Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rschneider

Primeiros passos para desenvolver para iOS

Recommended Posts

Boa tarde.

Há uns anos comecei uma faculdade de Ciência da Computação e acabei abandonando logo no segundo período. Aprendi o básico algoritmo, javascript e pascal.

Agora com a grande disseminação do iPad e iPhone estou me empolgando novamente a voltar aos estudos, tendo umas ideias de aplicativos e jogos educativos infantis. Pensei em até contratar uma desenvolvedora terceirizada, mas acredito que vão me cobrar caro para um investimento que não tenho certeza se irá dar certo.

Tenho consciência que tenho que voltar a estudar lógica de programação e comprar um Mac. Também sei que a linguagem é Objective-C.

Porém preciso saber qual o melhor caminho para iniciar depois que eu estudar lógica de programação? Preciso estudar C antes de ir pra Objective-C ou posso ir direto para o Objective-C. Algo além disso?

Se puderem também indicar algumas literaturas de lógica de programação e Objective-C ou do que irei precisar, agradecerei bastante!

Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente você vai precisar de uma boa lógica de programação antes. Recomendo um curso.

Sobre aprender C antes, não vejo como estritamente necessário. Claro que, se você souber C, o Objective-C vai ficar BEM mais fácil.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Por mais que entenda de objecti-c, precisará a aprender a usar a plataforma (frameworks) e a IDE (x-code)

Se quer um caminho rápido, sugiro que começar no modo "monkey-see-monkey-do" (macaco vê, macaco faz).

Procure vídeos tutoriais no youtube, há milhares de vídeos ensinando como desenvolver simples aplicativos.

Em menos de 1 mês, com máxima dedicação, você já terá um certo domínio no desenvolvimento de apps mesmo sem saber nada sobre Objective-C

Quer aprender desse modo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Por mais que entenda de objecti-c, precisará a aprender a usar a plataforma (frameworks) e a IDE (x-code)

Se quer um caminho rápido, sugiro que começar no modo "monkey-see-monkey-do" (macaco vê, macaco faz).

Procure vídeos tutoriais no youtube, há milhares de vídeos ensinando como desenvolver simples aplicativos.

Em menos de 1 mês, com máxima dedicação, você já terá um certo domínio no desenvolvimento de apps mesmo sem saber nada sobre Objective-C

Quer aprender desse modo ?

Ontem já peguei um livro que tenho aqui da época em que fazia faculdade e já voltei a estudar lógica de programação juntamente com algumas vídeos-aulas que encontrei aqui mesmo no fórum.

Também já comecei a assistir a primeira aula do curso no iTunes U "iPad and iPhone Application Development".

Li em vários locais que o livro "iPhone iOS 5 Development Essentials" é muito bom. Mas será que ele é muito bom para quem é leigo no assunto?

Sobre querer aprender no modo macaco vê, macaco faz. Talvez seja um pontapé inicial interessante, pois em pouco tempo já serei capaz de fazer alguns apps. E ao longo do tempo vou estudando paralelamente para tentar me aprofundar mais.

Tem algum canal no youtube específico que pode ajudar iniciantes? Eu achei o MrAppleBR e o TutoriaisApple. Seriam esses dois canais bons para começar?

Desde já, muito obrigado pela atenção de vocês.

Compartilhar este post

Link para o post

tenho amigos que tentaram começar do zero aprendendo em livros e desistiram

Eu não gosto muito de teoria, já vou logo na prática então eu peguei esse caminho mais curto e foi assim que aprendi.

Hoje eu pego um livro, leio a documentação oficial da apple e consigo entender. Mas antes, não sabia nem por onde começar..

Canais no Youtube, não precisa ser algo específico.

Vou te dar uma tarefa. Faça um tableview.. Apenas um simples tableview.

busque assim no youtube

youtube "ios tableview"

Encontrará centenas de tutoriais.

Por aí você já começará a ter uma certa noção.

Outra tarefa é "uiwebview". Um aplicativo que abre um frame no ios e carrega uma website qualquer dentro da tela

youtube "ios uiwebview"

Faça esses exercícios simples sem se preocupar se está fazendo da forma correta.. Apenas siga o vídeo que encontrar e veja o resultado.

Com pouco tempo você se habituará e começará a fazer por conta própria sem precisar de tutoriais em vídeo e começará a se aprofundar mais estudando as documentações e os livros.

Esteja ciente de que isso é uma opinião pessoal. Há outras formas de se aprender, mas se você quer mesmo aprender com baixíssimo custo e tempo e, obter bom retorno, esse é um caminho que indico.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite,

Há +- 3 semanas atrás não sabia desenvolver nada para plataforma IOS, comecei a assistir os tutoriais de um canal chamado TutoriaisApple e hoje já estou conseguindo fazer várias coisas legais, busco na internet apenas coisas especificas para aprofundar o que já sei, fica bem mais fácil. Recomendo esse canal a todos http://www.youtube.com/user/TutoriaisApple?feature=watch. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

tenho amigos que tentaram começar do zero aprendendo em livros e desistiram

Eu não gosto muito de teoria, já vou logo na prática então eu peguei esse caminho mais curto e foi assim que aprendi.

