Wingdings 20 Denunciar post Postado Junho 5, 2012 Eu vi em um outro topico, o carneirinho estava comentando com outro usuario, se ele estava utilizando classes para desenvolver o jogo que ele desenvolvia. Ele mencionou FlashPunk e Flixel Ai eu me perguntei, como funciona essas classes? Eu sei que no santo google eu encontro tudo, mas queria opiniões de quem já utilizou, é melhor desenvolver um jogo do 0, ou utilizar uma dessas classes? Essas classes são difíceis de se aprender? O que posso fazer com essas classes? Configurar Colisões, gravidade, etc... :grin: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
carneirinho 7 Denunciar post Postado Junho 6, 2012 Bom, vamos lá. A primeira que utilizei foi a flashPunk e gostei bastante, você pdoe entrar no site http://flashpunk.net/download/ e já baixar a classe. No mesmo site tem a área "learn" que tem ótimos tutoriais para quem está começando. Acho que uma pessoa com uma básica noção de as3 já consegue fazer todos os tutoriais em menos de um dia. Lá você vai aprender um pouco também sobre orientação a objeto na prática, tem muito uso do override, super, herança (extends) e bastante coisa tb sobre encapsulamento. Por exemplo, quando vamos criar um jogo, costumamos extender um objeto de um movieclip e flipar o objeto com scaleX -1 e tal, na classe de entidades, vamos perceber que ele usa outro modo de virar um player. Tem coisas bastante interessantes tambem como o SpriteMap, que é um bitmap com todas as animações do boneco, e a classe muda o posicionamento do bitmap como se fosse mudar um frame de um movieclip, como alguns aqui já vi que costuma usar labels e diferentes animações pra fazer isso. Tudo isso é bem explicado e abre horizontes para nosso desenvolvimento lógico na hora de criar não só jogos, mas tudo em as3. Aconselho a todos que faça esse experimento, mesmo quem não goste de jogos, porque realmente é um bom aprendizado. Os tutoriais ensinam como você instalar e configurar o flashdevelop que é um framework muito bom pra action script, ensina o básico da classe, como os mundos, entidades e etc... e depois vai perceber que é mais fácil do que se imagina, criar um jogo a partir do flashpunk, aliás fácil e interessante. Eis aqui a lista de tutos da classe http://flashpunk.net/tutorials/ abraço! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Wingdings 20 Denunciar post Postado Junho 6, 2012 Eu assisti um tutorial EPISODE 12 – MOVING, JUMPING AND PHYSICS FOR PLATFORMERS! Eu vi, que ele sempre que precisa usar formular para calcular algo, como por exemplo a gravidade, ele puxa direto uma clase/função que faz o 'calculo chato' e ja te da de bandeja o valor... O codigo fica 100% mais limpo e organizado O movimento do 'personagem' achei muito fácil fazer tbm... Vou da uma olhada na de colisão para entender mais ^^ ---------------------------------------------- Nossa muito boa, gostei demais Parece muito facil Me esclarece uma duvida? Vamos supor que vamos faze o movimento do personagem, com sprites, ele correndo e talz como seria o codigo? algo parecido com isso? sprSwordguy.add("stand", [0, 1, 2, 3, 4, 5], 20, true); sprSwordguy.add("run_left", [6, 7, 8, 9, 10, 11], 20, true); sprSwordguy.add("run_right", [12, 13, 14, 15, 16, 17], 20, true); graphic = sprSwordguy; if(Input.check(Key.LEFT)) { hInput -= 1; sprSwordguy.play("run_left"); } if(Input.check(Key.RIGHT)) { hInput += 1; sprSwordguy.play("run_right"); } ------------------------------------ Curti EPISODE 1 – SETTING UP THE ENVIRONMENT VIDEO EPISODE 2 – ADDING PLAYERS AND ENEMIES VIDEO EPISODE 3 – USING TILEMAPS AND GRIDS VIDEO :clap: :clap: :clap: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
carneirinho 7 Denunciar post Postado Junho 6, 2012 Ele tm uma física básica, mas nada impede de você implentar umas mais avançadas como box2D por exemplo, essa do box 2D tem um tutorial que acho excelente e que encontrei no ActionScript.org, seria esse http://www.actionscript.org/resources/articles/1087/1/Getting-Started-with-Box2D/Page1.html, tem 15 páginas que o Jean André explica de uma forma legal. Sobre as animações, acho que você já começou a achar o caminho das pedras, depois tem uns lances de você trocar as animações de acordo com a velocidade, logo você chega lá. Com a flíxel o lance de colisões eu acho mais interessante, porem é aquela coisa, as duas são bem parecidas e para alguns casos dou preferencia a uma e pra outros, dou preferencia a outra, mas vale bem a pena estudar pelo menos essas duas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elektra 102 Denunciar post Postado Junho 7, 2012 Anotei! Assim que der uma brecha faço curso de jogos. ... vai se preparando mestre :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Wingdings 20 Denunciar post Postado Junho 8, 2012 Vontade de criar um jogo nao falta, o que falta eh tempo :( Mas e ae carneirinho, você tem algum que você fez pra mostrar pra gente? :grin: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites