CleitonGarcia 31 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 Apesar do pensamento que plantei em todos vocês sem intenção, sou completamente diferente de suas conclusões. De forma alguma penso que sei tudo, eu disse que "as conclusões de meus projetos, são um bom resultado." - não disse que eu sou bom, muito menos que o código é bem escrito ou no mínimo bom. Eu tenho muuuuuito que aprender, nossa muito mesmo, vou continuar falando que pouco sei mesmo depois da faculdade de engenharia da computação. Falar em faculdade, qual a mais adequada que foque em PHP, MySQL, e tudo que engloba programação web. E já que todos falaram ser impossível fazer sistemas sem saber lógica de programação eu sou a prova que não. No entanto, acredito imensamente (totalmente) que não é possível ser um profissional, um bom profissional sem saber lógica de programação, aliás, impossível seguir um grande conceito, em uma grande empresa, sem ter esse conhecimento. Obrigado! :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Matheus Lucca Carmo 13 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 Joeydim Está sim cara , independente da linguagem , fique bom na lógica ! Vou tentar dar um exemplo para você de como é a lógico ok? Se eu falar alguma m***** , por favor alguém me corrija. Vou te dar um exemplo de um algoritmo de como seria para trocar a roda de um carro. Quando é feita a pergunta , como troco a roda do carro ? Uma pessoa comum responderia assim: Primeiro você pega o macaco , coloca em baixo do carro , ergue o carro com ele , então pega o step e troque a roda (Não sei trocar roda de carro, desculpe!) Porém , o computador é "burro" , você tem que detalhar as coordenadas pra ele. Como você deveria pensar para um algoritmo para trocar a roda de um caro ? Primeiro, você está dentro do carro , logo tem que tirar o cinto de segurança Segundo, abrir a porta Terceiro, sair do carro Quarto, ir até o porta mala Quinta , abrir o porta mala Sexto , pegar o macaco Sétimo, colocar o macaco em baixo do carro E assim vai , entende ? Você tem que tratar todas as ações que acontece. É dessa maneira que devemos pensar quando faremos um algoritmo , pensar em todas as ações para se chegar ao resultado e ainda tratar os possíveis erros! Espero que tenha compreendido um pouco ! Cleyton Garcia Cara , estou na mesma ! Passei no vestibular para Eng. da Computação , porém minha paixão é desenvolvimento , principalmente web! Estou na dúvida se faço Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal , porém la é Tecnólogo! E também há o maldito medo de não ganhar dinheiro suficiente! haha Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
joeydim 0 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 Obrigado Amigo e a todos pensei que não ia obter respostas mas vi que quando estiver uma duvida no php corro para cá rssrs Joeydim Está sim cara , independente da linguagem , fique bom na lógica ! Vou tentar dar um exemplo para você de como é a lógico ok? Se eu falar alguma m***** , por favor alguém me corrija. Vou te dar um exemplo de um algoritmo de como seria para trocar a roda de um carro. Quando é feita a pergunta , como troco a roda do carro ? Uma pessoa comum responderia assim: Primeiro você pega o macaco , coloca em baixo do carro , ergue o carro com ele , então pega o step e troque a roda (Não sei trocar roda de carro, desculpe!) Porém , o computador é "burro" , você tem que detalhar as coordenadas pra ele. Como você deveria pensar para um algoritmo para trocar a roda de um caro ? Primeiro, você está dentro do carro , logo tem que tirar o cinto de segurança Segundo, abrir a porta Terceiro, sair do carro Quarto, ir até o porta mala Quinta , abrir o porta mala Sexto , pegar o macaco Sétimo, colocar o macaco em baixo do carro E assim vai , entende ? Você tem que tratar todas as ações que acontece. É dessa maneira que devemos pensar quando faremos um algoritmo , pensar em todas as ações para se chegar ao resultado e ainda tratar os possíveis erros! Espero que tenha compreendido um pouco ! Cleyton Garcia Cara , estou na mesma ! Passei no vestibular para Eng. da Computação , porém minha paixão é desenvolvimento , principalmente web! Estou na dúvida se faço Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal , porém la é Tecnólogo! E também há o maldito medo de não ganhar dinheiro suficiente! haha Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Henrique Barcelos 290 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 Eu tenho muuuuuito que aprender, nossa muito mesmo, vou continuar falando que pouco sei mesmo depois da faculdade de engenharia da computação. Falar em faculdade, qual a mais adequada que foque em PHP, MySQL, e tudo que engloba programação web. Você não vai aprender NADA DISSO em um curso de Engenharia da Computação. Se deseja realmente trabalhar apenas com isso, melhor procurar algum curso tecnológico com