Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Prog

Novo release do Ubuntu, 12.10

Recommended Posts

Com data de release marcada final para hoje, estará disponível para download a mais recente versão do sistema operacional Ubuntu Linux. Mas, o que esperar desta nova release além das habituais atualizações costumeiras?

 

Não cabe mais em 1 CD. A equipe de release decidiu que a imagem do Ubuntu terá 800MB.

 

Como em outras versões mais recentes, a maioria das mudanças estão concentradas em melhorar a experiência do usuário, ou seja, interface gráfica. Integração com serviços on-line estão cada vez mais presentes no sistema, isto inclui maior integração com o Ubuntu One, além das redes sociais e e-mails.

 

Durante o login há opção para login remoto, além de acessar outros equipamentos usando protocolos específicos como RDP, há também uma espécie de serviço Single Sing-on disponibilizado pela Canonical, isto possibilita administrar equipamentos remotos que também estejam vinculados ao serviço.

 

Para aqueles que são fisurados em segurança, o sistema de arquivo pode ser inteiramente criptografado. Isto é um recurso para atrair usuários corporativo.

 

Inicio da migração do Python 2 para o 3, isto deve manter as 2 versões instaladas no sistema durante algumas releases e, algumas vezes, causar comportamentos inesperados.

 

O download deve estar disponível ainda hoje, então volto aqui e atualizo.

 

Paz e bem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Iniciei a atualização em casa e no escritorio via comando:

sudo update-manager -d

 

Assim que terminar a atualização também postarei minhas impressões

 

Essa parte de criptogragar o sistema inteiro, achei bem interessante, depois quero ver com calma isso também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, ainda bem que saiu antes de eu comprar o PC novo, vou baixar uma vez só. :grin:

 

Perguntas:

 

- Vi que as atualizações são bem frequentes (relativamente falando). Demora pra atualizar via Update Manager? Se algo inesperado, como uma queda de energia ou de conexão durante o procedimento, estraga tudo, começa do zero ou de onde parou?

 

- Essa questão dos 800 MB meio que quebrou as pernas... É possível instalar num pen-drive e depois passar pro HD ou algo do tipo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno,

 

Sim, as atualizações são constantes. O download ocorre de forma sequencial, assim como a instalação dos pacotes de atualização baixado. Se algo inexperado ocorre durante o download, continua apenas os que restaram. O mesmo se aplica no momento da instalação dessas atualizações, se algo foge ao controle, o gerenciador de pacotes sabe quais as versões instaladas, logo, é possível identificar o que já foi atualizado e o que ainda falta. Neste processo pode sim ocorrer problemas mais sérios, como uma instalação interrompida, mas nada que não seja facilmente recuperado com uma reinstalação daquele pacote especificamente. Na totalidade das atualizações é apenas uma questão de substituir a versão anterior pela versão mais recente, exceto as atualizações de Kernel, estas são mantidas no disco, todas as versões instaladas ou atualizadas. Caso a versão mais recente apresente algum problema é possível iniciar com a versão do Kernel anterior.

 

Sim, é possível instalar num pen-drive e transferir a instalação para o HD num segundo momento ou refazer a instalação a partir do pendrive.

 

Paz e bem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Maravilha! :grin:

 

Esse segundo ponto, sobre a instalação, basta seguir os mesmos passos do site oficial e depois dar boot pelo pendrive (nem sei se isso é possível) ou tem alguma coisa a mais a ser feita?

 

Aproveitando a onda, mesmo que fora de contexto, instalar aplicativos via Terminal, pelo apt-get, instala todas as dependências daquilo que se deseja também?

 

Pergunto porque eu vi dois vídeos de instalação do trio AMP onde no primeiro a pessoa fez via Gerenciador de Pacotes e no segundo via Terminal. No primeiro, ao selecionar o Apache 2.2, o gerenciador apontou uns 3 ou 4 componentes adicionais, já no segundo, não.

 

E ambos funcionaram.

 

Vi também um terceiro vídeo utilizando um aplicativo chamado Tasksel. Usar ele é vantajoso ou é só gordura?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno,

 

O procedimento para instalação num pendrive é o mesmo para instalação num HD. É possível inicializar pelo USB, mas isto depende unica e exclusivamente da BIOS do computador. Em equipamentos mais recentes isto não é problema.

 

Todo gerenciador de pacote baseado em .deb (Debian, Ubuntu, Mint, etc) funcionam da mesma forma, seja gráfico ou terminal. As dependências estão em cada pacote, ou seja, o gerenciador de pacote lê as dependência e faz a instalação, a diferença esta em como as coisas acontecem, mas no final o resultado é o mesmo. Veja bem, nem tudo que se imagina ser dependência é de fato dependência.

 

Exemplo: Instalar os pacotes do Apache e os pacotes do PHP via gerenciador de pacotes, não quer dizer que ele vai instalar como dependência, por exemplo, o módulo do Apache para rodar PHP.

 

O Tasksel é uma ferramenta que vai facilitar, mas isto depende dos seus objetivos, se você quer um serviço rápido e limpo, não faz questão de entender o que acontece, manda bala. O Tasksel vai apenas automatizar o uso do apt, instalando os pacotes necessário e rodando alguns scripts para configuração do ambiente, caso seja necessário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.