Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

William Phantom

Requisitos para criar um jogo

Recommended Posts

Olá pessoal do imasters,

Eu sou iníciante em c++, opengl, directx etc(...) e estou querendo fazer um jogo MMO 3D

eu tenho conhecimentos em PHP, Mysql, Blender3D(modelagem) e fora isso sou designer (PS, FW, DW, FS)

quando vi pela primeira vez o c++ achei facil pela semelhança com o PHP mas não tenho conhecimentos de sitaxe e comandos do c++

não importa onde procure não acho um bom tutorial ensinado

por favor postem algumas coisas que possam ser úteis

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí cara primeiro aprenda C++, um bom lugar para aprender é no learncpp(Mas é em inglês), tenho vários livros em inglês sobre C++ em pdf se quiser posso te passar. Segundo eu recomendo(Minha opinião) é que você deve esquecer o OpenGL e se dedicar apenas ao Directx, porque o windows é o mais usado no mundo e o directx é melhor do que o opengl(ao meu ver). Dúvidas relacionadas a jogos bote na área de desenvolvimento de games. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

William Phantom,

DirectX pode ser melhor.

Mas não se esqueça que ele é proprietário, se pensas em distribuir o jogo, deve ficar atento a licenças.

Em relação a OpenGL, se você está começando agora é o que eu recomendo. Pois a quantidade de material disponível para pesquisa é muito maior que o DirectX. Além de haver uma grande comunidade de desenvolvedores e fóruns por aí. E também é OpenSource.

Espero ter ajudado, FLW!

Compartilhar este post

Link para o post

Por que começar com OpenGl se você vai terminar com Directx? É melhor começar pelo Directx porque depois de um tempo você vai está fera nele.

Compartilhar este post

Link para o post

DirectX é propriedade da Microsoft, e lá é na base do $$$ pesado.

Como cometei no post anterior, tem de verificar as licenças de uso.

Continuo recomendando a OpenGL. =)

Compartilhar este post

Link para o post

Aí cara não sabia que tem que pagar para usar o DirectX. Mas mesmo assim ainda é a melhor opção. Pode pegar jogos como Crysis 2 e a Unreal Engine(game engine) e vão ver que eles são muito superiores ao OpenGL :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

MafnGamer,

Claro que são superiores. Só que essa superioridade tem um $$$.

Se fosse de graça, a OpenGL nem existiria. O nome já diz, OpenGL (Open Graphics Library).

Directx é desenvolvido por uma única empresa (Microsoft). Que tem uma equipe única e exclusivamente dedicada a desenvolvê-la.

No caso da OpenGL é um consórcio de empresas que a desenvolvem (empresas como: 3DLab, ATI, Dell, Evans&Sutherland, HP, IBM, Intel, Matrox, NVIDIA, Sun e Silicon Graphics). Como é uma tecnologia "Open" poucas empresas (ou nenhuma) se dedica a ela exclusivamente.

Por isso ela tem menos atualizações e perde um pouco a para o DirectX.

Agora voltando ao tópico:

Se quer desenvolver para o Windows: DirectX

Se quer desenvolver multiplataforma: OpenGL

Espero ter ajudado, FLW!

OBS.: Tirei estas informações da Wikipedia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/OpenGL

Compartilhar este post

Link para o post

Aí mano se você for de OpenGL no futuro vai ter que ir para o DirectX. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

beleza William Phantom. Na minha opinião uma boa escolha.

Qualquer dúvida que tiver, é só postar aqui no fórum que alguém há de ajudá-lo.

Boa sorte no projeto!

Compartilhar este post

Link para o post

Conhecimentos básicos de trimensionalidade em OpenGL e uma biblioteca de soms como a FMOD.h, que é utilizada em bastantes jogos. Á partir daí, você já pode começar. Existem alguns jogos Open - Source (de código fonte aberto) para download, talvez seja uma boa idéia começar visualizando um destes...

Compartilhar este post

Link para o post
é que você deve esquecer o OpenGL e se dedicar apenas ao Directx, porque o windows é o mais usado no mundo e o directx é melhor do que o opengl(ao meu ver)
Aí mano se você for de OpenGL no futuro vai ter que ir para o DirectX. :thumbsup:

Você tem alguma prova do que você fala?

