
   <meta charset="utf-8" />
   <title>@$ViewBag.Title</title>
   <link href="@Url.Content("~/Content/Site.css")" rel="stylesheet" type="text/css" />
   <script src="@Url.Content("~/Scripts/jquery-1.5.1.min.js")" type="text/javascript"></script>
   <script src="@Url.Content("~/Scripts/modernizr-1.7.min.js")" type="text/javascript"></script>
</head>
<body>
   <div class="page">
       <header>
           <div id="title">
               <h1>Minha aplicação PHP MVC baseado em ASP.NET MVC</h1>
           </div>
           <nav>
               <ul id="menu">
                   <li>@Html.ActionLink("Home", "Index", "Home")</li>
                   <li>@Html.ActionLink("About", "About", "Home")</li>
               </ul>
           </nav>
       </header>
       <!--
       dasdsd
       -->
       <section id="main">
           @$RenderBody()
       </section>
       <footer>
       </footer>
   </div>
</body>
</html>

Compartilhar este post

Link para o post

isso me lembra o smarty...

Compartilhar este post

Link para o post

outra, eu fui ano passado no evento do rio da M$ sobre mvc e html5, veio aps.net usa um componente pra ser totalmente mvc e OO....se a gravacao nao fosse grande eu t enviava...pra você ver...php pode ser sim muito superior em oo comparado ao asp.net....

outra, eu fui ano passado no evento do rio da M$ sobre mvc e html5, veio aps.net usa um componente pra ser totalmente mvc e OO....se a gravacao nao fosse grande eu t enviava...pra você ver...php pode ser sim muito superior em oo comparado ao asp.net....

Mais eu não estou querendo fazer uma disputa entres os 2, apenas quero oferecer uma Framework PHP idêntico ao ASP.Net MVC, ate porque o ASP.NET não e uma linguagem e sim uma plataforma. Hoje temos o PRADO, que e um excelente framework PHP com base no ASP.NET, agora a minha ideia e fazer um inspirado no ASP.NET MVC, assim possibilitando aos programadores PHP que vieram do ASP.NET MVC, ter um ambiente igual.

Tambem tem muitos programadores PHP que gostam do ASP.NET mais e obrigado a trabalhar com o PHP, dentro de uma empresa, que foi o meu caso, se existisse uma Framework deste, eu me sentiria melhor, por esta programando em PHP, mais jeito que eu gosto.

Deu para intender agora onde quero chegar?

Compartilhar este post

Link para o post

sim, ae q ta, você nao leu o q eu disse, o asp.net nao eh mvc, ele tem q ter um componente a parte, opcional instalado pra ser mvc, o php eh mvc nativo, nao tem como você fazer algo baseado num inferior...digo, com menos recursos...

sim, ae q ta, você nao leu o q eu disse, o asp.net nao eh mvc, ele tem q ter um componente a parte, opcional instalado pra ser mvc, o php eh mvc nativo, nao tem como você fazer algo baseado num inferior...digo, com menos recursos...

ASP.NET MVC é um módulo do Framework .NET. É uma implementação MVC para ser utilizado no Framework. Porém, qualquer um pode fazer sua própria implementação. Também existem outras implementações modulares, por exemplo: MVC#, Maverick.NET, Bistro, PRISM, entre outros.

Seria como extender as funcionalidades do Framework básico. Assim como o Zend é modular, você pode usar partes dele ou acrescentar novas. Não estou comparando Zend com .NET Framework, apenas mencionando uma característica... modularidade.

Compartilhar este post

Link para o post

@prog, eu kiz dizer q no asp.net você nao programa mvc nativo, você precisa de um modulo a parte,

@evandro, você eh inteligente demais pra pedir q eu desenhe, eu kiz dizer q o php nao precisa de algo a mais pra ser mvc, veja o exemplo do java, o java precisa q você add o driver do banco de dados, o php ja tem o driver nativo, nao precisa instalar...

#3, eu so vi o controller e o view, kd o model?

