Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jonatha Ferreira

[Resolvido] Framework PHP Baseado em ASP.NET MVC

Recommended Posts

#interpretacao de texto se faz necessario

Eu disse o basico do php, eu falei isto nos diversostopicos, eh so reler...

Mais eu perguntei onde eu disse o básico? porque em nenhum momento eu disse sobre básico, e você que veio com exemplo de programador que não sabe o básico (passa formulário php pra asp), porque assunte que se refere a frameworks, OOP e MVC não e destinado a programadores que não sabem o básico.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O tópico saiu do rumo, se perdeu.

Qual foi o propósito dessa discussão ? Vocês estão falando sobre básico ou não básico, sobre legal ou não legal.. e não irão chegar a lugar algum.

Qual era o intuito inicial ?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual era o intuito inicial ?

Gerar ideias, opiniões e colaboradores para o desenvolvimento de um Framework PHP Baseado no ASP.NET MVC

Mais eu perguntei onde eu disse o básico? porque em nenhum momento eu disse sobre básico, e você que veio com exemplo de programador que não sabe o básico (passa formulário php pra asp), porque assunte que se refere a frameworks, OOP e MVC não e destinado a programadores que não sabem o básico.

exatamente, se o cara nao sabe passar um formulario de asp pra php, ou seja, algo basico, acha q um framework ele conseguira? conhecem gente de dentro do php, kerendo saber oo, mvc, mas nao sabem sequer o basico...ae ficam perdido, destorcem os conceitos (quando leem)...

Compartilhar este post

Link para o post

O William Bruno disse toda a verdade sobre o tópico, então gostaria de volta ao intuito inicial, e para de discutir coisa que não tem nada a ver.

Gerar ideias, opiniões e colaboradores para o desenvolvimento de um Framework PHP Baseado no ASP.NET MVC

Compartilhar este post

Link para o post

a linguaguem q programa influencia no seu estilo de programação, quando você resolve aprender outra seu estimo muda um pouco...... agora querer programar da mesma forma em qualquer linguagem..... me parece sem sentido. aprender algo novo e utilizar velhos habitos/vicios...

a linguaguem q programa influencia no seu estilo de programação, quando você resolve aprender outra seu estimo muda um pouco...... agora querer programar da mesma forma em qualquer linguagem..... me parece sem sentido. aprender algo novo e utilizar velhos habitos/vicios...

2, fora outras coisa q eu citei e ninguem refletiu/levou em consideracao...

Compartilhar este post

Link para o post

Olha bem meu caso, eu adoro o .net quando eu vir pela primeira vez não quis larga mais, mais eu já trabalhava com PHP antes, então fui trabalhar em uma empresa onde se utiliza o PHP e não .NET, mais se eu pudesse escolher entres os 2 eu iria optar pelo .NET, então achei o PRADO, muito legal, baseado em ASP.NET (um copía do ASP.NET) excelente, mais pera ai, o projeto esta parado e não e um framework MVC, e eu prefiro desenvolver em ASP.NET MVC.

Creio eu que muitos programadores já passaram por isso. então surgiu esta ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, vcs conheciam o Phalanger ?

http://phalanger.codeplex.com/

parece que já existe a um bom tempo...

http://meiobit.com/8356/phalanger-compilador-php-para-plataforma-net/

Compartilhar este post

Link para o post

OK. Primeiramente quero que saiba que ninguém aqui tem o intuito de te desencorajar do trabalho. Apenas gostaríamos que fosse utilizado uma experiência anterior para evitar quedas novas em buracos velhos.

Todo tipo de desenvolvimento deve ter como foco a solução de um problema e não a criação de um novo.

Precisamos primeiro identificar o seu projeto, o que ele é, qual é o objetivo, que público ele atende, que problema ele resolve. Depois, como já foi citado, podemos nos utilizar de outras ferramentas para ganhar tempo: não há nenhum outro sistema que atenda às necessidades? Não há forma de estender as implementações conhecidas de forma que possamos passar a atender a nossa necessidade sem retrabalho?

