Wanderson Valerio 102 Denunciar post Postado Junho 26, 2012 Concordo com o Giovani, o mundo não é um mar de rosas, e as coisas não são como nós desenvolvedores queremos, e se de acordo com o nosso público, cliente, e todos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Samuel Volpato 4 Denunciar post Postado Junho 26, 2012 E para os que querem muito usar html5 + css3, existem maneiras de utilizar em conjunto com os navegadores mais velhos, vide modernizr's da vida :thumbsup: Existem alternativas sim, mas é meio contraditório, pois a não utilização de alguma bibliotecas para fazer algumas coisas é um dos argumentos favoráveis HTML5/CSS3, e precisar de uma biblioteca para poder utilizá-lo é estranho :P Mas, eu acredito que ninguém está falando em fazer o 'povo' mudar de navegador do dia para noite. Creio que há meios de acelerar esse processo. Hoje não há como fazer um portal em HTML5/CSS3. Mas há casos (hot sites, por exemplo) que isso é possível, o que ajuda no processo de atualização. O flash, por exemplo, não é nativo nos navegadores, mas há um tempo atras todo mundo tinha ele instalado e ele continua necessário para alguns. É uma discussão muito abrangente, muitos pontos pra serem levados em consideração. Mas acho cada vez mais relevante começar a 'pensar com mais carinho' nisso e ficar atento nessa corrida dos navegadores. :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Giovani 104 Denunciar post Postado Junho 26, 2012 Você conhece ou já usou o modernizr? O Boilerplate? São projetos bacanas enquanto o html5 e css3 não estão, de verdade na nossa vida (e vai demorar alguns anos para isso acontecer), eles ajudam bastante. Existem alternativas sim, mas é meio contraditório, pois a não utilização de alguma bibliotecas para fazer algumas coisas é um dos argumentos favoráveis HTML5/CSS3, e precisar de uma biblioteca para poder utilizá-lo é estranho :P Discordo, estamos falando do cliente e dos clientes dele ou seja o povo. Sobre hotsites pior. Imagina você lançando uma campanha de "tiro curto" com o código todo feito em html5 + css3 ai o cara vai lá com o IE8 e não consegue acessar/visualizar? Ou pior, ter que atualizar o navegador por causa disso. Não posso te afirmar com 100% de certeza, mas a campanha vai ficar abaixo das expectativas. Mas, eu acredito que ninguém está falando em fazer o 'povo' mudar de navegador do dia para noite. Creio que há meios de acelerar esse processo. Hoje não há como fazer um portal em HTML5/CSS3. Mas há casos (hot sites, por exemplo) que isso é possível, o que ajuda no processo de atualização. É até esquisito ... eu estar "criticando" o css3+html5. Quem é das antigas vai entender :yay: Mas voltando a esse tópico, desenvolvedores tem que pensar na comodidade do cliente e não na deles. Tem que pensar que atender um, dois ... n clientes (e deixá-lo satisfeito na entrega do produto) não é tão fácil como vir aqui e postar ideias pessoais. Quando o html5 e a css3 estiverem definitivamente prontos e na ativa, ai vale muito a pena discutir. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Diéssica 140 Denunciar post Postado Junho 27, 2012 Não é bem assim, o importante é o cliente, o projeto e seu público. Você pode explicar e dizer que o IE6 ou o IE7 são obsoletos e provar ao cliente que essa não é uma boa alternativa e que, se escolhida, acarretará mais custos a ele mesmo. O que você não pode é chegar dizendo o navegador que ele deve usar ou a versão do OS ou dizer que os clientes do seu cliente deverão atualizar o navegador. Sim Giovani, eu penso o mesmo. Mas ele estava falando dos desenvolvedores: Diéssica, não falo do usuário final, o que me parece é que os profissionais que deveriam ter interesse nas novas funcionalidades (como designers ou profissionais responsáveis por criação de campanhas), não sabem das novidades. E realmente, falta interesse nos profissionais de levar a versão pra frente TAMBÉM. Para a questão usuário, esse post já define: Se quer desenvolver algo, deve pensar no seu público alvo. (já comentaram) Se é uma solução privada, use e abuse das novas tecnologias, pois você está no comando. Se é para o público geral, cautela e paciêmcia, pois é o usuário que está no "comando". O ponto não é esse: desenvolvedores tem que pensar na comodidade do cliente e não na deles. Tem que pensar que atender um, dois ... n clientes (e deixá-lo satisfeito na entrega do produto) não é tão fácil como vir aqui e postar ideias pessoais. E sim esse: Quando o html5 e a css3 estiverem definitivamente prontos e na ativa, ai vale muito a pena discutir. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
MafnGamer 13 Denunciar post Postado Junho 27, 2012 Na minha opinião devemos incentivar os usuarios a substituir os velhos browser por os mais recentes, mostrando benefícios e qualidades que os usuários irão ter ao atualizarem os browsers. Na minha opinião convencer os usuários é melhor que ficar pregando a morte aos antigos browsers sem mostrar vantagens. Mas para aqueles que preferem os browsers antigos os devs devião usar soluções como o Boilerplate Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Thiago Moraes 32 Denunciar post Postado Junho 27, 2012 Quando o html 5 for recomendação da w3c e sair da fase "beta", eu começo a trabalhar com a linguagem. Sou totalmente a favor de mensagens informando o usuário que o seu navegador está desatualizado, mas excluir ou limitar o acesso à usuários do IE7 é dar tiro no pé pra mim. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
MafnGamer 13 Denunciar post Postado Junho 27, 2012 Thiago Moraes como eu falei existe soluções como o boilerplate Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Thiago Moraes 32 Denunciar post Postado Junho 27, 2012 Meu cliente precisa de um site 100% funcional, seguro, rápido e com visual atrativo...tudo isso é possível sem usar HTML5. Por que perderia meu tempo com adaptações/gambiarras? O título do tópico menciona "web padronizada", mas a documentação do HTML5 ainda está em desenvolvimento, não é padrão. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
MafnGamer 13 Denunciar post Postado Junho 27, 2012 É mano da para fazer. Você tem sua opinião eu tenho a minha. Eu só vejo vantagens no HTML5 :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
MafnGamer 13 Denunciar post Postado Junho 28, 2012 Todos sabem ou deveriam saber. É obvio que o HTML5 traz muitas vantagens. A questão é a compatibilidade. Para o público geral na internet, ainda é cedo. Quem quiser utilizar -para a grande massa- terá que fazer mil e uma gambiarras. As áreas onde pode-se usar todo o potencial do html5 são os aplicativos para mobile e, o novo sistema operacional Windows 8. Ontem a Microsoft enviou, aos inscritos no programa de developers, links para download do VisualStudio 2012, os códigos JavaScript e HTML de exemplo + o livro dgital gratuitos, como parte do programa de incentivo. -------------- Hinom como é que se escreve para esse programa de developers? Tem q ter assinatura msdn? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Junho 28, 2012 Sim, basta criar conta microsoft developer. esses pacotes estão disponíveis para todos, mesmo quem não tenha conta msdn visual studio 2012 rc http://www.microsoft.com/visualstudio/11/en-us/downloads pacotes de exemplos - apps em html5, javascript, etc... http://code.msdn.microsoft.com/windowsapps/Windows-8-Modern-Style-App-Samples Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
MafnGamer 13 Denunciar post Postado Junho 28, 2012 Vlw cara pela informação. Mas esse visual studio 12 rc é pago? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Junho 28, 2012 free... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Samuel Volpato 4 Denunciar post Postado Junho 28, 2012 Você conhece ou já usou o modernizr? O Boilerplate? São projetos bacanas enquanto o html5 e css3 não estão, de verdade na nossa vida (e vai demorar alguns anos para isso acontecer), eles ajudam bastante. Conheço sim cara, não utilizo HTML5 ainda por vários motivos e muitos deles já citados no tópico, mas o que estou falando é chegar ao ponto de não precisar utilizar isso para o desenvolvimento HTML5. Sei que tudo está no 'beta' ainda, mas muitas coisas já estão implementadas nos navegadores, dando indícios que não estamos longe da versão final. Mas voltando a esse tópico, desenvolvedores tem que pensar na comodidade do cliente e não na deles. Cara concordo plenamente, não estou pensando em mim, estou dizendo que todas essas tecnologias trazem oportunidades de melhor experiência pra eles (usuários). Repito o que disse lá no início do tópico, para mim a questão não é ter maneiras de utilizar o HTML5/CSS3 hoje, e sim: a gente pode ajudar na 'popularização' deles? Ou o que nos resta é sentar e esperar? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Giovani 104 Denunciar post Postado Junho 28, 2012 Depende de cada projeto, de cada cliente. Cada caso é um caso :thumbsup: Repito o que disse lá no início do tópico, para mim a questão não é ter maneiras de utilizar o HTML5/CSS3 hoje, e sim: a gente pode ajudar na 'popularização' deles? Ou o que nos resta é sentar e esperar? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Diéssica 140 Denunciar post Postado Julho 6, 2012 Quando o html 5 for recomendação da w3c e sair da fase "beta", eu começo a trabalhar com a linguagem. Sério que você espera por isso pra trabalhar com uma linguagem tão poderosa como o HTML5? Desculpa, mas essa não é uma ideia meio "ignorante"? Sou totalmente a favor de mensagens informando o usuário que o seu navegador está desatualizado, mas excluir ou limitar o acesso à usuários do IE7 é dar tiro no pé pra mim. Se o usuário usa IE7, é ele que tá dando tiro no pé. E eu concordo com você. O caso não é limitar um usuário só por causa do navegador, e sim chamar a atenção dele quanto à navegação, que pode ser muito melhor — em todos os aspectos — com um navegador atualizado. :) Repito o que disse lá no início do tópico, para mim a questão não é ter maneiras de utilizar o HTML5/CSS3 hoje, e sim: a gente pode ajudar na 'popularização' deles? Ou o que nos resta é sentar e esperar? Não fazendo o que o Thiago Moraes disse no post #26 [Quando o html 5 for recomendação da w3c e sair da fase "beta", eu começo a trabalhar com a linguagem.], você já vai estar contribuindo na popularização da linguagem. :) Não nos resta sentar e esperar. Nos resta informar os usuários sobre uma boa navegação, AÍ SIM esperar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites