Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Raíne Santana

Qual área seguir? Programação ou Front-End

Recommended Posts

Sou técnica em Web Design e atualmente curso Sistemas para Internet (faculdade). Estou no segundo ano, e concluo ano que vem - trata-se de um tecnólogo. A dúvida que esta me tirando o sono esta relacionada a qual área focar.

Quando ingressei no ensino superior meu intuito era programação pra web, achei que não teria dificuldades por me identificar e achar fascinante a ideia de fazer scripts, construir a lógica de um sistema. No entanto não esta sendo tão fácil como imaginei.

O resumo disso tudo é: tenho tido muito dificuldade em aprender linguagens de programação.

E agora o que faço? Gostaria de saber a opinião de pessoas experientes e não experientes também.

Dá pra seguir na área de programação mesmo tendo muita dificuldade?

Seria melhor focar em Front-End já que tenho habilidade e facilidade?

Caso eu escolha Front-end esta sendo perca de tempo fazer o curso que estou fazendo?

Aguardo opiniões. Obrigada a todos que responderem.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoalmente, não considero perda de tempo o curso que está fazendo por desejar se especializar em front-end.

Quando estamos trabalhando, nem sempre temos a opção de fazer apenas aquilo que nos especializamos, então se faltar a pessoa do backend, tiver em mãos algo que precise de pelo menos uma noção de backend, o que você está aprendendo agora, no minimo vai te dar um norte de como deverá proceder nesses casos.

Quanto a area de trabalho, é um ramo muito bom, muitas empresas precisam de profissionais frontend e estão sempre a procura de bons profissionais.

Sobre seguir na programação com dificuldade, eu não recomendo, pois aquilo que escolhemos fazer profissionalmente deve ser fonte de prazer, e não de martirio.

Além de te tornar um profissional fracamente mediano.

É melhor seguir naquilo que possui mais facilidade do que tentar seguir por algo que não gosta.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoalmente, não considero perda de tempo o curso que está fazendo por desejar se especializar em front-end.

Quando estamos trabalhando, nem sempre temos a opção de fazer apenas aquilo que nos especializamos, então se faltar a pessoa do backend, tiver em mãos algo que precise de pelo menos uma noção de backend, o que você está aprendendo agora, no minimo vai te dar um norte de como deverá proceder nesses casos.

Quanto a area de trabalho, é um ramo muito bom, muitas empresas precisam de profissionais frontend e estão sempre a procura de bons profissionais.

Sobre seguir na programação com dificuldade, eu não recomendo, pois aquilo que escolhemos fazer profissionalmente deve ser fonte de prazer, e não de martirio.

É melhor seguir naquilo que possui mais facilidade do que tentar seguir por algo que não gosta.

Já disse tudo! :clap:

Não conheço o conteúdo do seu curso, mas procure também conhecer bem sobre a área de projetos, coisas como levantamento de requisitos, UML, entre outros. São menos técnicos e vão agragar valor ao que você deseja.

Fatalmente, cedo ou tarde, vai acabar se deparando com situações que será necessário aplicar algum conhecimento mais técnico, até mesmo para desenvolvimento front-end.

Onde esta a sua maior dificuldade no que diz respeito a linguagens de programação? Na lógica em sí?

Paz e bem!

Compartilhar este post

Link para o post

Cheguei a indagar a possibilidade de ser perca de tempo pois meu curso não é muito focado para Front-End. Estou no quarto semestre da faculdade e estou tendo uma matéria chamada Design para Web, fiquei empolgada por achar que veria coisas como web semantic, padrões, SEO, acessibilidade e aquilo de o porque das cores mas até agora o que vimos foi html e css.

Até uns meses atrás eu só programava, inclusive estava fazendo um projeto em trio na faculdade e peguei a parte de programação junto com uma das colegas e outra pegou a parte de design. Tivemos um pouco de dificuldade, mas terminamos todo o script do site. A minha outra colega de grupo não estava conseguindo fazer o design do site, e ai sentei pra fazer. Acho que foi a partir desse trabalho que despertei pra possibilidade de front-end. Sentar e conseguir fazer sem quebrar muito a cabeça é algo gratificante. E todos disseram que eu mandei bem rs. Ficou até melhor que o layout anterior.

E ai, depois que isso aconteceu comecei a me perguntar justamente o que você disse: vai ser aceitável viver pelo resto da vida me martirizando, "dando murro em ponta de faca" só porque quero focar em programação?

Você é desenvolvedor Front-End Vinicius Ianni?

Já disse tudo! :clap:

Não conheço o conteúdo do seu curso, mas procure também conhecer bem sobre a área de projetos, coisas como levantamento de requisitos, UML, entre outros. São menos técnicos e vão agragar valor ao que você deseja.

Fatalmente, cedo ou tarde, vai acabar se deparando com situações que será necessário aplicar algum conhecimento mais técnico, até mesmo para desenvolvimento front-end.

Onde esta a sua maior dificuldade no que diz respeito a linguagens de programação? Na lógica em sí?

Paz e bem!

Tive semestre passado Engenharia de Software Orientada a Objetos. Eu também já pensei em seguir análise. Acho que levo jeito. No meu TCC fui a analista, na faculdade em um trabalho de conclusão de semestre fui analista novamente. É uma possibilidade Prog.

Minha dificuldade esta em lógica. Tive muita defasagem na escola, até gostava de matemática, era fascinante conseguir resolver problemas, mas ai fui perdendo conteúdo e acabei deixando de lado e focando em humanas. Sempre escrevi os melhores textos da sala e sempre me expressei muito bem.

Estou tendo Phyton agora, e quando tenho aula já fico triste. Meu professor explora muita a lógica da sala e sempre acabo ficando pra trás.

Até consigo entender quando ele explica, mas nao consigo colocar no papão a resolução quando tenho um problema. <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de parecer presunção da minha parte, eu me considero um bom programador.

Estou a léguas de ser o melhor, mas sou bom no que faço sem nunca ter tido a oportunidade de trabalhar na área ou sequer ter feito algum curso relacionado ao tema.

Você por outro lado tem muita bagagem técnica a mais do que eu. Se você se esforçar para aprender a linguagem escolhida e cair de cabeça nos estudos, vai com certeza se tornar muito melhor do que eu ou muitos outros em muitíssimo menos tempo.

Na sua posição eu tomaria como fator determinante principal a afinidade. Em qual das duas áreas você despertou maior interesse enquanto desenvolvia? Qual das duas te deu mais prazer em desempenhar?

Pense nisso e a resposta será praticamente instantânea.

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de parecer presunção da minha parte, eu me considero um bom programador.

Estou a léguas de ser o melhor, mas sou bom no que faço sem nunca ter tido a oportunidade de trabalhar na área ou sequer ter feito algum curso relacionado ao tema.

Você por outro lado tem muita bagagem técnica a mais do que eu. Se você se esforçar para aprender a linguagem escolhida e cair de cabeça nos estudos, vai com certeza se tornar muito melhor do que eu ou muitos outros em muitíssimo menos tempo.

Na sua posição eu tomaria como fator determinante principal a afinidade. Em qual das duas áreas você despertou maior interesse enquanto desenvolvia? Qual das duas te deu mais prazer em desempenhar?

Pense nisso e a resposta será praticamente instantânea.

É complicado decidir qual área tenho mais afinidade. Adoro programar, mas é muito legal desenvolver css + html pq eu vejo as coisas acontecerem, sem dificuldades, sem demora... e isso acaba se tornando muito excitante.

O complicado disso de estudar é que não tenho tempo hábil pra isso. Eu moro a 4 cidades de distância da minha faculdade e o meu curso é vespertino.

O que você definiria como afinidade em programação?

Compartilhar este post

Link para o post

São várias coisas, mas a linguagem em si é a mais importante.

Se é uma linguagem de aprendizado fácil e rápido, se a gama de material disponível para estudo é vasta, se a linguagem não exige muito de você e etc.

Exemplo pessoal. Eu acho Java uma linguagem impressionante, mas eu fiquei com raiva da linguagem quando experimentei porque achei complicada e exigente demais para mim que, na época, não tinha fundamento nenhum de Orientação a Objetos.

Hoje, com PHP, percebo que toda aparente chatisse do Java é essencial para se criar um código parrudo.

Compartilhar este post

Link para o post

São várias coisas, mas a linguagem em si é a mais importante.