Após o levantamento inicial, precisamos, dentro do nosso ambiente, entender do quê dispomos para começar a construir nossa solução.

Considerando que ASP, .NET e PHP são três desenvolvimentos, isso já traz embarcado toda a análise que fizemos anteriormente. É necessário que se faça a distinção entre os diferentes ecossistemas e aceitar que ASP e PHP foram desenvolvidos para propósitos diferentes, atendem a públicos diferentes e resolvem problemas diferentes. Ainda precisamos encontrar um espacinho para encaixar aí a .NET, que sequer uma linguagem de programação é, mas sim uma plataforma de desenvolvimento. Que atende a novas necessidades, é voltada para um novo público e resolve novos problemas.

Há que se entender as limitações de cada linguagem, o fluxo de trabalho e forma de desenvolvimento. A partir de quando entendemos que PHP não foi concebido para ser utilizado em uma interface drag'n'drop, já descartamos de antemão todos os widgets e componentes que facilitam tanto o desenvolvimento em .NET. Grids, buttons, charts, layers vai tudo pras cucuias. Quando programarmos em PHP, principalmente se o projeto for arquitetado em MVC ou similares, toda essa parte visual pode acabar ficando, inclusive, fora da responsabilidade da linguagem server-side.

Descartamos a View, que não será responsabilidade do PHP, e sabemos que as Models não são responsabilidade do Framework. É na model que a coisa acontece, que as regras de negócio devem ser atendidas, é aqui que vem a individualização de cada sistema.

Chegamos à conclusão que precisamos de um Framework que forneça uma estrutura sólida de organização, que já nos traga helpers - acho que aqui que entra o seu objetivo - que facilitem mais ainda o trabalho, nos envolva em razoáveis camadas de segurança e minimize nossa possibilidade de erros.

Veja como estou atomizando a sua proposta. De um Framework, já sugiro que você monte apenas um set de helpers.

Você mesmo já citou o PRADO e YII. Posso somar a esta lista ZendFramework e Symphony e você tem bons pontos de partida para escolher qual deles você considera mais fácil - ou mais próximo do ambiente desejado - e apenas complementar os sistemas com o que você acredita que falte. Você só tem a ganhar:

- Participação em projetos conhecidos de código aberto com ampla comunidade ativa de desenvolvedores

- Sólidos conhecimentos em ferramentas em uso no mercado

- Alternativas - talvez mais simples - a técnicas que você já conhece e faria de outras formas

- Implementação já aplicada de outros Design Patterns além de MVC

- Posso te assegurar que você vai conhecer funções, bibliotecas e extensões para o PHP quem nem imaginava que existissem

- Ganha experiência em sistemas de controle de versão (se não tiver).

- Se você já trabalha com Frameworks, - e as pessoas que você supostamente quer ajudar - a curva de aprendizado é atenuada

É meio que cultura de programador PHP querer fazer o seu próprio DAO e depois fazer o seu próprio Framework, acontece. Apenas seja razoável ao ponderar o custo/benefício de um desenvolvimento cru.

.

Compartilhar este post

Link para o post

Enfim. Eu gostaria de agradecer a todos que participaram deste tópico, com base nesta discussão tomei a decisão de estudar mais um pouco sobre o Phalanger e da continuidade ao PRADO, vou tentar criar uma extensão para implementar o MVC no mesmo, como foi feito no ASP.NET. Então irei desenvolver um FORK (uma bifurcação ou ramificação) do PRADO.

Adicionando MVC, Helpers e Razor View Engine.

Assim aceito novamente novas sugestões (sem discussão)

Compartilhar este post

Link para o post

bacana =)

Compartilhar este post

Link para o post

neste caso, pode contar com o meu apoio...

Com certeza irei contar =)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.