Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AlexMagno

Como organizar uma rede de grande porte sem documentação existente?

Recommended Posts

Boa tarde meus amigos.

Sou novo no fórum e gostaria muito de solicitar uma ajuda. Tenho nível técnico em Redes, certificação ITIL, inglês fluente e cursando nível superior na Universidade Tecnologica do Paraná. Estava procurando uma vaga para trabalhar com servidores, pois eu realmente gosto dessa área, (mais especificamente para trabalhar com administração de úsuáros em ambiente Windows Server com AD). Fisicamente, já trabalhei com redes de pequeno porte e lan houses, e no meu curso de redes, montei algumas WAN, LAN e VLAN através de projetos e simuladores como o Cisco Packet Tracer.

Fui recém-contratado por uma empresa que possui uma rede de médio-grande porte com aproximadamente 400 equipamentos nas rede, varios servidores no rack, storage e etc. Fiquei muito feliz por finalmente conseguir atuar na área que venho estudando a tento tempo.

Essa empresa esta em expansão, possui T.I próprio (e precisava de alguém para gerenciar a parte de redes) e me confiou toda a rede nas mãos. Adorei a oportunidade, (pois posso adquirir muita experiência na prática agora!)

Porém, esse cenário esta ficando cada vez mais complexo e preciso muito de ajuda.

A empresa não tinha nenhuma documentação da rede, o rack está todo bagunçado com milhares de fios espalhados, todos sem marcação alguma. Não existe patch panel ou nada que facilite e a diretoria não quer gastar nada com equipamento ou contratação de pessoal, ou seja tenho que me virar com o que tenho por aqui. rs

Agora para eu conseguir trabalhar com AD, preciso primeiramente, organizar toda infra-estrutura ("arrumar a casa") para trabalhar assim como estudei anteriormente. Meu foco nunca foi infra, mas preciso fazer o trabalho, montar um mapa da rede, organizar os equipamentos, rack e virtualizar alguns servidores (linux e windows) para o novo servidor dell para só então então trabalhar com 2008 server e as diretivas do AD que sou habituado.

Alguém sabe me indicar algum software, livro, algoritmo ou mesmo um escopo, para que eu realize essas tarefas com competência em um prazo relativamente curto? Estou colhendo as informações dos usuários e equipamentos da rede e já possuo o organograma de empresa e a planta baixa predial.

Pretendo fazer um curso ou certificação de infra-estrutura no futuro, porém meu foco agora é resolver o problema citado.

Muito obrigado e desculpem o longo texto.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Alex

Amigo, se quiser trocar informação, conversamos por e-mail no philippi.rsl at gmail dot com

Este é um assunto bastante extenso, e há muita informação a ser levantada, porém no final as coisas ficam mais fáceis de serem gerenciadas.

Um abraço

Luiz

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.