@prog, eu kiz dizer q no asp.net você nao programa mvc nativo, você precisa de um modulo a parte,

esse modulo a parte seria um framework?

esse modulo a parte seria um framework?

segundo o post #8 do prog, sim...

agora kero saber o pq do '-1', ninguem tentou me convencer q estou errado...dar '-1' eh facil, abrir a boca e soltar o argumento ninguem ta sabendo fazer...

Compartilhar este post

Link para o post

MVC é um modelo, um conceito, um padrão... a implementação deste modelo pode ser de várias maneiras. Você pode pegar a idéia e implementá-la, não precisa usar o que já esta pronto, isto é opcional. Como em .NET a coisa toda é meio que misturada, a linguagem, o Framework e a tecnologia, os conceitos se misturam.

Eu confesso que também fiquei sem entender quando você usou a palavra "nativo". O exemplo que você deu sobre o PHP, é preciso a biblioteca cliente do banco de dados instalada/copiada no servidor para que o acesso "nativo" ao banco de dados do PHP funcione, enquanto que os drivers jdbc tipo 4 não precisa dessas bibliotecas. O que é mais "nativo"?

Compartilhar este post

Link para o post

o jdbc não precisa do .jar do banco?

Compartilhar este post

Link para o post

esse MVC á tenso em kkkkk ..

achava que MVC podia ser 'implementado' em qualquer linguagem que se possa usar o paradigma da OOP..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não quero fazer algo superior ou inferior ao PHP, a ideia e desenvolver um Framework PHP baseado no Framework ASP.NET MVC, assim como existe o PRADO que e um Framework PHP baseado no ASP.NET (Orientando a componentes), eu quero fazer um em MVC, e mais ou menos um YII Framework que na minha opinião chega bem próximo do ASP.NET MVC

Eu não quero fazer algo superior ou inferior ao PHP, a ideia e desenvolver um Framework PHP baseado no Framework ASP.NET MVC, assim como existe o PRADO que e um Framework PHP baseado no ASP.NET (Orientando a componentes), eu quero fazer um em MVC, e mais ou menos um YII Framework que na minha opinião chega bem próximo do ASP.NET MVC

beleza....entao vamos mudar o foco, uma vez eu cheguei pro orientador do meu projeto na faculdade, e falei q keria construir um cms ( vou t fazer a pergunta q me foi feita por ele): você ja pesquisou os outros frameworks? vantagens e desvantagens? o q oferecem e nao oferecem? a diferenca deles pra asp.net?

eu acho q antes q um programdor asp.net venha pegar um framework php baseado em asp.net, ele nao deveria aprender o basico do php? tem um cara no forum q esta apanhando pra por um formulario de asp pra php, pq? ele nao sabe o basico do php, este eh o ponto 1

ponto 2, se existe o prado q segue a filosofia, modelo, seja la o q for, pq construir outro? nao eh principio do oo, nao reinventar a roda?

Compartilhar este post

Link para o post

esse MVC á tenso em kkkkk ..

achava que MVC podia ser 'implementado' em qualquer linguagem que se possa usar o paradigma da OOP..

MVC pode ser implementando em qualquer linguagem, e essa linguagem não precisa estar voltada ao paradigma de orientação à objetos.

MVC é apenas uma forma de melhor organizar da estrutura da aplicação, e não depende de linguagem ou paradigma para ser implementada de forma correta.

Uma aplicação procedural pode muito bem se enquadrar naquilo proposto pelo MVC.

Um padrão de projeto não é nada mais além disso, um Padrão. E você pode implementá-lo em qualquer paradigma.

Compartilhar este post

Link para o post

beleza....entao vamos mudar o foco, uma vez eu cheguei pro orientador do meu projeto na faculdade, e falei q keria construir um cms ( vou t fazer a pergunta q me foi feita por ele): você ja pesquisou os outros frameworks? vantagens e desvantagens? o q oferecem e nao oferecem? a diferenca deles pra asp.net?

eu acho q antes q um programdor asp.net venha pegar um framework php baseado em asp.net, ele nao deveria aprender o basico do php? tem um cara no forum q esta apanhando pra por um formulario de asp pra php, pq? ele nao sabe o basico do php, este eh o ponto 1

ponto 2, se existe o prado q segue a filosofia, modelo, seja la o q for, pq construir outro? nao eh principio do oo, nao reinventar a roda?

