Motta 645 Denunciar post Postado Junho 5, 2012 Chega de NoSQL: vamos dobrar a aposta com MoreSQL Segunda-feira, 04/06/2012 às 11h00, por Alex Tatiyants Por muito tempo, eu me sentei de braços cruzados enquanto o movimento NoSQL se espalhou por nossa indústria. Um após outro, os chamados "bancos de dados" com nomes esquisitos foram atacando a santidade dos meus amados bancos de dados relacionais. Falando nisso, o que são esses nomes? Mongo, Couch, Raven, Cassandra? O que é isso, OccupyDataStores? O que aconteceu com SQL Server, Oracle g, DB 2, e mesmo MySQL? Mas eu faço uma digressão. Chegou a hora de enfrentar o flagelo do NoSQL. Hoje, eu estou chamando os desenvolvedores de todo o mundo para participar de um novo movimento dedicado a trazer de volta a era de ouro de bancos de dados relacionais: MoreSQL (confira o logotipo abaixo): O que somos Nós da MoreSQL acreditamsos nos seguintes axiomas: Aplicabilidade universal: não problemas que não podem ser resolvidos com bancos de dados relacionais. Não importa o que você está armazenando ou como você precisa usá-lo. Estruturas organizadas em tabelas (que podem ou não estar ligadas por meio de chaves estrangeiras) são o único caminho a percorrer. Fim da discussão. Os fins justificam os meios: como resultado do axioma 1, faremos o que for preciso para fazer o SQL funcionar para nós. Views, stored procedures e chamadas cross-database: você pede, nós fazemos. Ah, e por falar nisso, utilizar ORMs não significa que você está tentando enfiar um prego redondo em um buraco quadrado. Elas são bonitas e encantadoras, ok? Bancos de dados relacionais podem escalar bem o suficiente. Quero dizer, o Facebook está em execução no MySQL, pelo amor de Deus! Você é melhor do que o Facebook e os seus 10 trilhões de usuários ativos? Eu acho que não. O que podemos fazer Meus companheiros MoreSQLites, permita-me apresentar algumas técnicas para ajudar você na sua nobre missão. "SQL Everywhere" A maneira mais eficaz para promover bancos de dados relacionais é colocá-los em qualquer lugar em que você pode pensar. Primeiro, se você estiver começando um novo aplicativo, deve utilizar SQL (sem IFs, ANDs, ou WHERES). Agora, se alguém em sua equipe começa a falar sobre o uso de documento ou bancos de dados gráficos, eu recomendo uma estratégia de três frentes de "ignorar, ironizar, e fazer cara feia" (nessa ordem). Segundo, se já tiver um aplicativo em execução, você pode precisar ser criativo. Faça a si mesmo esta simples pergunta: "Estou realmente usando bancos de dados relacionais em todos os lugares em que posso? Estou? Sério?". Por exemplo, algumas pessoas desaprovam o uso de bancos de dados relacionais para armazenar em cache objetos de aplicação. "Você não precisa de SQL para esse tipo de coisa, é uma sobrecarga desnecessária", dizem. Bem, isso tudo pode ser bom, mas desde quando um movimento foi impedido por bons argumentos? Não seria um movimento se deixarmos isso acontecer! Além disso, basta lembrar o primeiro axioma, e você vai ficar bem. Pensamento final Essa luta não será fácil, mas deve ser travada e conquistada. Apenas lembre-se: eles podem tirar nossas dúvidas, mas eles nunca vão tirar a nossa liberdade (para guardar coisas em tabelas). Lute! Fonte : Imasters Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Ianni 189 Denunciar post Postado Junho 6, 2012 Pessoalmente, achei o texto sem pé nem cabeça. Parece mais uma piada do que algo sério. Sem falar que cheira mais a algo escrito por alguem que só conhece a teoria e nunca escreveu uma linha sequer de código. Afinal, dependendo do projeto, das origens dos dados e da frequencia que eles são recebidos e manipulados, a abordagem em sql já provou que não atende as expectativas, ou se tornam demasiado caras, por isso surgiu o Nosql. Considerando o aumento cada vez maior na produção de dados e na necessidade de trata-los para obter informações cada vez mais precisas, creio que o uso de soluções mistas será o melhor caminho para a maioria dos projetos e sistemas que serão desenvolvidos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Junho 6, 2012 É um techno-comedy. Alex Tatiyantsgosta de escrever coisas engraças sobre tecnologia. É criador do JS.js e do movimento MoreSQL, além de inventor do Guilt Driven Development. Fico admirado que o iMasters (portal) tenha publicado algo com esse teor na coluna de banco de dados. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Ianni 189 Denunciar post Postado Junho 6, 2012 É um techno-comedy. Fico admirado que o iMasters (portal) tenha publicado algo com esse teor na coluna de banco de dados. Depois que li pelo forum e postei o que achava, fui ver quem era o autor da materia. Publicações assim, me dão impressão que quem cuida disso entende tanto do assunto quanto eu de bolos e mousses (só sei comer). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Junho 7, 2012 Definição para o artigo http://www.youtube.com/watch?v=uvfLM4dZ75w Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
P@trique 0 Denunciar post Postado Junho 7, 2012 Pow, achei que estava enganado quando estava lendo o texto, mais quando fui ver os comments dos posts aqui, vi que não estava louco :grin: me parece que ele tem alguma coisa contra o NoSQL hehehehe porém mesmo que for uma piadinha ou um texto engraçado, ele não apontou argumentos e bases concretas do que estava falando, esse texto se resume apenas na opinião pessoal dele, ao ler o texto achei que fosse um artigo do Motta, estava ficando desapontado hehehehe mais depois vi que foi o Alexandre :grin: Apesar do meu forte não ser bando de dados, eu acredito que os NoSQL são uma ótima sugestão e se fosse me aprofundar nesse seguimento, certamente iria começar com eles, pois empresas como twitter, facebook e digg os utilizam, eles tem os argumentos deles e é um ponto muito favorável há estes tipos de BDS. O vídeo que o Hinon postou relata oque dá vontade de fazer heheheheh Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Junho 9, 2012 No perfil do autor fica claro a linha do artigo, confesso que re-publiquei aqui para provocar. De quando em vez é bom dar uma sacudida ... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Thiago Genuino 4 Denunciar post Postado Janeiro 7, 2013 Deixa eu adivinhar, nem se deu o trabalho de tentar aprender uma forma nova de banco de dados? Ou é incapacitada? Que bagulho mais sem noção... "AAH MEUUU... Já sei SQL agora tenho que aprender NoSQL?" Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites