Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Detonador PHP

Como desenvolver sistemas e grandes sites em Tableless

Recommended Posts

Olá galera, tudo beleza?

Sou desenvolvedor web já faz algum tempo, e estou tendo um pouco de dificuldade em criar grandes portais e sistemas complexos utilizando Tableless.

Meu grande problema na verdade não é saber utilizar e estilizar corretamente as divs. Na verdade meu grande problema é com a organização do código, principalmente o CSS e o JS.

Como o portal, ou o sistema são muito complexos, no meio para o final do projeto, acabo me enrolando com a codificação. As vezes o CSS conflita e anula alguns estilos, ou quando tento reaproveitar estilos, acabo me perdendo um pouco na hierarquia do CSS e algumas classes acabam perdendo sua autoridade umas sobre as outras.

E o JS também acaba ficando gigantesco, sendo muito complexo de realizar manutenção ou até mesmo inserir novos códigos.

Por isso gostaria de saber se alguém aqui conhece algum curso que ensine uma metodologia que ajude a organizar o desenvolvimento de grandes projetos web.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara.. dependendo do tamanho do projeto, como é o meu caso:

Temos uma folha de estilo específica para cada produto. Temos no ar, 18 produtos.

Então, temos uma folha principal, com toda a estrutura.

E mais uma, específica de cada "hotsite" que existe dentro do portal em que trabalho.

Segue-se a mesma lógica para os javascripts. Páginas com muitas interações, carregam um script além do script all.js

Quanto a qualidade de código, o smacss é uma filosofia bem interessante

http://smacss.com/

Compartilhar este post

Link para o post

Trabalhe com seus arquivos modulados, e utilize alguma solução no servidor (ou algum [pré-]processador) que mescle os scripts e css (e se possível, "minifique" também, e versione de acordo com suas alterações nos arquivos originais). :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia, desenvolvo meus projetos mobile da seguinte forma:

Tenho os arquivos do meu sistema web rodando normal (FTP), na raiz do meu projeto crio um script php que detecta se a resolução da tela é mobile ou não. Se for Desktop abre normal os arquivos, se for mobile leva para uma pasta aonde eu trabalhei apenas o CSS (apresentação), essa pasta exclusiva c/ arquivos para mobile.

Assim você consegue utilizar as regras de negócio da sua aplicação original, e trabalha apenas a camada de apresentação, e não "polui" seu projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, magnífica indicação.

Se não é exatamente isso que estou procurando é quase isso!

Aqui desenvolvo softwares web, que são gigantes, dai acaba virando uma confusão, tanto o CSS quanto o JS.

Não saberia dizer se existem outras indicações sobre este assunto, talvez em português?

Compartilhar este post

Link para o post

Daew galera.

To respondendo este post apenas para complementar a indicação que o William fez.

Participei nesta última quinta e sexta (30 e 31 de agosto) do BrazilJs aqui em Porto Alegre, e um dos palestrantes falou bem do Smacss e outras 2 referências, que vou compartilhar com vocês.

http://smacss.com/

http://oocss.org/

http://www.vanseodesign.com/css/dry-principles/

Cada uma delas tem seus prós e contras.

Então o importante é não tomar como via de regra e seguir religiosamente o que eles dizem mas sim, ler e conhecer cada uma delas e tirar um ponto comum entre as 3.

Então fica ai minha dica de leitura.

Eu li o Smacss e gostei bastante. agora vou procurar conhecer também o OOCSS.

beleza pessoal?

Grande abraço a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.