Existe milhares de Frameworks PHP, cada um com suas vantagens e desvantagens, mais cada um tem seu diferencial, e o meu e ser baseado no ASP.NET MVC.

E em segundo lugar um programador que esta aprendendo o básico não vai pegar um Framework para trabalhar, porque ele terá que saber POO, MVC e um pouco de design Patterns, então a minha ideia não e para um programador que esta tentando por um formulario de asp pra php, e sim um programador que trabalha ou gosta de ASP.NET MVC, mais precisa desenvolver um projeto em PHP por algum motivo.

E sobre o PRADO, sim ele realmente segue a filosofia, mais a filosofia do ASP.NET que e baseado em Componetes é e pesado, o projeto esta parado, não tem uma IDE de arrasta e soltar como o Visual Studio e não possibilita trabalhar em MVC.

Compartilhar este post

Link para o post

ultimamente no forum anda aparecendo uns topicos q o pessoal so quer reinventar a roda...

Compartilhar este post

Link para o post

Por um acaso o "cara que está apanhando pra por um formulario de asp pra php" sou eu? Eu não seria exemplo nesse caso, pois não sei o básico de HTML, muito menos ASP ou PHP. Sou do tipo que "programa" baseado no estudo de exemplos, mas não concordo com "estar apanhando", enfim... cada um com sua opinião..

Compartilhar este post

Link para o post

Por um acaso o "cara que está apanhando pra por um formulario de asp pra php" sou eu? Eu não seria exemplo nesse caso, pois não sei o básico de HTML, muito menos ASP ou PHP. Sou do tipo que "programa" baseado no estudo de exemplos, mas não concordo com "estar apanhando", enfim... cada um com sua opinião..

@Flavio Silveira, eu não quis especificar alguém, apenas citei o exemplo que nosso amigo @Igor.php deu, mais se você se ofendeu me desculpe.

Compartilhar este post

Link para o post

então a minha ideia não e para um programador que esta tentando por um formulario de asp pra php, e sim um programador que trabalha ou gosta de ASP.NET MVC, mais precisa desenvolver um projeto em PHP por algum motivo.

como q o cara vai programar em oop no php se nao sabe o basico? me ensina a construir um casa comecando pelo telhado e terminando pelo alicerce?

como q o cara vai programar em oop no php se nao sabe o basico? me ensina a construir um casa comecando pelo telhado e terminando pelo alicerce?

Em qual momento eu disse que o Framework e para um programador que não sabe nem o básico? porque ate onde eu sei um programador que não sabe o básico e nem o que e OOP e nunca ouvir falar em MVC como vai pegar em um framework MVC?

O Framework e para um programador que já sabe as duas linguagem e que sabe programar em OOP

Compartilhar este post

Link para o post

OFF Baseado em alguns argumentos feitos anteriormente...

Não deveria existir o Windows, MySQL, PHP, Photoshop, Blender... este fórum!

Antes desses, outros já existiam. Será que quando eles "reiventaram" conseguiram algo "melhor"?

Compartilhar este post

Link para o post

Tranquilo @Jonatha Ferreira, não foi você quem disse, mas também não me ofendi, só achei o tom um pouco arrogante.

E já que fui citado, vou dar minha opinião: Cada um tem uma maneira de aprender/enxergar programação, linguagens. Uma pessoa pode sim aprender a construir uma casa começando pelo telhado, quando ela construir o telhado ela vai ver que faltou alguma coisa e vai em busca disso, mas ao menos ela já sabe fazer o telhado. Leva mais tempo? É mais "sujo"? Claro que sim, mas contudo, possível, e acho que é esse o ponto.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.