Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Vinicius Ianni

Qual Nosql escolher ?

Recommended Posts

Estou desenvolvendo um sistema que entre outras coisas, vai armazenar tudo o que for publicado sobre a empresa (e seus produtos) em determinadas fontes on-line, para analize posterior.

Como quase todos os dias é publicado algo sobre a empresa ou seus produtos, o banco de dados crescerá rapidamente.

Será armazenado basicamente a origem, data, hora (nem sempre terei essa informação) e o texto.

Andei vendo sobre nosql e creio que seja uma boa opção para armazenar essa parte do projeto, e dada a diversidade de opções, fiquei em duvida sobre qual utilizar.

Achei interessante e bem simples a forma como o MongoDB trabalha.

Ele seria uma boa escolha para isso ?

Quais seriam as outras opções ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Vinicius.

Existem algumas outras opções como o Cassandra e o CouchDB. De NoSQL só trabalhei mesmo com o Mongo e digo: é excelente! A maneira de trabalhar é divertida (afinal, é relativamente baseada na sua sintaxe preferida), a performance é show de bola e ele é seguro. Eu acho que para o seu caso em específico, o Mongo é o mais indicado.

Como eu lhe disse, só trabalhei com Mongo. Isso porque dentre os NoSQL que eu citei, ele é aparentemente o mais imersivo. Veja aqui - esse foi o benchmark mais "confiável" que encontrei do Mongo vs Cassandra para você. Com relação ao Mongo vs Couch, de uma procuradinha na internet porque tenho medo de colocar algo sem propriedade.

De qualquer forma, o Mongo cairá como uma luva para a sua necessidade.

Legal ver alguém se interessar por NoSQL. Parece isso ser raro aqui no iMasters.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Guilherme, andei lendo sobre o mongo, o couch e o arango e fiquei muito inclinado no mongo, ele aparenta ser mais amigavel e tem suporte no php também o que facilita muito.

Ainda não li sobre o cassandra, vou ver ele, mas "de ouvir falar" parece que não se encaixa muito no que preciso.

O Suissa indicou também o OrientDB e o que fala nesse link é espantoso, seria realmente verdadeiro ?

Se for, merece uma boa olhada.

Nosql é um tema muito interessante, mas não é qualquer projeto em que ele se encaixa, além do suporte por parte das hospedagens ainda não ser tão fácil de encontrar.

Talvez seja por isso que ainda não tem muita atenção da maioria dos devs.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia colegas,

Aproveitando o tópico, eu to interessado em NoSQL também faz um tempo, procurando aprender apenas não utilizar por enquanto. Queria aprender pelo menos sobre 2, escolhi o Mongo e o Cassandra.

Alguém teria uns materiais bons pra iniciantes de NoSQL?

E outra coisa: Eu quero aprender em duas plataformas, e vou rodar bastante num servidor doméstico com Linux que tenho aqui. Esses bancos rodam bem no Linux (desculpem a pergunta leiga) ? Ou será um bicho de 7 cabeças ? Há muitas diferenças entre as plataformas?

Desde já muito obrigado, valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.