menor duração que vai ser mais focado nisso. Nenhuma faculdade de cursos tradicionais, como Engenharia ou Ciência da Computação, Análise de Sistemas ou Sistemas de Informação tem como intuito formar PROGRAMADORES. Programação é só uma pequena parte do universo que é a TI. Esses cursos são mais genéricos, têm por intuito te dar uma base em tudo, mas é só isso, UMA BASE. Apesar disso, hoje em dia sou um programador muito melhor graças à faculdade, não pelas aulas de programação (que são poucas), mas pela melhor compreensão do todo. Aprendi algoritmos (como disse, "aprendi" a programar antes de aprender a fazer algoritmos), aprendi os princípios da orientação a objetos, aprendi estruturas de dados (listas, listas encadeadas, árvores, etc), aprendi assembly, aprendi matemática e física (que julgava inúteis à época, mas hoje vejo o quanto isso é importante), aprendi teoria da computação, linguagens formais, grafos, compiladores, circuitos elétricos, eletrônicos e digitais e mais uma porrada de coisas, MENOS uma linguagem específica. Linguagens são ferramentas, você não pode ser escravo de uma delas. Se você quiser aprender uma linguagem enquanto está na faculdade, não vai ter jeito, vai ter que aprender sozinho. É claro que implementamos coisas reais em linguagens reais, normalmente, Java e C. Entretanto, só aprendemos o básico da linguagem, o que for suficiente para realizar os trabalhos propostos. Sei que isso tudo foge do escopo inicial do tópico, mas acredito que agrega algo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcos Xavier 189 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 .... Falar em faculdade, qual a mais adequada que foque em PHP, MySQL, e tudo que engloba programação web... CleitonGarcia Me formei em Sistemas de informação, e se eu pudesse voltar no tempo, faria diferente. Faria alguns cursos de especialização primeiro. Falo isso porque na faculdade eu vi Delphi,VB,C#,Java mas pergunte se eu manjo mesmo,já sabe a resposta. Tudo que aprendi sobre WEB foi fora da Faculdade. Faculdade você aprende bastante é claro mas se quiser especificamente WEB e ter melhor aproveitamento dos estudos, curso de especialização seria a melhor escolha Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Guilherme_90 33 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 +1 pro post #9 É necessário sim saber lógica. Conheço pessoas que conseguiu aprender a programar sem passar pos período de Portugal Viana, ou seja, só estudos de algorítmos. Cada um tem sua forma de estudar! No meu caso não foi bem assim. Eu estudei sim nos livros de algoritmos, e aplicando-os no PHP, e muitos fazendo no papel. Acredite amigo, você desenvolver algorítmos no papel, fazendo os debugs na cabeça sem um computador é para mim, a melhor forma de estudar lógica, pois parace que mente (a minha) consegue enxergar melhor certos problemas. Você não vai aprender NADA DISSO em um curso de Engenharia da Computação. Se deseja realmente trabalhar apenas com isso, melhor procurar algum curso tecnológico com menor duração que vai ser mais focado nisso. Tem razão. Mas não é tão assim também. Tive matérias em minha graduação para desenvolver sistema PHP com MySQL, noção bem básica do Zend Framework, CSS, entre algumas outras. Mas não adianta ter essas matérias se não estudar em casa, ou seja, ser exatamente um auto-didata. Como posso dizer, foram matérias em que o professor explicava na teoria e prática alguns conceitos, até mesmo alguns padrões de projetos para serem aplicados no sistema, mas quem realmente faz é o aluno, se vira nos 30 e pronto, não tem xororô. É como eu digo: Faça ou pague quem sabe fazer (é.. eu lucrei um pouco!) :grin: Aliás, em uma matéria tivemos de desenvolver um sistema básico de E-Commerce além de fazer toda a documentação, tais como Casos de Uso, Diagrama de Classes. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcelo Garbin 30 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 Estude lógica de programação mesmo, essas linguagem que você citou são linguagens consideradas didáticas, boas para aprender o básico. Melhor coisa é praticar, praticar e praticar... Mas entenda a lógica da bagaça... como funciona, o que faz e talz... Depois você parte para a linguagem, aprende os comandos dela, bibliotecas, funções, etc... É por aeee... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Henrique Barcelos 290 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 Tem razão. Mas não é tão assim também. Tive matérias em minha graduação para desenvolver sistema PHP com MySQL, noção bem básica do Zend Framework, CSS, entre algumas outras. Sim, mas o professor parou pra ensinar PHP? Duvido muito. Foi exatamente o que eu falei, na faculdade você vai ver o básico, porque aprender o básico é mais difícil. Se você aprender a de fato programar, você consegue lidar com C, Java, PHP, Assembly, Ruby, Python, Haskell, o que for. É como um professor meu falou uma vez: Se a empresa quer um cara só pra programar, melhor ir atrás de um nessas escolas de formação do que procurar um graduado. Como eu disse, os cursos da área NEM DE LONGE se resumem só à programação. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Matheus Lucca Carmo 13 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 Então eu não perderia o foco do que realmente gosto se cursasse Eng. da Computação. Além de Eng. me garante algumas vantagens certo. Eu estava na dúvida de Eng. ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas(técnologo) , o ADS é mais focado em programação e tal. Porém , acho que Eng. vai abrir mais a minha cabeça e a programação eu posso continuar fazendo o que faço , ser auto-didata. O que acham ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Evandro Oliveira 331 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 Sim Segue uma dissertação que explica a minha opinião a respeito. Por fugir à temática do tópico, envolvi em spoiler, assim, abre e rola quem estiver interessado. Creio que a maior parte de quem frequenta este fórum o faz porque gosta. Porque gosta do que faz, ou porque deseja viver da temática algum dia. Essa paixão nos torna cegos às vezes. Eu realmente adoro o esforço que vocês empenham em tentar fazer com que as pessoas trabalhem direito, da forma certa. Afinal, cultivamos um certo apreço por uma linguagem de programação ou tecnologia e chega a nos doer nos ossos ver outras pessoas maltratando-na. O fato é que, você alguma vez já parou pra pensar que, do outro lado, a outra pessoa pode não estar se importando nem um pouco com o assunto em questão? Ela pode, simplesmente, estar querendo resolver o problema dela, da forma mais fácil e rápida possível para se livrar logo disso porque, ao contrário de você, ela não se importa nem um pouco com a linguagem ou tecnologia em si, ou até se importa mas, depois de uma semana cheia, de problemas pessoais, de uma notícia ruim, ela pode apenas querer diminuir a carga de responsabilidade no momento? Em casos assim, explicar que o problema dela deve ser resolvido com um Design Pattern, ou que ela deve subir três servidores diferentes e realizar testes de benchmark, ou ler tal livro que encontrará a solução não ajuda e em algumas vezes atrapalha. Afinal, ela passou tempo lendo, foi atrás do recurso oferecido e não encontrou solução. O tópico em questão se encaixa perfeitamente no contexto: Gostaria de Saber se para aprender PHP precisa saber logica de programação? Isso é tão verdade que vemos o quanto há de sobrinhos por aí. Foi essa verdade que tornou o PHP tão mal falado. É essa realidade que faz a fama que o PHP tem hoje. Faça um teste simples, procure "Como fazer [descreva o seu problema aqui] em PHP" no Google. Há solução para quase tudo! Normalmente da forma errada. Mas para o perfil descrito no terceiro parágrafo deste texto, o que importa é ser uma solução. Pouco importa se certa ou errada. Se vai dar problema mais pra frente? Problema do próximo programador, nem que seja eu mesmo, eu procuro a solução para o próximo problema e assim por diante. O que eu quero com este texto não é que vocês passem soluções incompletas ou o primeiro resultado de uma busca por um tutorial qualquer. Como eu já mencionei, aprecio demais o esforço empenhado em gerar programadores de qualidade. Em valorizar o nosso mercado. Gostaria apenas de uma maior sensibilidade no quanto se aprofundar num assunto proposto. Quem posta com frequência já sabe identificar quando um tópico é apenas para resolver um problema pontual, de alguém que não vai voltar sequer pra agradecer e quando é alguém que quer debater realmente um assunto para levantar pontos de vista diferenciados. Li barbaridades como "É obrigatório". Isso é tão inverdadeiro que o mercado prova, com N exemplos. Se quisessem dar uma resposta completa, que respondessem à pergunta e adicionassem uma nota ou ressalva posterior, Tal qual o Vinicius fez logo no primeiro comentário. Gostaria de Saber se para aprender PHP precisa saber logica de programação? Sim, é possível saber PHP sem saber lógica. Mas é impossível ser um programador, seja na linguagem que for, sem um mínimo entendimento de lógica de programação. Espero que sirva de algo. Abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcelo Garbin 30 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 Simples assim, Concordo com o que o @Evandro Oliveira postou... E outra(opinião minha!), não espere fazer um curso e sair "expert" em tal área(serve para qualquer área, desde bordado até aprender a tocar violão)... Se você não praticar, não se atualizar, não verificar as tendências que estão em alta, enchergar além do que você esta vendo, eu acredito que você vai sair perdendo, e muito. Pois a maior parte da taxa de desemprego hoje no nosso país são jovens de até 24 anos formados em ensino