Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Filipe_Moraes

[Resolvido] Servidor DNS

Recommended Posts

Olá pessoal.

Eu entendo o que o servidor DNS faz, basicamente traduz os nomes em IP's.

O que não entendi foi o seguinte, se eu tenho uma estrutura própria certamente irei ter também um servidor DNS, mas quando vou registrar um domínio no registros.br, pedem o servidor de DNS.

Reparei que o servidor DNS também é um nome e não um IP, exemplo: ns1.meusite.com.br

Agora a duvida, se o servidor DNS traduz o nome em IP, quem traduz o nome do servidor DNS para IP para que seja apontado para o servidor DNS correto? :grin:

Como já devem ter percebido, sou iniciante nessa área de DNS, perdoem qualquer ignorância minha.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O DNS pode ser um nome ou um IP. Tanto faz.

por exemplo, você cria um servidor DNS no seu host (seuhost.com). Ou seja, seu host vai dizer os IPs de todos os sub-domínios de seuhost.com (incluindo ns1.seuhost.com).

No registro.br, você informa seu DNS: ns1.seuhost.com. Os servidores DNS do registro.br não vão conhecer o nome ns1.seuhost.com. Porém, eles conhecem seuhost.com. Logo, eles perguntam pro seuhost.com quem é ns1.seuhost.com.

Em suma, a pesquisa por DNS é recursiva e da direito pra esquerda, ou seja, começa em "com", que manda para "seuhost", o qual manda para "ns1". Existe a raiz (.). Por isso que nas configurações de servidor DNS sempre tem um ponto no final: seuhost.com.

Compartilhar este post

Link para o post

O DNS pode ser um nome ou um IP. Tanto faz.

por exemplo, você cria um servidor DNS no seu host (seuhost.com). Ou seja, seu host vai dizer os IPs de todos os sub-domínios de seuhost.com (incluindo ns1.seuhost.com).

No registro.br, você informa seu DNS: ns1.seuhost.com. Os servidores DNS do registro.br não vão conhecer o nome ns1.seuhost.com. Porém, eles conhecem seuhost.com. Logo, eles perguntam pro seuhost.com quem é ns1.seuhost.com.

Em suma, a pesquisa por DNS é recursiva e da direito pra esquerda, ou seja, começa em "com", que manda para "seuhost", o qual manda para "ns1". Existe a raiz (.). Por isso que nas configurações de servidor DNS sempre tem um ponto no final: seuhost.com.

Obrigado pelo seu tempo.

Pelo que percebi, na verdade o meu servidor DNS é só para sub-domínios, então o domínio principal "meusite.com.br" será traduzido para IP a onde? Em qual servidor DNS ocorrerá a tradução do "meusite.com.br" para o seu respectivo IP?

Pelo que entendi, essa tradução ocorre nos servidores do "Registros.br", que são responsáveis por administrar os domínios ".com.br".

Assim esses servidores retornam o IP do "meusite.com.br", mas existem milhões de hospedagens, como é redirecionado para a hospedagem correta e como é que se sabe que aquela é a hospedagem correta?

Tantas perguntas :grin:

Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

a seção 2 da wiki explica bem o processo. vale a pena dar uma olhada:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Domain_Name_System#Hierarquia

vamos lá:

queremos resolver sub.meuhost.com.br

é feita a requisição pro servidor-raiz, que pergunta para o .br

o .br pergunta pro .com

o .com pergunta pro .meuhost

aí entra o seu DNS. o .meuhost vai responder o IP de .sub, o que resulta no IP de sub.seuhost.com.br

cada um conhece o IP do nível mais baixo. Logo, quem sabe o IP de .seuhost é o DNS em .com

Compartilhar este post

Link para o post

é feita a requisição pro servidor-raiz, que pergunta para o .br

o .br pergunta pro .com

o .com pergunta pro .meuhost

aí entra o seu DNS. o .meuhost vai responder o IP de .sub, o que resulta no IP de sub.seuhost.com.br

cada um conhece o IP do nível mais baixo. Logo, quem sabe o IP de .seuhost é o DNS em .com

Certo, essa parte entendi, ate chegar no meu IP.

Nos servidores do registro.br está armazenado que o ip do "meusite.com.br" é o "XXX.XXX.XXX.XXX", certo?

Só que tem mais, quando registrei o domínio, disse que o DNS é o "ns1.meusite.com.br", então o meu servidor DNS irá retorna que afinal o IP é "XXX.XXX.XXX.YYY", certo?

A conexão entre a maquina do utilizador e o meu servidor seria feita através do IP "XXX.XXX.XXX.XXX" (e a cada requisição é redirecionado para o ...YYY) ou diretamente no IP "XXX.XXX.XXX.YYY"?

Outra conclusão que tirei é que todo o servidor web tem que ter um servidor DNS interno instalado, certo?

Obrigado pela paciência :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Nos servidores do registro.br está armazenado que o ip do "meusite.com.br" é o "XXX.XXX.XXX.XXX", certo?

exato. esse IP pode estar em qualquer outro cliente DNS que mantenha um cache, para otimização. Mas o primeiro lugar onde esse IP esteve foi no registro.br, sim.

Só que tem mais, quando registrei o domínio, disse que o DNS é o "ns1.meusite.com.br", então o meu servidor DNS irá retorna que afinal o IP é "XXX.XXX.XXX.YYY", certo?

quando você registra meusite.com, você coloca o DNS do seu servidor de hospedagem (ns1.host.com, por exemplo). Esse DNS já é conhecido pelo registro.br (alguma vez, foi associado um IP para esse hostname)

A conexão entre a maquina do utilizador e o meu servidor seria feita através do IP "XXX.XXX.XXX.XXX" (e a cada requisição é redirecionado para o ...YYY) ou diretamente no IP "XXX.XXX.XXX.YYY"?

o usuário fica esperando a resposta do último DNS. Somente após isso o navegador faz conexão com o servidor HTTP do IP retornado. Quem viaja de DNS para DNS é só um pacote TCP/IP. Então o usuário não vai acessar XXX.XXX.XXX.XXX para, depois, visitar XXX.XXX.XXX.YYY. O que vai acontecer é: o pacote de requisição do DNS vai procurar o IP e vai descobrir que é XXX.XXX.XXX.YYY. Aí ele avisa o usuário (browser), que acessa esse IP.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não entendi o seguinte. Vou dar um exemplo.

No registros.br pedem o servidor DNS, eu registrei 2 domínios para clientes diferentes, ambos tem o mesmo DNS, "ns1.locaweb.com.br" e cada cliente tem a sua conta na locaweb, não tem ligação entre eles.

Seguindo o que foi escrito ( atenção, pelo meu raciocínio :thumbsup: ) em ambos os domínios vai chegar um hora que vai perguntar para o "locaweb.com.br" quem é o "ns1", sendo que os dois domínios apontam para esse mesmo DNS, seria retornado o mesmo IP, certo?

Veja o exemplo:

1) digitei no browser "dominio-a.com.br" e em outra aba "dominio-b.com.br"

2) são sites diferentes mas tem o mesmo servidor DNS, "ns1.locaweb.com.br"

3) traduzindo os nomes para IP segundo a minha interpretação do que você escreveu em cima, seria da seguinte forma

3.1) em ambos, ao apertar "enter", será feito a solicitação para o "root", que por sua vez identifica que a solicitação deverá ser no servidor responsável pelo ".br", que por sua vez identifica que a solicitação deverá ser no servidor responsável pelo ".com.br", que por sua vez identificou que o DNS de ambos os domínios é "ns1.locaweb.com.br., que por sua vez vai retornar o IP do "ns1".

4) Chego a conclusão que ambos os domínios tem o mesmo IP.

Onde errei no meu raciocínio?

Obrigado mais uma vez pelo seu tempo. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Seguindo o que foi escrito ( atenção, pelo meu raciocínio :thumbsup: ) em ambos os domínios vai chegar um hora que vai perguntar para o "locaweb.com.br" quem é o "ns1", sendo que os dois domínios apontam para esse mesmo DNS, seria retornado o mesmo IP, certo?

Exato. Retornará o mesmo IP, pois esse é o IP do DNS. Ambos os domínios têm o mesmo DNS, consequentemente, o mesmo IP do DNS

Seu erro é confundir IP do DNS com IP do servidor onde está hospedado o site (servidor web). Ambos os domínios chegarão ao mesmo IP do DNS ns1.locaweb.com.br. Esse IP é o do DNS, o qual é responsável por dizer qual é o IP de dominio-a.com.br e de dominio-b.com.br. Podem ser o mesmo IP, no caso de servidor compartilhado (nesse caso o servidor web chama o virtual host correspondente, parecido com o NAT nas redes de computadores).

Compartilhar este post

Link para o post

Agora entendi o meu erro Beraldo.

Muito obrigado pelo seu tempo e pela sua paciência. :thumbsup:

Com certeza me ajudou bastante. :clap:

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.