Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Felipe Rex

Rodar aplicação em diversos sistemas operacionais

Recommended Posts

Estou lendo sobre a linguagem Java para poder entender como ela funciona e iniciar nesta linguagem de programação.

O artigo que li é http://docs.oracle.com/javase/tutorial/getStarted/intro/definition.html

O artigo explica a aplicação Java pode rodar independente de plataforma operacional (linux, windows...) e o processo de desenvolvimento se dá pelas etapas:

Código-fonte -> compilação -> bytecode -> java Virtual machine -> Execução da aplicação.

A minha dúvida é: se eu desenvolver um código-fonte Java no sistema operacional Windows e tentar compilar no Linux é possível (com o arquivo .java) ou haverá diferença?

Pelo o que entendi, a aplicação pode ser rodada em vários sistemas operacionais, porém, o arquivo .class que é criado depois do processo de compilação (que da origem ao bytecode - linguagem de máquina) é que fica digamos "universal" para rodar em qualquer sistema operacional. É isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha dúvida é: se eu desenvolver um código-fonte Java no sistema operacional Windows e tentar compilar no Linux é possível (com o arquivo .java) ou haverá diferença?

Tu pode escrever um .java em qualquer sistema e depois compilar em qualquer outro sistema.

Não vejo problemas quanto a isso.

Só alerto para uma coisa quanto a portabilidade, se você for trabalhar lendo algum arquivo local, tu vai colocar um caminho lá do windows: c:\ .. No linux, como você deve saber já não existe isso, seria /

Enfim, salvo esses cuidados com os caminhos e etc, não vejo pq teria problema em escrever um .java no windows e compilar no linux para .class;

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que o mais preocupante é quanto ao CLASSPATH, o caminho onde o Java vai procurar pelos pacotes/bibliotecas que sua classe possa vir a utilizar.

Você deve se assegurar que o CLASSPATH esteja configurado corretamente no ambiente em que for compilar.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.