Hoje eu pego um livro, leio a documentação oficial da apple e consigo entender. Mas antes, não sabia nem por onde começar..

Canais no Youtube, não precisa ser algo específico.

Vou te dar uma tarefa. Faça um tableview.. Apenas um simples tableview.

busque assim no youtube

youtube "ios tableview"

Encontrará centenas de tutoriais.

Por aí você já começará a ter uma certa noção.

Outra tarefa é "uiwebview". Um aplicativo que abre um frame no ios e carrega uma website qualquer dentro da tela

youtube "ios uiwebview"

Faça esses exercícios simples sem se preocupar se está fazendo da forma correta.. Apenas siga o vídeo que encontrar e veja o resultado.

Com pouco tempo você se habituará e começará a fazer por conta própria sem precisar de tutoriais em vídeo e começará a se aprofundar mais estudando as documentações e os livros.

Esteja ciente de que isso é uma opinião pessoal. Há outras formas de se aprender, mas se você quer mesmo aprender com baixíssimo custo e tempo e, obter bom retorno, esse é um caminho que indico.

Hinom, muito obrigado pela sua atenção. Valeu pelo apoio e preocupação em estar me ajudando.

Mas no momento estou terminando um curso on-line que estou fazendo na Softblue de lógica de programação. Como eu disse na primeira mensagem, há anos atrás comecei a faculdade de computação e parei logo no início do segundo período, então estou revisando algumas coisas e até mesmo aprendendo algumas coisas que não foram ensinadas no primeiro período.

Assim que eu terminar este curso on-line eu começo a assistir uns tutoriais e tento fazer a tableview e a uiwebview que me propôs.

Boa noite,

Há +- 3 semanas atrás não sabia desenvolver nada para plataforma IOS, comecei a assistir os tutoriais de um canal chamado TutoriaisApple e hoje já estou conseguindo fazer várias coisas legais, busco na internet apenas coisas especificas para aprofundar o que já sei, fica bem mais fácil. Recomendo esse canal a todos http://www.youtube.com/user/TutoriaisApple?feature=watch. Abraços

Fala EvertonCesar !

Fico empolgado quando leio que algumas pessoas em menos de um mês já são capazes de criarem algumas Apps, mesmo que simples. Não sei no seu caso, mas não conheço nenhuma linguagem (apenas um pouco de pascal que aprendi no primeiro período da faculdade). Antes dessas três semanas você já tinha algum conhecimento de C ou alguma outra linguagem? Pois eu ainda estou bem crú e tenho uma certa insegurança de já começar em Objective-C, quebrar a cara e acabar me desestimulando.

Mas como o Hinom comentou antes, acho que não terei grandes problema em já começar a estudar Objective-C e assitir uns tutorias no Youtube.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, você está bem demais, já fez a até faculdade na área rsrs, eu sou estudante de administração, mas sempre fui curioso em saber programar e pretendo cursar Ciência da Computação ou Sistema de Informação. Primeiramente, comecei fazendo alguns tutoriais no youtube sobre java, percebi que também deveria ter uma noção de programação orientada a objeto, logo, fui ler vários materiais na internet mesmo, depois fiquei com vontade de aprender programar para IOS, procurei no youtube e achei o tutoriaisApple, assisti as aulas de Introdução a Objective C e o que não entendia mandava um email sobre a dúvida. Acho os tutoriais bem legais e tenho um amigo que já programava, inclusive para IOS, que também assiste os tutoriais e ele acha que o carinha aprofunda bastante, agora ele vai começar Banco de Dados por exemplo. Percebi que existe muitos agentes facilitadores e é bem mais fácil do que muitos falam, estou brincando bastante com o que aprendi até o momento.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, você está bem demais, já fez a até faculdade na área rsrs, eu sou estudante de administração, mas sempre fui curioso em saber programar e pretendo cursar Ciência da Computação ou Sistema de Informação. Primeiramente, comecei fazendo alguns tutoriais no youtube sobre java, percebi que também deveria ter uma noção de programação orientada a objeto, logo, fui ler vários materiais na internet mesmo, depois fiquei com vontade de aprender programar para IOS, procurei no youtube e achei o tutoriaisApple, assisti as aulas de Introdução a Objective C e o que não entendia mandava um email sobre a dúvida. Acho os tutoriais bem legais e tenho um amigo que já programava, inclusive para IOS, que também assiste os tutoriais e ele acha que o carinha aprofunda bastante, agora ele vai começar Banco de Dados por exemplo. Percebi que existe muitos agentes facilitadores e é bem mais fácil do que muitos falam, estou brincando bastante com o que aprendi até o momento.

Posso ter feito a faculdade, mas só fiz o primeiro semestre! Só sei lógica de programação, um pouco de pascal e um quase nada de javascript. Estou dando uma revisada em algoritmo para, em breve, começar programação orientada a objetos, xcode, objective-c etc.

Você chegou a dar uma estuda (curso, tutoriais, apostilas) em lógica de programação ou já foi pegando java, poo e objective-c direto?

Já baixei todos os vídeos dos canais do youtube " MrAppleBR " e " TutoriaisApple ". Estou ansioso demais para começar a assistir os tutoriais e tal, mas estou segurando a onda enquanto não termino de revisar algoritmo.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.