Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gabriel Heming

ulr com caracteres especiais

Recommended Posts

Bom dia.

Andei pesquisando sobre os padrões utilizados para a url amigável e tive algumas dúvidas, mais conceituais do que práticas, sobre as recomendações a serem utilizadas.

Sempre considerei a afirmação: "Não faça url's para os buscadores. Faça-as para os usuários"

Baseado no exemplo deste post, venho tirar algumas dúvidas:

http://forum.imasters.com.br/topic/467129-title-e-urlamigavelcaminho-da-pagina/page__view__findpost__p__1851974

Vejo que, no exemplo do post, foi incluída url's com acentos. Até ai tudo bem. Não é de agora, nem novidade, que é possível utilizar acentos e outros caracteres na url. Entretanto, se uma url é feita para usuário, por qual motivo não encontro nenhuma onde é utilizado recursos a mais do padrão (REGEX) ^[A-Za-z0-9_-]+$. Somente letras, maiúsculas e minúsculas, números, underline/underscor e hífen. Dificilmente encontra-se url's com acentos, apesar de ser permitido.

Mas veja bem, se uma url é escrita para usuários, não seria mais interessante utilizar os recursos adicionais da, por assim dizer, "gramática" para melhor entendimento do usuário final? Já que, em determinados casos, é possível utilizar até espaços na url, sem a sua conversão (%20) e, ainda assim, obter uma boa interpretação do site acessado.

Também há a questão filosófica: "Quem deve se adaptar? Url ou motores de busca?" '-'

Ps.: Só agora que vi como escrevi url no título.... ¬¬

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Embora seja possivel colocar acentuação nas urls (inclusive foi permitido o uso de acentos pensando na acessibilidade) creio que determinar se isso é ou não conveniente vai depender de cada caso.

Por exemplo, um site de e-commerce nacional (e que só faça entregas no pais) poderia ter acentos em sua url já que seu publico também é do mesmo pais e utiliza os acentos no seu dia a dia.

Mas esse mesmo publico, parte dele pode estar habituado em escrever sem acentos na url então é preciso adicionar um tratamento para isso (urls com e sem acentos).

Por outro lado, um forum, blog, ou site empresarial pode ser acessado por pessoas que falam outras linguas e não tem os acentos em seu teclado, por exemplo, e digitar uma url que tenha um ç pode ser problematico.

A forma de acessar o site também pode ser outro ponto a considerar, se é acessado de um dispositivo movel, digitar acentos ou caracteres acentuados pode ser muito chato (além de em alguns dispositivos isso ser um teste de paciencia)

No fim das contas, todo o conjunto pode influenciar na decisão de usar ou não urls com acentos:

A forma de acesso do site, origem dos visitantes, paises desses visitantes, tipo de negócio do site, nivel de conhecimento do desenvolvedor (muitos não sabem como implementar e usam regras prontas) e por ai vai.

Compartilhar este post

Link para o post

Como já ouvi falar que "[...]para existir um padrão, primeiro havia um problema[...]", o padrão atual (REGEX) ^[A-Za-z0-9_-]+$

Realmente, o uso errado do .htaccess (no caso do apache) é muito comum. Acredito, principalmente, pelo material não possuir traduções e/ou adequações a programadores menos experientes. Esse pode ser bem o motivo pelo qual não é muito comum o uso "aprofundado" das características, gramaticais, da url.

O caso de utilizar/permitir, url com e sem acentos para o mesmo acesso se torna por um lado interessante, mais trabalhoso também. Entretanto, isso pode impactar de alguma forma negativa, para o site, por possuir o acesso de uma mesma página, em um mesmo domínio, com url's diferentes?

Normalmente, para acessar uma página, é somente um link. Com o tratamento adequado, pode ser feito.

Por exemplo:

www.site.com.br/noticias

www.site.com.br/notícias

Ambas url's acessariam a mesma página. Entretanto, por url's diferentes. Ouvi dizer que, quando mais de uma url, no mesmo domínio, acessa uma mesma página, ela é ignorada. Como é o caso de páginas, personalizadas, de aviso, de quando uma url não foi encontrada.

Como, a minha ideia, é mais conceitual sobre o aprendizado desse assunto, pretendo tirar todas as dúvidas possíveis e agregar conhecimento (óbvio). As vezes, as perguntas mais simples, para quem procura, não são respondidas, da forma conceitual. Achei excelente seu ponto de vista de acessos externos e mobile. Colocando que, pode ser feito, mas, talvez não é aconselhável.

Nesse lado, o ponto de vista filosófico é sobre o usuário. Pois, dependendo do público alvo, a url deve ser escrita para atendê-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Alguns pontos sobre URL amigável do ponto de vista do SEO:

- não é pré-requisito para ficar posicionado;

- urls com a palavra-chave buscada têm mais cliques (CTR) nas SERP;

- melhor CTR, entretanto, pode melhorar posições.

Do ponto de vista do usuário:

- URLs amigáveis são baseadas em arquitetura da informação e organização por pastas e sub-pastas;

- URLs precisam ser fáceis de compartilhar, esse é um fator crucial;

- URLs cheias de parâmetros são confusas e produzem uma experiência negativa;

- URLs poderão ser impressas, há de ser facilmente acessível por essa maneira.

Sobre acentuação:

- É usual não haver acentuação em domínios, portanto uma URL também não deveria ter;

- Em muitos casos a URL pode ser automaticamente reescrita pelo Apache ou browser, substituindo caracteres por substitutos com %;

- As pessoas preferem não digitar com acento, basta ver que as buscas no Google são em mínusculas e sem acento.

Portanto, eu particularmente não recomendo uma URL com acentuação. Isso não vai prejudicar o SEO (como visto acima), mas produzirá uma experiência mais negativa para o usuário.

No caso de querer oferecer as duas opções (o que é muito bom), no caso de o usuário a digitar por cotna, use a canonical tag para informar ao Google qual deve ser indexada.

As URLs indexadas devem, claro, ser sem acento pelos motivos expostos acima.

Qualquer coisa, só falar aí.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

se quiser pode usar com acentuação, caracteres especiais ou o que for conveniente.

o problema é compatibilidade com sistemas antigos. Geralmente presentes nas LANS de ambientes corporativos

se o seu público alvo não for tão defasado assim, não precisa se preocupar.

extendendo o assunto, já parou para imaginar como fazemos para aplicar url amigável na china, japão, russia, india ?

todos os carateres são multibyte, portanto se for filtrar somente os alfanuméricos, nenhum entrará na URL.

alguns sites mantém a url limpa, outros incluem os caracteres da forma crua e simples.

exemplo, do site amazon japan:

http://amzn.to/Kmuhxw

- As pessoas preferem não digitar com acento, basta ver que as buscas no Google são em mínusculas e sem acento.

Saindo somente um pouco do assunto. Quis dar foco a esse ponto. É a mais pura verdade. E quando estudei IA, foi dito como um dos problemas recorrentes da IA, pois estão tornando as pessoas, de certo modo, "burras". Por que burras? Porque a IA consegue entender, através do PNL, a escrita de forma errada do usuário. O Google, entretanto, corrige o erro. E dos usuários que digitam errado, qual dos pensamentos abaixo é o predominante?

- Eu escrevi errado, vou escrever certo na próxima vez.

- Ele corrige para mim, não preciso me preocupar.

Ao assunto pertinente:

use a canonical tag

Não a conhecia. E serve bem a um dos propósitos, por mim, já mencionados.

Em muitos casos a URL pode ser automaticamente reescrita pelo Apache ou browser, substituindo caracteres por substitutos com %;

Sim, de fato, servidores terceirizados (exceto alguns dedicados.... muito dedicados, diga-se de passagem) se preocupam a sua configuração.

exemplo, do site amazon japan:

http://amzn.to/Kmuhxw

Caso real e extremista. Já tive de escrever os hanja (kanji para o japão) para acesso na Coréia do Sul. É extremamente complicado, pois um hanja é composto de n símbolos. Deve ser digitado um código para cada símbolo e eles serão agrupados em um único símbolo.

De fato, como o Vinicius Ianni havia comentado, não há uma definição real. Vai de cada foco. O exemplo da amazon do japão pode ser um fato disso. Eles querem o mercado japonês(ou oriental, pode ser também). Entretanto, olhando por outro ponto de vista, eles não querem compras internacionais no seu site do Japão. Para isso disponibilizam a versão internacional/inglês.

E, uma consideração final sobre o uso dos caracteres:

No caso de querer oferecer as duas opções (o que é muito bom)

o problema é compatibilidade com sistemas antigos. Geralmente presentes nas LANS de ambientes corporativos

Por oferecer as duas opções, é uma pouco mais trabalho. Mas não consigo enxergar o problema de compatibilidade. Sim, há e pode ser grande o problema de compatibilidade, mas nesse caso, eu vejo como o dilema de administração: "Você deve se adaptar as mudanças, e não as mudanças a você".

As vezes, discutindo as ideias, aqui, no fórum, parece que eu quero impor novas ideia. Peço desculpas se pareço colocar dessa forma. Na verdade, o que eu quero, é abranger os conceitos, e se eles estão, e são usados, da forma correta. Acima de tudo, agregar conhecimento. Sou, de certo modo, leigo em SEO. Conheço bastante, mas quanto mais aprendo, compreendo que ainda não sei nada... Me considero, um eterno leigo, pois sempre há, e muito, o que aprender. Meu foco é programação, entretanto, deve-se conhecer, ao menos superficialmente, cada área em que pode-se atuar e ser afetado por suas mudanças.

O que eu achei mais legal, foi a campanha(não seria uma campanha, mas vai servir como uma) que eu vi agora de manhã, sobre o uso do IE7 em um site de e-commerce (kogan.com) para descontinuar o uso do IE7:

http://9gag.com/gag/4484444

Eles cobram 6,8% a mais do valor do produto, se ele for comprado no IE7. Eu entrei, simulei uma compra, e é verdade. Pessoa para as vendas do site, ótimo para os desenvolvedores (do mundo todo).

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.