Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

William Bruno

Explicações Décimo Segundo Menu - Repente CSS

Recommended Posts

Boa noite galera dos padrões web!!

Abri este tópico exclusivamente para discutirmos as soluções apresentadas para o Décimo Segundo Menu.

http://forum.imasters.com.br/topic/354140-repente-css-menus/page__st__80__p__1829686#entry1829686

12.png

Todos os menus são atemporais. Você pode postar a solução de qualquer um deles a qualquer hora.

O que realmente importa, é o desafio de conseguir fazer. Comparar oque você fez, com oque o outro fez. Assim, dessa forma, poder melhorar o seu próprio código.

Até o momento temos 6 soluções bem interessantes desse menu.

Apenas o João e eu mesmo, declaramos o font-family em ancestrais como body ou html. Para assim, nos valer da cascata, e criar uma menor dependência do código.

O menu era super simples. Mas ainda assim, todos usaram UL > LI. Estão 'viciados' nessa marcação ?

Para chegar no efeito que apresentei, e para garantir semântica, bastava usar NAV > A. O que acham ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O menu era super simples. Mas ainda assim, todos usaram UL > LI. Estão 'viciados' nessa marcação ?

Para chegar no efeito que apresentei, e para garantir semântica, bastava usar NAV > A. O que acham ?

Discordo.

Se você olhar a especificação mais atentamente verá que o elemento NAV também pode conter outros elementos, como elementos de heading (h1, h2, etc), definir os links dentro de uma lista adiciona mais semântica aos mesmos.

Mas isso vai do uso de cada um, eu prefiro usar ul > li > a, porque para mim têm uma semântica melhor, e não por eu está "viciado". :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post
o elemento NAV também pode conter outros elementos,
eu conheço a especificação e já sabia disso.

eu prefiro usar ul > li > a, porque para mim têm uma semântica melhor, e não por eu está "viciado". :thumbsup:

"semântica melhor" ?

É uma navegação. Precisamos de links. Onde está a "semântica melhor"?

Na minha opinião, usar: NAV > UL > LI > A, neste caso, é desperdício de marcação.

Compartilhar este post

Link para o post

nav ul li a, nav>ul>li>a, nav p a, nav a

(why not?) podem servir de links. É possivel fazer o layout acima usando as marcações que eu botei aqui.

Mas dentro de nav entupir de texto, acho desnecessário.

nav id="main"

e

nav id="secondary_nav"

são igualmente válidas. O problema é que tendemos a usar apenas um nav para a navegação mais importante da página.

Compartilhar este post

Link para o post

qual versão de safari @angelo ?

provavelmente você não conseguiu reduzir para 300px de largura o teu browser(alguns SOs e navegadores impedem isso).

Convém lembrar que o principal motivo de usarmos @media-queries, é tornarmos nossos frontends compatíveis com dispositivos que tenham telas "apertadas", tais como tablets e smartphones.

Por isso, que creio que não seja "requisito" fazer as media queries funcionarem no IE6~7.. estes browsers são de pcs. E hoje em dia, já consideramos mais de 1024 para produzirmos layouts para eles.

Por exemplo, olha como o meu ficou no iOS Simulator: (x-code)

12-iphone.png

Compartilhar este post

Link para o post

eu conheço a especificação e já sabia disso.

"semântica melhor" ?

É uma navegação. Precisamos de links. Onde está a "semântica melhor"?

Estou declarando explicitamente que ali tem uma lista de links através do UL > LI e que estes links fazem parte da navegação principal através da NAV, para mim isto é semanticamente melhor.

Na minha opinião, usar: NAV > UL > LI > A, neste caso, é desperdício de marcação.

Para mim, "desperdício de marcação" não é um argumento válido para deixar de usar UL > LI, para definir uma lista de links que fazem parte da navegação principal do site.

Se "desperdício de marcação" fosse um argumento válido, porque os próprios exemplos da especificação, usam UL > LI > A?

Compartilhar este post

Link para o post

Safari no Windows XP também rolou suave

ihv9SSD95g4VK.png

Eu estava pensando em declarar a fonte fora do A, mas não no BODY|HTML e sim no LI.

Depois mando aqui uma atualização. O text-align está desnecessário, eu ganharia umas 2 linhas. Outra coisa que eu não conhecia era o valor CurrentColor que também me salvaria outras duas linhas.

Vou procurar um polyfill decente pro IE. O que eu utilizei dá prioridade pra exibição e matou completamente a usabilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.