Rafael Frazão 0 Denunciar post Postado Abril 24, 2012 Olá pessoal, Tenho um modem Huawei E1553 que utilizo com internet Oi 3G. Estou tentando utiliza-lo com o Ubuntu 10.10 só que estou tento alguns probleminhas. O modem é detectado normalmente pelo Ubuntu(a parte mais difícil já foi); Porém ao colocar informações nas opções de rede e tentar utilizar a net 3G, não acontece nada. Simplesmente não conecta na internet. Não apresenta erro nem nada. Já coloquei APN, usuario, senha, tipo de rede, pin e até agora nada. Alguém pode me dar uma força? Já agradeço... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Abril 24, 2012 Esse pacotes já estão instalados no seu Ubuntu? usb-modeswitch e usb-modeswitch-data Você executou algum procedimento da Internet para tentar solucionar o problema? Pode compartilhar os links? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael Frazão 0 Denunciar post Postado Abril 25, 2012 Rapaz... O usb-modeswitch-data até instalou. Mas o usb-modeswitch quando tento instalar ele apresenta o seguinte erro: usb_modeswitch.c:58: fatal error: usb.h: Arquivo ou diretório não encontrado compilation terminated. make: ** [usb_modeswitch] Erro 1 Peguei deste tutorial: Depois de apanhar um bocado e consultar muita gente, descobri uma forma de instalar o HUAWEI E1553 que deve ser servir para qualquer uma das privadas de comunicação. Também deve servir para diversos modelos do HUAWEI com pequenas alterações. Lendo o README que você vai encontrar no primeiro das tarball que você vê abaixo, ficará sabendo que também serve para muitos outros dispositivos. É bem pedagógico a leitura deste README. Prerequesitos, baixar usb-modeswitch-1.1.2.tar.bz2, usb-modeswitch-data-20100418.tar.bz2 você os irá encontrar aqui http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/ e instalá-los em qualquer diretório (eu uso o meu /home/tarcisio/tmp) com tar xjf usb-modeswitch-1.1.2.tar.bz2 usb-modeswitch-data-20100418.tar.bz2 que irá criar dois diretórios usb-modeswitch-1.1.2/ e usb-modeswitch-data-20100418 Entre primeiro em usb-modeswitch-data-20100418 e execute "sudo make install" porque ele vai criar um arquivo de configuração para o usb_modeswitch. Depois entre em usb-modeswitch-1.1.2 e repita "sudo make install" . DEpois baixe http://www.multivariado.sobralmatematica.org/programas/Huawei_E1750.sh que ja modifiquei para usar com HUAWEI E1553 (ignore a sigla E1750) que deixei em respeito ao autor deste script. Torne-o executável chmod u+x Huawei_E1750.sh e o execute com sudo ./Huawei_E1750.sh no diretório onde ele se encontrar. Baixe http://www.multivariado.sobralmatematica.org/programas/ativa_modem.sh torne o executável chmod u+x ativa_modem.sh e o execute. Este segundo script pode ser desnecessário, sob ubuntu, por exemplo, ao fazer a instalação dos dois programas para trocar (switch) a função do modem, o sistema já reconhece o modem e basta rodar gnome-ppp ou possivelmente você já irá ver a menção da rede-privada de sua preferência entre as redes disponíveis. Aqui estou mostrando como fazer num sistema mais espartano como Debian/Gnu/Linux (menos espartano do que Slackare...). Não duvide em escrever-me se quiser alguma informação, apesar de que estes scripts sejam bem falantes. Eu estaria pagando a dívida que ao cabei de contrair porque estou escrevendo isto via HUAWEI E1553 depois de quase 15 dias de luta para descobrir como usá-lo, tarcisio@member.ams.org Este procedimento parou na instalação usb-modeswitch que não foi pra lugar nenhum. Ai preferi parar. Iai? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Abril 25, 2012 Rafael, Vou instalar o Ubuntu 10.10 numa maquina virtual aqui para te auxiliar melhor nesta tarefa. Não acredido que o procedimento mais simples seja este apresentado no tutorial que você postou. Assim que eu tiver resultados volto a postar. Só não tenho certeza se vou conseguir um modem 3G emprestado para fazer o teste, principalmente este modelo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael Frazão 0 Denunciar post Postado Abril 25, 2012 Estarei aguardando cara. Muito obrigado... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Abril 25, 2012 Rafael, Pelo que observei, os pacotes já estão instalados por padrão: $ dpkg -l | grep usb-modeswitch Vou pesquisar sobre o próximo passo neste caso. Você possui alguma outra conexão no seu sistema operacional além desse 3G? Digo, há alguma rede local ou coisa parecida? Em caso afirmativo, tente desabilitar todas as demais conexões e deixar apenas a conexão do 3G habilitada e veja se ocorre algo diferente. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael Frazão 0 Denunciar post Postado Abril 25, 2012 Não cara. Estou aguardando oi velox. É por isso que estou tentando utilizar o 3g. Você acha que pode ser alguma outra coisa? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Abril 26, 2012 Rafael, Não consegui simular um ambiente adequado para fazer os testes. Vou ficar te devendo. Nas pesquisas na rede, sobre pessoas que enfrentaram problemas semelhantes, não consegui achar um texto que resolvia de forma definitiva a questão. Quando te questionei sobre a póssibilidade de outra conexão, como uma rede local, era apenas para eliminar outras variáveis. O Ubuntu 10.10 já esta apto a executar dispositivos 3G sem muitas complicações e quando o ambiente não tem o comportamento esperado, como este, procuramos em outras coisas que podem atrapalhar, como alguma configuração remanecente de outras conexões. Nesta imagem é exibido o controle de conexões de rede: A opção de "Habilitar banda larga móvel" aparece no seu sistema? Você pode desabilitar as demais conexões, Rede e Rede sem fio? Quando você procede com a configuração normal, como você informou no tópico, ao final do procedimento é exibido uma mensagem de "Conexão estabelecida" ou nem isso? Bom Rafael, não sei se iremos além deste ponto. O ideal neste momento seria a experiência de outro usuário que já tivesse passado por situação semelhante. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites