Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcelo Garbin

[Resolvido] Loja Virtual(Classificados) do zero ou não?

Recommended Posts

Bom dia,

Seguinte estou querendo montar um site de classificados para minha cidade, no primerio momento quero apenas fazer classificados de veículos, porém minha dúvida está em começar um sistema do zero ou pegar algum pronto?

Se vocês conhecem algum pronto qual me indicariam?

Se for fazer do zero teria algum site em qual me espelhar?

Não tenho experiência com loja virtual. Alguem pode me dar algumas dicas ?

Desde já agradeço a atenção de vocês.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

minha dúvida está em começar um sistema do zero ou pegar algum pronto?

o sistema que você precisa, é tão específico assim ?

que nenhum dos prontos te atende ?

você tem tempo para desenvolver do zero ?

tem conhecimento ?

precisará fornecer formas de pagamento como boleto e cartões de crédito?(acredito que este seja o ponto mais problemático da aplicação).

Se vocês conhecem algum pronto qual me indicariam?

Magento, OpenCart..

Se for fazer do zero teria algum site em qual me espelhar?

se for do zero, se espelhe em algum concorrente.

Compartilhar este post

Link para o post

o sistema que você precisa, é tão específico assim ? que nenhum dos prontos te atende ?

Seguinte, primeiro obrigado por responder meu tópico. Respondendo suas perguntas.

Não é que seja tão específico, mas acredito que não seja tão complicado para desenvolver(acredito, pois não tenho muito conhecimento no desenvolvimento de comércio eletrônico). Na verdade não seria um comércio seria um classificado, onde o usuário especifica todos os dados do veículo, posta fotos, e no final do anúncio aparece a forma de pagamento que seria débito em conta, após verificar que o mesmo usuário fez o pagamento o anúncio ficaria ativo(um administrador ativaria), após isso começaria a contar o total de 30 dias para expiração do anúncio, se passar 30 dias dependendo do tipo de anúncio o usuário poderia recadastrar sem custo ou pagaria uma nova taxa. O problema eu não sei como poderia fazer com esse pagamento, no primeiro momento não queria gastar com pagamentos pois vai ter pouca demanda, depois pra frente quem sabe implemente um sistema pronto como pagseguro. Outro ponto no sistema seria a parte interessada(outros usuários), os mesmos se cadastrariam no sistema para poderem fazer perguntas para o anúnciante, o mesmo receberia um e-mail e a pergunta ficaria abaixo do cadastro caso o anúnciante concordar. Se o veículo for vendido o usuário pode selecionar a opção de vendido para desativar o anúncio.

Como você pode ver é quase um ML genérico hehe, porém muito mais simples.

você tem tempo para desenvolver do zero ?tem conhecimento ?

Tenho conhecimento intermediário em desenvolvimento com php+mysql, porém o que me mata mesmo é o tempo, vendo o projeto parece simples e rápido de fazer, porém eu trabalho o dia todo e a noite 2 a 3 vezes por semana tenho aula, fora outros atividades que aparecem na semana.

precisará fornecer formas de pagamento como boleto e cartões de crédito?(acredito que este seja o ponto mais problemático da aplicação).

Pois é, como falei, acho que no primeiro momento não precisaria de um sistema de pagamento, mas vou me informar como funciona, talvez eu me incomode menos. Pois não quero colocar um valor abusivo para usar o sistema, então a margem de lucro não é tão grande para ter muitos gastos com sistemas de terceiros.

-----------------------------------------------------------

Aproveitando sua ajuda, por exemplo tem o Magento e OpenCart.

Isso que eu passei pra você eu consigo fazer neles? consigo personalizar o template? linguagem em pt-br?

Eu nunca usei esses sistemas, não tenho muito conhecimento sobre os mesmos.

---

Outro ponto pra mim seria as permissões dos usuários, como faço para controlar elas?

Atualmente eu faço o seguinte, tenho 2 tabelas:

Uma tabela tem os dados do usuário, id nome, login, senha, email, se ta ativo ou não, permissoes, data de cadastro. Na instância permissões eu gravo as permissões conforme é selecionado em checkbox(pegaria o id da tabela permissões), ficaria gravado em varchar por exemplo "12;34;53;".

Na tabela permissões seria o seguinte, id, modulo, label, nome. Na instância modulo, se é ADM, MKT, RH, para habilitar o menu. label é para por no name no checkbox. nome é o nome da permissão pra por no checkbox também.

---

Não sei se conseguiu me entender nessa parte, mas é só uma dúvida que tenho, pois nunca encontrei um sistema de permissões realmente bom e que de permissões individuais para cada item do menu.

---

Se tiver algum idéia para me dar sobre o sistema fico grato também.

Desde já agradeço sua atenção.

Obrigado.

OpenCart é o melhor mas é um pouco chato no inicio. Recomendo!

Opa, obrigado, vou verificar como realmente ele funciona, você já tem experiência com ele? fez algum sistema usando ele?

posso dizer q eh fácil fazer um assim, basta um Crud e integração com gateway de pagamento como pagseguro ou pagamento digital etc....pq? loja virtual comum, a lida com produtos vai lidar com frete, classificados na tem este problema...então se você nao sabe programar, eu recomendo um pronto como citado acima e leia uns tiros pra se integrar e personalizar o a precisar, ou se sabe programar, eu faria este do zero...

Fala Igor, CRUD seria = CRUD (acrônimo de Create, Read, Update e Delete em língua Inglesa)?? Pow legal não conhecia essa sigla hehehe. E é facil integrar um sistema como pagseguro em um site feito no braço mesmo? não tenho experiência com pagamentos digital.

Obrigado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Para esse sistema eu acho melhor começar do zero...eu não conheço nenhum sistema "tipo mercado livre" open source. Essas plataformas indicadas, open cart, magento, são específicas pra loja virtual, no seu caso acho que não serve, você teria muito mais trabalho em adaptar essas plataformas a sua necessidade do que criando uma do zero.

Você pode tentar a implementação no Joomla, que tem o componente de loja virtual (Virtue Mart) que é bem completo, e ainda milhares de outras extensões, inclusive para sistema de classificados, só não sei se você consegue integrar o sistema de classificados com as formas de pagamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, existem soluções prontas como indicaram acima, algumas mais fáceis de personalizar do que outras.

Se você deseja implementar esse sistema o mais breve possível, uma solução pronta lhe adiantará metade do caminho, bastará dar uma olhada em qual se adaptará melhor as necessidades.

Sobre integração com os meios de pagamentos, a maioria tem bibliotecas de como integrar com a plataforma que você escolheu.

Caso tenha desenvolvido um sistema do zero, também é demonstrado como integrar o seu sistema com o meio de pagamento de sua preferencia.

Recomendo já começar com o sistema integrado, assim qualquer problema que ocorrer nessa fase de integração será mais tranquilo de solucionar do que com o sistema já em funcionamento e o prazo te comendo pelo pé ou acontecendo coisas "estranhas" quando o cliente tenta pagar no meio de pagamento.

A taxa cobrada não é algo tão pesado assim, principalmente se considerar os eventuais espertinhos dizendo que depositou (quando na verdade ainda não o fez) ou os depósitos com envelopes vazios ou cheques sem fundo, entre vários outros problemas que podem ocorrer e com o meio de pagamento ele te dá uma isolada disso.

Agora, se tem tempo, você pode iniciar o projeto do zero e ter assim um maior controle sobre as funcionalidades e personalizações, fazendo algo que é exatamente como deseja, e não algo genérico que foi mais ou menos adaptado para o que precisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Venho por meio deste agradecer a todos vocês pelas respostas que tem me enviado.

Sei que não sou só eu que tenho essa dúvida e creio que vocês puderam me ajudar e também ajudar a outros integrantes deste fórum.

Vou começar o sistema do Zero conforme a maioria me indicou aqui.

Obrigado a todos!

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe por responder após 3 meses, mas é que este assunto é muito importante pra mim e um pessoal de um grupo no meu batepapo do Google.

Enfim, estou passando um sistema de anúncios feito em Classipress para um sistema feito num framework php, onde me sinto muito mais livre de atualizá-lo e criar novas implementações. Sem contar o tamanho do negócio, sendo que com um sistema feito em classipress não teria sequer a possibilidade de gerenciar um negócio ou empresa, já um sistema feito por nós é capaz de convier de acordo as necessidades de alguns representantes da empresa, que são aqueles donos de empresas que querem gerenciar uma categoria sozinhos.

Recomendo sistemas ao invés de CMS para estes fins, pois vale muito a pena.

Att.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.