Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jonathan Djavan

Não recomendo CSS3 e HTML5

Recommended Posts

Bora pessoal, quebra tudo!!! To curtindo o fórum só tem os feras aqui ^^ Olha, já trabalho em uma empresa web e os cara de lá são monstros, estou podendo trabalhar e aprender com um dos melhores Front-end do Rio Grande do Norte. Mas enfim vamos o que interessa. Vejo muitas pessoas falando que vai aprender CSS3 ou HTML5, não estou dizendo para não aprender, eles chegaram para revolucionar o modo da web, mas porém eles ainda não estão padrões em todos os browsers e isso é ruim, pois você faz jurando que estar perfeito e alguém vai abrir em outro navegador e não pega. Olhem quem quer trabalhar nessa areá mesmo tem que fazer de um jeito que fique padrão em todos os navegadores(menos no IE!!), a dica que eu dou é que saibam que existe, usem alguns efeitos, mas acho que não deveriam quebrar a cabeça com isso agora, usem o velho e bom CSS e HTML juntos e aprendam JavaScript e usem alguns plugins de Jquery isso já vai fazer vocês fazerem sites incríveis. Pois fiz um curso de HTML5 e foi uma bosta, foi basicamente só pra saber que existe, pois quase nada pegava, pegava em um navegador ai não pegava em outro. Então usem alguns efeitos de css3 que peguem e todos os navegadores e aprendam a usar HTML como ele deve ser usado e o bom CSS e nem precisam saber muita coisa de JavaScript, mas aprendam a usar Plugins de Jquery pelo menos, garanto que da pra fazer muita coisa e ainda vão sair por ai falando que você é f***!!! ^^ Bom gente qualquer coisa tamo ai o/ Se quiserem posso fazer uns tópicos mostrando que da pra fazer com css e html juntos ^^ flw o/

Que vai foi boa D: Que vão* Só corrigindo D:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Discordo de você, boa parte das funcionalidades trazidas pelo HTML5 e CSS3 já podem ser utilizadas hoje, basta usar de maneira consciente.

CSS3, por exemplo, a maior parte das novas propriedades são apenas para detalhes visuais, se um usuário com navegador obsoleto não ver o site exatamente da mesma forma que um usuário com navegador atualizado, com todos os efeitos legais como gradiente, animações, etc, a culpa não é do desenvolvedor. O que você não pode é sacrificar funcionalidades básicas e a usabilidade do site (apesar de que usando certos elementos do HTML5 você acaba melhorando a usabilidade) para implementar algo que não funcione em navegadores antigos, um exemplo disso é usar os novos elementos do HTML5 sem utilizar um script, como o HTML5shiv, para habilitá-los em navegadores sem suporte.

Você falou em plugins jQuery, existem vários Polyfills que habilitam boa parte das funcionalidades do HTML5 e CSS3 em navegadores sem suporte às mesmas.

Você não deve perder a oportunidade de melhorar a experiencia de 80% usuários do seu site, apenas por que 20% possui um navegador antigo.

Links relacionados ao assunto:

http://tableless.com.br/graceful-degradation-e-tudo-sobre-acessibilidade/

http://tableless.com.br/bem-vindo-a-xangrila-parte-1/

http://www.caniuse.com/

http://html5please.com/

http://css3please.com/

https://github.com/Modernizr/Modernizr/wiki/HTML5-Cross-browser-Polyfills

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, não é navegadores velhos, não ta nada padrão nos novos, o navegador com maior coisas funcionando é o Opera, mas a cada dia que passa as frequentes atualizações eles estão conseguindo deixa funcional quase tudo. Não estou dizendo que não é para aprender, mas não pegar tão pesado em perde horas e horas de sono. Se você tiver uma ótima estrutura HTML e souber usar o CSS você já faz magica na web. Eu uso CSS3 em algumas coisas que faço. Olha HTML5 de fato é incrível e vale muito a pena aprender, pois quando todas as suas funções estiverem pegando em todos os navegadores iguais vai ser a linguagem do futuro. CSS3 nem tanto, da pra fazer muita coisa legal, mas ainda tenho que usar -webkit- e -moz- antes para pegar nos navegadores. Quando isso acabar ai sim, vou dedicar tempo e dedicação a tais linguagens. Fiz o curso de HTML5 e tinha coisa que pegava em um e não pegava em outra, ai fica um não pegou aqui, ai outro dizia pegou aqui, ai o professor perguntava "Ta usando qual navegador?" a pessoa dizia "Navegador x" ai ia todo mundo testar nesse navegador, e foi esse ano ainda. Faz alguns mês. Acho que com essa recente atualização do FireFox que achei muito boa, mas não me fez mudar ainda por um detalhe que no chorme tem, mas acho que já deve ter muita coisa pegando nele. Aprendam, mas não se matem ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

seu argumento de porque nao usar html5 e css3 nao e muito bom, nao estou te ofendendo mas acho que você ainda nao entende muito de html5 e css3

você diz que e melhor usar Jquery que css3, muitas vezes a pessoa usa jquery somente pra uma coisa c mover do lado pro outro oque poderia ter sido feito em alguma linhas de css em vez de ter que importa o jquery que tem centenas de linhas de codigo

foi oque o JSMais falo

Você não deve perder a oportunidade de melhorar a experiencia de 80% usuários do seu site, apenas por que 20% possui um navegador antigo.

eu acho que deve sim aprender html5 e css3, com isso vai pode fazer codigos muito mais limpos e rapidos, e quando uma coisa em html5 nao funciona em todos os navegadores você usa o modernizr ou faz um codigo em javascript pra resolver o problema

Compartilhar este post

Link para o post

Se um site não fica igual para um usuário do IE isso é problema dele ele que atualize o browser. Várias coisas do HTML 5 são demais. Eu acho melhor o usuáro atualizar o browser do que matar o HTML5 e o CSS 3

Compartilhar este post

Link para o post

Quer dizer que em questão de funcionalidade, vocês preferem excluir o usuário que possui navegador antigo/desatualizado? :huh:

Lembrem-se que boa parte das visitas são feitas em horário de expediente, ou seja: com a pessoa no serviço. E várias empresas há limitações técnicas (e até mesmo contratuais) quanto ao uso de softwares (inclua nisso a proibição de atualização de qualquer item da máquina pelo usuário). Não me venham falar que o técnico responsável pode atualizar. Vá lá e convença-o de atualizar dezenas, centenas, ou até milhares de máquinas! Agora pense no custo que a área financeira teria com isso também.

O ideal é fazer qualquer aplicação/site funcional até em IE6, já que ele apresenta uma porcentagem bem representativa do mercado. Pra mim, a partir do momento que o market do IE6 + IE7 forem menor que 0.1%, aí sim, me preocupo em largá-los. Caso contrário, é prejuízo pra mim, e para os meus clientes. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Quer dizer que em questão de funcionalidade, vocês preferem excluir o usuário que possui navegador antigo/desatualizado? :huh:

Não em questão de funcionalidade, o site deve ficar funcional para todo o público alvo que o site precisa/deve atingir.

O desenvolvedor deve basear o suporte à navegadores com base nas métricas do próprio site, e não pegar como base apenas estatisticas globais, se apenas 1% dos visitantes do site usam o navegador X porque perder tempo e dinheiro fazendo o site funcionar perfeitamente para esses 1%?

E também ao ponto de que não é porque, digamos, 30% dos visitantes do seu site usem um navegador obsoleto, que você não pode melhorar a experiência, usando novas tecnologias como CSS3 e HTML5, para os 70% restantes, contudo, é claro, que o site continue funcional para os 30% que estão parados no tempo, porém estes não visualizarão o site em todo o seu potencial. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

O desenvolvedor deve basear o suporte à navegadores com base nas métricas do próprio site, e não pegar como base apenas estatisticas globais, se apenas 1% dos visitantes do site usam o navegador X porque perder tempo e dinheiro fazendo o site funcionar perfeitamente para esses 1%?

1% é um número muito alto ainda. Pense em um site com 1 milhão de visitas/mês. Agora pense no retorno que você poderá deixar de receber por causa desse "apenas" 1%. :upset:

Quando você diz potencial, você se refere a:

- estética;

- estética funcional;

- ou funcionalidade "lógica".

No 1º caso é pura maquiagem. São várias coisinhas do CSS3 (como border-radius, box-shadow etc), em que não vejo razão alguma de deixar de usar. Funciona no IE9 e em todos os demais navegadores. Já no IE8, ou menor, não irá aparecer, mas é irrelevante a diferença.

No segundo caso, já entra a questão de transitions e transforms, media queries, canvas dentre outros. É algo já relevante. Aqui eu já faço uso e a prática quando possível, mas buscando sempre soluções alternativas que faça funcionar em todos os navegadores (IE8 ou menor).

E por último, há a validação nativa de formulários e outras "cositas más". Fica impossível utilizar o método nativo do HTML5/CSS3 já sabendo que não irá funcionar nem com reza no IE8 (IE9 TAMBÉM!), ou menor. Por aqui, eu nem invento, e até evito utilizar scripts que "imitem" tais comportamentos. Irá sobrecarregar meu site (lembrem-se dos problemas também de velocidade e "travamentos" dos IEcas) essas "correções". Então, continuo usando métodos considerados "antiquados".

Mas vamos com calma, o tempo ditará tudo... quem sabe em uns 3 ou 4 anos tudo estará em ordem! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês levam tudo muito ao pé da letra, eu não falei que não era pra aprender ou não usar, eu falei que não deveriam se matar de aprender, perde horas e horas aprendendo...E que muitas vezes não pega em um navegador ou em outro. E css3 não tem muitos efeitos como o Jquery D: fazer um slider em css é de mais, se você fizer um slider com o mesmo nivel do Jquery com css3 ou css eu paro de trabalhar com isso e vou vender picolé.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca se perde nada aprendendo algo, pelo contrário, só se tem à ganhar.

Tudo o que o jQuery faz referente à animação, é na realidade feito em CSS, e aliás, jQuery não tem nada de especial, é apenas Javascript.

Me lembrei dessa imagem agora:

ssRUr.gif

Compartilhar este post

Link para o post

nao sei como alguém pode se matar pra aprender isso, o cara que ta começando hoje tem que aprender html5 e css3, porque vai c uma coisa que ele vai usar no futuro e agora. você acha que alguém tem que aprender xhtml e css2?

Jonathan. tana cara que você nao tem condição de recomenda alguma coisa, parece que você começo ontem, quando você for um programador de javascript nao e de jquery seu pontos de vista vai muda muito

as vezes eu prefiro fazer um condigo do zero em javascript que usar o jqury, pra quem sabe um dia eu tenha minha propria biblioteca

eu podia fazer um slider em css3 mas nao acho que você vai conseguir vender muito picole no inverno

Compartilhar este post

Link para o post

olha tzp e JCMais, estou caindo de paraquedas aki, porem descordo em parte com a opiniao de voces...

td bem q o html5 e css3 disponibilizam funcionalidades exelentes, nao ha duvida disso

mas voces estao falando de um publico que pode variar muito, eu, jamais, em hipotese alguma colocaria qualquer coisa em css3 ou html 5 em um site de um jogo online por exemplo... os programadores do jogo ficam la penando para fazer o jogo leve pra rodar em pcs antigos e ultrapassados para usuarios que algumas vezes nem se quer sabem o que significa "atualizar um software"

voces devem se lembrar quando fizeram akelas atualizações no orkut e pediram pra atualizar o internet explorer para a versao 7, o que teve de gente em todo santo forum perguntando o que estava acontecendo nao esta escrito, eu vi isso acontecer, por isso digo que nao se trata apenas de usar ou nao a tecnologia, mas sim de quando ela deve ser utilizada

.

mas em compensação eu usaria sim o as novas funcionalidades aqui no forum ou em algum site que vise a melhorar o conhecimento dos interessados ou em alguma situação semelhante

tambem vale lembrar que é possivel fazer muitos dos efeitos das novas tecnologias em javascript(como foi dito pelo Jonathan Djavan), algumas ja tem até prontas no site da jquery para aqueles que... tem preguiça, querem as funções prontas e/ou nao sabem faze-las

.