Se é uma linguagem de aprendizado fácil e rápido, se a gama de material disponível para estudo é vasta, se a linguagem não exige muito de você e etc.

Exemplo pessoal. Eu acho Java uma linguagem impressionante, mas eu fiquei com raiva da linguagem quando experimentei porque achei complicada e exigente demais para mim que, na época, não tinha fundamento nenhum de Orientação a Objetos.

Hoje, com PHP, percebo que toda aparente chatisse do Java é essencial para se criar um código parrudo.

Sei muito bem sobre o que você esta falando. Eu ainda acho java muito exigente. Estou aprendendo Java pra web esse semestre e a cada servlet, JSP e etc que eu programa mais eu gosto de PHP.

Eu por enquanto só peguei pra programar mesmo em PHP, tipagem dinâmica, linguagem fácil de entender, documentação impecável, frameworks de dar inveja (zend).

Mas sei lá, mesmo sendo fácil, com ótima documentação ainda tenho dificuldade.

Você que estou sozinho, tem alguma dica pra dar, em relação a lógica? Semântica?

Compartilhar este post

Link para o post

Prevejo apedrejamento moral a seguir mas, particularmente, ou eu não me atenho às lógica e semântica ou eu as sigo por instinto, sem estudar alguma coisa propriamente dita a respeito.

Eu sei que isso é errado, mas não vejo como produtivo cair de cara numa coisa que pra mim, infelizmente, não é profissão.

Tudo que eu sei hoje aprendi "sozinho" com tutoriais e vídeo-aulas, no começo, e com o manual e o Fórum depois.

Com o tempo, as dúvidas vão diminuindo sem você perceber.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a pergunta se sou programador front-end, atualmente trabalho com back-end, por gostar mais disso.

Mas trabalho com internet desde que foi aberta comercialmente no brasil, (um pouco antes até, nos tempos de bbs, mas não considero isso exatamente internet).

Daquele tempo para cá, muita coisa mudou e naquela epoca, não tinha essa diferenciação entre front-end e back-end, era tudo uma coisa só, e somente depois com o surgimento e popularização das linguagens server-sided (php e asp) é que começou a ter uma separação entre as areas, até a profissionalização que vemos hoje.

Prefiro o back-end por poder ter mais controle sobre o sistema, saber o que ele faz, como ele faz, e caso precise implementar algo ou consertar algo, saber exatamente onde mexer.

Atualmente, a tão falada semantica web é algo cada vez mais importante e está se tornando tão fundamental quanto ter um layout que se adapte aos diferentes dispositivos que acessam a web.

Sobre lógica, embora pareca chato, é algo importante, senão fundamental, quando estamos projetando um sistema complexo ou grande onde não poderá haver falhas e/ou será usado por um grande numero de pessoas.

Existem livros, videos e exercicios que ajudam a melhorar o raciocinio lógico, então, caso seja essa a unica dificuldade, pode ser resolvida com algo desse tipo.

Pessoalmente, eu seguiria normalmente o curso da facultade até conclui-la, e durante esse curso, você já notou quais areas são mais faceis para ti e onde possui mais dificuldades, como tanto front-end quanto back-end oferecem boas possibilidades de trabalho, você pode ir para onde possui mais facilidades e caso deseje mais a frente migrar para outra area, saberá onde está sua dificuldade e como pode supera-la.

Nenhum curso de faculdade até onde vi e converso com meus amigos, será 100% focado em algo, eles normalmente são mais genéricos e tentam dar uma cobertura mais ampla sobre os assuntos, se desejar especializar-se em algo, será preciso estudar por conta propria ou fazer algum curso de especialização / certificação.

E se considerarmos que nesse nosso meio tudo muda / evolui muito rapidamente, esses cursos muito especializados tem um forte risco de ficarem defasados num espaço de tempo relativamente curto, por isso é preciso pesar se realmente vale a pena investir num curso desses para não se arrepender depois ao ver que poderia ter investido melhor o dinheiro gasto no curso.

Mas tudo depende, se o curso permite uma melhor colocação profissional, ou uma promoção na empresa, pode ser que valha a pena faze-lo.

É sempre preciso pensar bem sobre isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.