Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Douglas Agostinho

PDO + Registry (Design Pattern) + PHPOO

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bom?

Essa dúvida eu creio que deve ser algo simples. Mas como eu não entendi, eu creio que aqui o registro da dúvida aqui no fórum pode ser interessante até mesmo para novos usuários (que podem ter a mesma dúvida que eu).

Sou desenvolvedor PHP. Estou começando a programar orientado a objetos, e gostaria de fazer tudo da forma mais "correta" possível.

Tudo o que vou escrever abaixo é baseado no tópico aqui do fórum pdo + singleton [link]. Para não ter que reescrever tudo, por favor leia o tópico porque ele é muito interessante.

Mínha dúvida reside no post #6, do João Batista Neto. Aliás, se o próprio João puder ajudar, será muito bom.

Pelo o que eu entendi a melhor forma de se conectar ao banco MySQL em uma aplicação de médio porte é instanciar um objeto PDO, colocar no Registry, e depois usar este Registry sempre que precisar.

Na prática, pelo o que eu entendi, nós precisamos:

1) Um arquivo PHP com a classe Registry (que fica, por exemplo, na pasta /classes)

2) Um arquivo de inicialização (que vamos chamar aqui de inicializacao.php). Este arquivo possui um include da classe registry, faz a conexão PDO e coloca no registry. Esse arquivo PHP é chamado no topo de TODO arquivo PHP da minha aplicação que precisar acessar o banco de dados.

Então, se eu tiver 100 páginas PHP em minha aplicação, as 100 páginas terão logo no topo um include para este arquivo inicializacao.php. Este arquivo já instanciou o PDO, e já colocou na registry. Então, se em qualquer momento do meu script eu precisar usar o BD, eu apenas uso o objeto guardado anteriomente.

Minhas dúvidas são: