Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Recommended Posts

Bom dia amigos;

Sou nubs, novo usuario do Linux (SUSE) e estou com dúvidas sobre uma coisa, no windows eu usava.:

\\nome_do_computador

mas no meu linux isso n funciona, funcionar somente com o ip que quero. e outra tb queria saber o nome dos computadores em minha rede, ow quem esta acessando, queria saber isso por codigos de terminal, e so estou achando por sistemas.

Alguem poderia dar uma dica

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Anter de começar, você precisa ter o software SAMBA instalado, este software quem faz a comunicação (compatibilidade) com o protocolo SMB e CIFS da Microsoft.

Se as máquinas que você deseja navegar forem Linux, você pode usar outros protocolos para navegar por arquivos remotos, como o SSH ou o NFS.

Pois bem, diante deste conhecimento inicial, as máquinas que você deseja acessar também precisam ter esses serviços rodando, se for uma máquina com Windows, os serviços já estarão em execução.

Naturalmente no Linux você vai precisar fazer uma montagem, neste caso específico, uma montagem de um path de rede, para o SMB você faria desta forma:

Crie um diretório que será a referência do caminho no sistema local, exemplo:

# mkdir /mnt/compartilhamento

E faça a montagem:

# mount -t cifs //caminho/remoto/download -o username=eduardo,password=senha /mnt/compartilhamento

Lista o conteúdo pra ver se deu certo:

# ls /mnt/compartilhamento

Compartilhar este post

Link para o post

bom disso eu não sabia muito obrigado por ajudar, mas o samba meu esta funcionando, o q está dondo problema eh que, eu tenho um computador windows com o nome de "eduardo" com ip:10.1.12 e estou no linux suse e digito o seguinte "\\eduardo" ele n entra, mas se eu digito "\\10.1.1.12" eu consigo acessar o computador.

resumindo, pelo nome do computador eu não acesso, mas pelo ip eu consigo. Outros computadores windows na mesma rede consegue acessar pelo nome do computador, o meu linux eu n consigo buscar pelo nome. pode me ajudar?

Qdo eu estava na facul eu apredi um comando no terminal que mostrava o trabalho na rede, poderiam me ajuda nessa tambem?

Compartilhar este post

Link para o post

bom disso eu não sabia muito obrigado por ajudar, mas o samba meu esta funcionando, o q está dondo problema eh que, eu tenho um computador windows com o nome de "eduardo" com ip:10.1.12 e estou no linux suse e digito o seguinte "\\eduardo" ele n entra, mas se eu digito "\\10.1.1.12" eu consigo acessar o computador.

resumindo, pelo nome do computador eu não acesso, mas pelo ip eu consigo. Outros computadores windows na mesma rede consegue acessar pelo nome do computador, o meu linux eu n consigo buscar pelo nome. pode me ajudar?

Usando o protocolo SMB/CIFS o sistema Windows "descobre" (usando broadcast) as máquinas na rede e cria um cache local com esses nomes de máquinas. O Linux não "sabe" fazer isso, por padrão o Linux usa servidores DNS. Para precisa instalar o pacote winbind, caso não esteja instalado e alterar o arquivo nsswitch.conf de acordo com este manual:

http://www.samba.org/samba/docs/man/manpages-3/winbindd.8.html

Deve ser suficiente.

Qdo eu estava na facul eu apredi um comando no terminal que mostrava o trabalho na rede, poderiam me ajuda nessa tambem?

Os programas mais comuns para monitoramento das atividades na rede são o tcpdump e o iptraf.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.