O OpenGL é usado em todos os hardwares que mexem com gráfico excluindo o Windows e Xbox, incluindo Wii, Wii U, PS3, Mac, Android, iOS, Linux, todos os filmes feitos em computador (como os da Disney) e todos os outros que não englobam o windows e o xbox.

O OpenGL é tão bom quanto o DirectX e resultados equivalentes podem ser estabelecidos com ele. Qualquer jogo que rode em mac, linux, ps3, etc tem que ser feito com OpenGL - então não é verdade que o DirectX é melhor. Na realidade, o OpenGL deve ser até mais usado, se olhar por número de jogos feitos. Além disso, o OpenGL também funciona em Windows, então você pode fazer jogos para todas as plataformas mais jogadas se usar o OpenGL, alcançando maior público.

Então de onde você fala que o DirectX é melhor que o OpenGL? Só porque você gosta do Windows não quer dizer que os concorrentes sejam melhores. Me mostre argumentos reais, e aí podemos discutir.

Quanto à minha opinião? Hoje em dia ter algo que suporte múltiplas plataformas é sempre um +. Se você pode utilizar uma biblioteca que suporta várias plataformas, contra uma que suporta apenas 2, eu iria com certeza com o que suporta várias, afinal, é sempre mais gente para jogar seu jogo. E se você olhar o OpenGL 3/4 (não aprenda o OpenGL 1/2, é ultrapassado, procure livros ou tutoriais que abordem apenas o 3/4), a performance é similar e o que você pode fazer com a API é similar também.

---

Mais uma coisa, você quer mesmo aprender as API's bases usadas? Não vá esperar que vai facilmente fazer um jogo feito pelas grandes empresas de jogos com a API low level (lê-se DirectX e OpenGL) - só grandes mestres são capazes disso. É por isso que existem as engines e libraries mais high-level. Por exemplo, a Unity Engine usa OpenGL quando não se está no Windows, para suportar Mac e Linux. Eles já simplificam bastante seu trabalho - eles fazem toda a parte com o OpenGL, DirectX, som, etc, pra você, e você só precisa se concentrar em fazer o jogo.

Se você não quer mexer com criar engines de jogos, mas sim criar os jogos em si, talvez você queira olhar engines prontas. Agora, não vá para, por exemplo, Allegro, SDL, OGRE, etc, elas não suportam DirectX 10/11 e OpenGL 3/4 ainda, então a qualidade dos seus jogos não vai ser boa. Ou você aprende a fazer sua própria engine ou você utiliza alguma pronta paga.

Uma engine aberta que pode ser usada, que você já conhece, é a Blender, mas não conheço a qualidade dos gráficoos gerados, você teria que averiguar...

Pelo o menos, a curto prazo é isso, claro que com 10 anos de estudo de gráficos você vai conseguir fazer sua própria engine, mas com menos que isso, suas escolhas são mais limitadas.

Abraços :D

@edit

Ah, e apenas para você ter uma noção, a Valve está portando jogos dela para Linux (nesse caso, Left for Dead 2) e está dizendo que o OpenGL é mais rápido que o DirectX, incluindo no Windows:

- 30 FPS a mais no Windows com OpenGL que com DirectX (OpenGL: 303.4 / DirectX: 270.6)

- 15 FPS a mais no Linux com OpenGL que no Windows com OpenGL (Linux + OpenGL: 315 / Windows + OpenGL: 303.4)

E o jogo ainda foi feito para Windows e apenas portado para Linux (isso só mostra o quanto o Linux é poderoso, e o OpenGL também). Imagina se o jogo fosse feito pensando em multiplataforma desde o início, a performance que poderia ser alcançada?

Depois de ver um resultado desses dado por uma empresa como a Valve, eu desistiria de tentar usar o DirectX, é perda de tempo.

http://blogs.valvesoftware.com/linux/faster-zombies/

Compartilhar este post

Link para o post

Cara esse negocio do L4D2 eu já tinha visto mas só que o linux é mais leve que o windows mesmo e terá melhor desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post
Cara esse negocio do L4D2 eu já tinha visto mas só que o linux é mais leve que o windows mesmo e terá melhor desempenho.

Pois é, mas não sei se leu tudo, o próprio OpenGL no próprio Windows tem mais performance que o DirectX, em um jogo feito para DirectX.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.