Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Alison_Melo

Uso de framework's trás vícios ?

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

Eu estava lendo alguns artigos sobre tendencias para web e logo me veio uma duvida, é um erro depender de um framework ?

ex.: joomla, django, etc..

Pois eu sei que eles vieram para facilitar a vida dos programadores, mas isto não acaba limitando o programador ?

e por ser mais fácil ele não acaba aprendendo menos ?

Nunca usei um framework, me indicaram usar, mas como não sou nenhum profissional temo pelo meu aprendizado, oque vocês me dizem sobre framework's ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal,

Eu estava lendo alguns artigos sobre tendencias para web e logo me veio uma duvida, é um erro depender de um framework ?

ex.: joomla, django, etc..

Pois eu sei que eles vieram para facilitar a vida dos programadores, mas isto não acaba limitando o programador ?

e por ser mais fácil ele não acaba aprendendo menos ?

Nunca usei um framework, me indicaram usar, mas como não sou nenhum profissional temo pelo meu aprendizado, oque vocês me dizem sobre framework's ?

Joomla é um CMS's. Sistema pronto. É diferente do conceito de framework.

Framework é uma estrutura de base, uma caixa de ferramentas para desenvolvimento. CMS's são desenvolvimentos prontos que podem ter suas funcionalidades estendidas.

Desfeitos os mal-entendidos, a minha opinião é que você vai ficar 'viciado' naquilo que estuda.

Se você só desenvolver usando Django com jQuery, poderá ficar por fora das novidades que apareçam no python ou javascript.

Acabará vendo nos changelogs do framework: "suporte a __nome_da_nova_funcionalidade_aqui__"

E você vai pensar: "Nem sabia que dava pra fazer isso!"

Desde que você sempre mantenha sua base na linguagem sólida e não dependa do que existe no framework pra trabalhar, não ficará viciado.

Você terá problemas se pensar, ouvir ou - principalmente - disser "mas isso não dá pra fazer com __nome_do_framework_aqui__"

Compartilhar este post

Link para o post

Frameworks, e até mesmo CMSs, só trazem vício ao profissional que não tem pleno entendimento da linguagem "base".

Eu como front-end posso dizer que sou viciado em jQuery. Atualmente tenho estudo javascript puro, e vejo que bastante coisa dá pra fazer direto em JS, com talvez até menos código, ou um desempenho (muito) melhor do navegador. :upset:

Compartilhar este post

Link para o post

Há uma curva de aprendizado nos CMS's e nos Framework's que pode demorar, mas na minha opinião vale a pena, porém é como o Evandro Oliveira disse, o importante é estar atento a raiz, no caso do Joomla estar ligado no que está acontecendo com o PHP e como a comunidade Joomla vem encarando isso. Conhecer a raiz é muito importante. O Joomla e o Wordpress são feitos sobre a linguagem PHP, eles geram conteúdo, muito do código que teria que fazer para isso não vai precisar, eles são uma ótima opção para caso quem for atualizar o website seja muito leigo. Eu estudei muito PHP e Jquery(framework de Javascript), so fiquei bom em jquery depois que estudei bem Javascript e fiz um website para a empresa que trabalho usando PHP e Jquery. Agora em Julho vou estudar o desenvolvimento em componentens Joomla e migrar o website todo para Joomla, tornando asssim a atualização do website bem mais simples.

Compartilhar este post

Link para o post

Sanaram minhas duvidas, então creio eu que é bom melhor eu ficar na linguagem pura, não conhecia CMS, muito obrigado a todos, abriram legal minha mente!, valew!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.