Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

haunter

Paradigmas de programação

Recommended Posts

Olá a todos, estou realizando um trabalho, e minha escolha foi falar sobre paradigmas de programação. Eu gostaria de saber algumas coisas antes de começar:

1 - O paradigma Imperativo é um paradigma individual ou representa um grupo de paradigmas? E em que tipo de situação é usado o paradigma Imperativo?

2 - Eu não sei nada sobre paradigma declarativo, alguns falam que paradigma declarativo e paradigma de programação lógica são a mesma coisa. Eu gostaria que alguem fala-se um pouco sobre a diferença (se existir) de cada um.

3 - O paradigma funcional somente trata de fórmulas matemáticas, ou ele é usado para outros fins?

Obrigado a todos que puder me ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

As definições são flexíveis. O conhecimento declarativo foca em definições ('o que é'). O imperativo, em procedimentos ('como é'). Linguagens funcionais geralmente são predominantemente declarativas, e seus programas giram em torno do cálculo do valor de expressões. Em linguagens imperativas, sentenças são importantes, bem como a ordem em que são executadas.

Não, linguagens funcionais não se limitam a fórmulas matemáticas, embora conceitos matemáticos mapeiem mais naturalmente aos delas.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo o que andei lendo nos websites e tentei fazer minhas proóprias afirmações quanto a estes paradigmas, por favor me corrijam se não estiver certa(s):

- Paradigma funcional

O paradigma funcional é um modo de ver o problema como partes, isto é, o problema como todo pode ser muito complexo para ser solucionado de uma vez, assim, para que a complexidade seja suprimida, o problema é divido em partes, e para cada parte terá algo que a solucione, e quando todas as partes do problema estiver solucionadas, estas são integradas formando uma solução como um todo, e por fim, resolvendo o problema como um todo.

- Paradigma Imperativo

O paradigma imperativo trata de "ver" uma solução como uma sequência de comandos, mas os comandos percorrem uma sequencia própria visando o problema que deve ser resolvido, isto é, para cada problema fornecido, existirá uma sequencia de comandos que irá solucioná-lo.

- Paradigma delcarativo

Neste paradigma, que na minha opnião é o mais dificil de se compreender, visa tentar descobrir qual é o problema, e sua posivel solução.

Bom, como citado acima, minha maior dúvida é em relação ao paradigma declarativo, no qual eu não encontrei algum artigo ou livro que possa decrever com exatidão este paradigma. Mas por favor, me corrijam também em relação aos outro paradigmas.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.