eu acho util sim conhecer o css3 e o html5, porem axo que para quem conhece ambos é indispensavel que conheça as tecnologias antigas e sempre que possivel às use, pois ter um site cross-browser e com o maior alcance possivel é uma grande vantagem para a empresa dona do mesmo

o ideal é construir o site para que funcione em todos os browsers atuais e entao fazer adaptações para que funcione em navegadores mais antigos conforme o possivel, mas é ainda mais viavel fazer as funções novas do html5 e css3 em javascript do que depender deles para funcionalidades que muitas vezes são idiotas porem necessarias para o layout devido a forma que foi programado =)

Compartilhar este post

Link para o post

nao sei como alguém pode se matar pra aprender isso, o cara que ta começando hoje tem que aprender html5 e css3, porque vai c uma coisa que ele vai usar no futuro e agora. você acha que alguém tem que aprender xhtml e css2?

Não precisa aprender XHTML e CSS2? Já caiu em desuso e eu nem percebi?

Galera colocando a carroça na frente do boi.

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisa aprender XHTML e CSS2? Já caiu em desuso e eu nem percebi?

Galera colocando a carroça na frente do boi.

nao coloquei a carraça na fente do boi foi so uma comparacao meio ruim

so muito ruim explicando as coisas poriso tento sempre falo o minimo que da

se você aprende css vai aprender coisas do css1 css2 css3 nao valeria apena você fazer um curso sobre css2 somente

você tem que aprender o mais novo isso em todas as línguas nao so html e css

html e mais tag e semanticas nao tem muito oque aprender

Compartilhar este post

Link para o post
e nem precisam saber muita coisa de JavaScript

Eu poderia nem disperdiçar um post só por causa desse trecho. Mas, como vi que no tópico também tem gente que realmente sabe o que está falando, vim dar a minha contribuição.

JCMais ganhou meu +1 pela excelente quantidade de links oferecidos pra estudo. Só gostaria de acrescentar mais um:

http://yepnopejs.com

André ganhou meu +1 com ressalvas.

O quanto seu 10, 1, ou 0.1% de usuários te traz de receita? Cobre os custos de desenvolvimento?

Se o retorno dos usuários de IE6, Firefox2 ou Netscape valerem o esforço, faça o esforço.

Caso contrário, concentre suas energias em entregar conteúdo - de melhor qualidade ainda - pra quem realmente movimenta o seu negócio.

Guii..., na contramão à sua ideia, posso citar 2 de inúmeros exemplos - angrybirds (chrome.angrybirds.com) e cut-the-rope (www.cuttherope.ie) - de jogos que focam em tecnologias modernas e estão ganhando (muito) dinheiro com isso.

Jonathan, pelo que entendi, você vai esperar as tecnologias estarem estáveis e disponíveis para todo o seu público-alvo, para, então, cair de cabeça nesse novo nível de desenvolvimento, correto?

Quero deixar para você, então, os dois canais de desenvolvimento por assinatura da Microsoft: MSDN - msdn.microsoft.com e TechNet - technet.microsoft.com

Para tentar te incentivar a adquirir uma assinatura, a Microsoft lança mão de testemunhos de já assinantes que seguem a seguinte linha:

"É bom poder conhecer o produto antes que ele seja lançado no mercado. Quando meus clientes precisam de suporte eu já sei exatamente como proceder!"

Veja, há pessoas que pagam - caro! - pra poder testar, conhecer, aprender antes que algo seja usado efetivamente. E nós, desenvolvedores Web, temos acesso a material de qualidade gratuitamente e não vamos atrás por puro capricho e preguiça!

Se você quiser esperar, espere. Apenas saiba que, quem espera, fica pra trás.

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou ficando para atrás ou deixando de aprender, pelo contrario eu uso algumas coisas do css3 e html5 em sites que faço, eu fiz curso de HTML5 e só acho que perde tempo agora gastar muitas horas da sua vida. Prefiro perde horas e horas aprendendo JavaScript, pois se você entender JavaScript, HTML5 vai se torna fácil pra você, eu vi muita gente se perde no curso pois não sabia o conceito do DOM e por ai vai.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.