Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Croves

Como iniciar um projeto?

Recommended Posts

Olá pessoal, boa tarde. Eu sei programar em PHP, aprendi com algumas video-aulas e agora estou lendo mais sobre MVC e Orientação a Objetos. Mas apesar de já ter um conhecimento na linguagem, eu não sei como iniciar um projeto. Eu nao sei se devo começar com o banco de dados, ou com as classes e objetos, ou criando os diretórios do projeto, ou criando o layout... não sei se deu para entender direito o que eu quis dizer, mas é isso ai :P

 

Se alguém puder passar algumas instruções p/ mim referente a essa minha dúvida, eu ia ficar bastante grato!

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu geralmente faço assim:

 

1º - Entendo o problema do cliente, requisitos, etc.

2º - Faço a modelagem do banco de dados, pois você o fazendo primeiramente, já entenderá como o sistema funcionará, então quando for implementar, ficará mais fácil, pois já tem toda a lógica de armazenamento de dados pronta.

3º - Faço o layout e toda as firulas e mostro para o cliente.

4º - Cliente aprovando o layout, faço o painel administrativo (obvio que apenas umas modificações :thumbsup:).

5º - Monto o site, e pronto (que é a parte mais "fácil" [eu acho]).

6º - Resumindo: Dinheiro na conta! :clap:

 

É obvio que, tem mais coisas por aí, mais é o resumo da coisa. Acredito que muitos também devem fazer este mesmo processo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, muito obrigado pelas dicas, Guilherme. Mas como funciona esse negócio de estrutura e modelagem de dados, engenharia de software, UML e etc?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, mas não vejo necessidade de fazer modelagem UML quando for fazer um site (posso estar errado), e quando for fazer o painel administrativo do site, a não ser que tu for desenvolver um portal, aí é outra história.

 

No caso do site, a modelagem é do banco de dados, não UML, até porquê quando se trata de UML, você pode fazer Casos de Uso, diagrama de classes, diagrama de sequência, entre outros, ou seja, é uma coisa muito complexa (ao meu ver).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi. Colega, muito obrigado pelas respostas e por sua paciência também.

 

Andei buscando alguns conteúdos no Google e encontrei o MySQL Workbench p/ estruturar o Banco de Dados. Parece ser bem legal, vou começar a usa-lo nas minhas aplicações.

 

Valeu! (:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1º - Entendo o problema do cliente, requisitos, etc.

 

2º - Faço o layout e toda as firulas e mostro para o cliente e pego assinaturas de cada processo pra evitar problemas futuros.

3º - Faço a modelagem do banco de dados, pois você o fazendo primeiramente, já entenderá como o sistema funcionará, então quando for implementar, ficará mais fácil, pois já tem toda a lógica de armazenamento de dados pronta.

4º - Cliente aprovando o layout, faço o painel administrativo (obvio que apenas umas modificações ).

5º - Monto o site, e pronto (que é a parte mais "fácil" [eu acho também]).

6º - Resumindo: Dinheiro na conta!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, não concordo que o layout e design seja apenas uma "firula", acredito que tudo seja importante. :/

Você não entendeu o sentido da palavra. Eu disse "firula" me referindo a toda parte gráfica, a interfae/view. Outra coisa, eu não faço a modelagem nem nada antes de fazer a arte e tendo aprovação do cliente sobre o escopo proposto. Caso ele aprove, aí SIM eu faço os ítens citados. :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, mas eu achei que você estivesse, digamos, desvalorizando essa parte, pois ela é muito importante, como o código também é importante.

 

Só espero que você não interprete isso como uma desvalorização a você, falei numa boa. Vlw :D

Acho que a interface é até mais importante, se tratando no modo cliente que está contratando o serviço, mas é tão obvio que para nós programadores, o código tem extrema importancia,o que para o cliente é insignificante / irrelevante.

 

De forma alguma eu interpretei desta forma, eu que não interpretei corretamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.