superior que nunca trabalharam. O que quero diser com isso? Esteja envolvido com a área que você quer iniciar sua carreira, ganhe dinheiro com isso, tenha prazer em fazer isso, seja intusiasta com o que você faz, tenha brilho no olho, mas siga o que você gosta de fazer e faça bem feito, sempre... Acho que era isso, é mais um conselho do que resposta especifica para sua pergunta, mas acredito que vá te ajudar não só em PHP mas em outras coisas também. valeuu e bons estudos/trabalho... :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Rangel 208 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 E já que todos falaram ser impossível fazer sistemas sem saber lógica de programação eu sou a prova que não. a colocação certa não é essa, é impossível APRENDER PROGRAMAR sem saber lógica, fazer sistema você vai fazer. só que não terá suporte decente por conta de que você não conhece o que esta escrito, não poderá implementar novas ferramentas. no geral minha opinião é essa, IMPOSSÍVEL virar programador sem saber lógica. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
FK. 0 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 Caindo de paraquedas aqui. Você saberá que lógica é a essência da programação quando perceber que deve utilizar ela independente de ter um computador ou não. xD Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
CleitonGarcia 31 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 @Evandro Oliveira Concordo plenamente com todas as suas palavras. @Vinicius Rangel A questão caro, é que hoje após anos eu sei muito bem o que os códigos fazem, não sei todos, ninguém sabe todos (é ruim hein), mas, os fundamentais e necessários é óbvio que sei, como eu faria um sistema (concluído, sem saber?) - bom, aos 11 anos com o PegaJá, eu fiquei meio perdido, mas hoje eu sei muito bem o que cada código faz ou representa e qual será o resultado dele. Valeu! :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Rangel 208 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 isso não te faz um programador. se alguém pedi para você ler seu código como se fosse um livro e depois de ler você apontar os erros e falar o que faria para novas correções, ai sim talvez você seria um programador(dependendo da complexidade do código) e JAMAIS você faria isso sem uma base de lógica, JAMAIS. não tem dificuldade, como o cara disse nas notificações do forum. o pessoal quer aprender tocar guitarra sem conhecer PELO MENOS triades, tetrades, escalas(em base a teoria musical), você vai tocar guitarra? vai só que se você e seus amigos se reunir você não consegue criar uma música e/ou improvisar um solo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Matheus Lucca Carmo 13 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 Cleiton Garcia Se você quisesse inovar , criar um algo totalmente novo , como faria sem saber lógica ? Lógica é fundamental para programar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Henrique Barcelos 290 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 Evandro, concordo com o que você disse, mas pelo fato de o cara ter vindo perguntar algo assim, ao menos pra mim, indica que ele está preocupado com isso. Eu fui um dos que inverteu a ordem do aprendizado, vi primeiro a linguagem e depois fui tentar achar lógica naquilo. Não é impossível, mas é péssimo pro aprendizado. Foi praticamente 1 ano e um bom dinheiro perdido na minha vida... Agora eu volto na pergunta do autor: Para aprender PHP é preciso saber Logica? Se a pessoa em questão quer REALMENTE APRENDER PHP, ela não o fará sem saber lógica de programação. Agora se for pra viver de google e tentativa e erro, não é impossível criar algumas coisas sem entender boa parte do que está escrito lá, pela facilidade citada por você. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
joeydim 0 Denunciar post Postado Novembro 30, 2012 Estou aprendendo a logica por video aulas. uma outra duvida eu aprendo por video aula php? ou aprendo por um livro que comprei na estante virtual apesar de estar desatualizado walace soares programando em php conceitos e aplicacoes ano 2000 versoes 3 e 4 editora erica? grato Joey Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Henrique Barcelos 290 Denunciar post Postado Novembro 30, 2012 Olha, eu sugiro aprender o PHP 5. PHP 4 é difícil de achar hoje em dia, PHP 3 eu acho que nem existe mais. Aqui no fórum mesmo existe uma subseção Curso de PHP desde o básicão até orientação a objetos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Guilherme_90 33 Denunciar post Postado Novembro 30, 2012 Olha, eu sugiro aprender o PHP 5. PHP 4 é difícil de achar hoje em dia, PHP 3 eu acho que nem existe mais. Aqui no fórum mesmo existe uma subseção Curso de PHP desde o básicão até orientação a objetos. Eu concordo em partes. Mas uma opnião pessoal minha. Se for aprender a programar, sugiro mesmo Python. Porque? