Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Alexandre L.

[Resolvido] Upload de arquivo .sql

Recommended Posts

Olá, pessoas, tudo bem? Espero que sim!

Então... Eu estou precisando fazer o upload de um arquivo .sql, e gostaria de fazê-lo através de um formulário HTML.

Através deste formulário - com um input type="file" - o usuário encontraria o arquivo .sql a ser carregado, e os comandos PHP necessários executariam a tarefa.

São justamente estes comandos que eu desconheço.

Vocês saberiam e poderiam me dizer como fazer isso? Caso negativo, poderiam me indicar uma bibliografia a respeito?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo,

Você deseja upar este arquivo de forma física para o servidor ou deseja que o PHP leia-o e execute os comandos SQL? Não ficou bem claro mas acho que é a segunda opção.

Caso seja, achei este link aqui que pode te ajudar. No caso apresentado a pessoa está lendo dados do arquivo e apendando-os com um INSERT SQL, mas nada impede de que você apenas leia cada linha e execute o que estiver nelas. O processo não é muito complicado, mas você pode obter mais informações sobre a melhor maneira de fazer isto no fórum de PHP aqui do iMasters.

Lembrando que você precisa se atentar ao conteúdo do arquivo, imagina se o cara coloca um DROP DATABASE nele... Ou então apenas instruções erradas, que vai chover de erro na tua tela. Quanto a este caso eu sugiro você criar um usuário no teu banco, chamado userImportacao digamos, com permissões apenas para certos comandos (os comandos que você quer que sejam permitidos nessa importação - Tipo INSERT e UPDATE), e usar este usuário. Assim se o cara tentar dar um DROP DATABASE ou DELETE FROM não vai conseguir. Além de outras validações que tu pode fazer manualmente no PHP.

Acho que é isso, espero que seja útil, à disposição, abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.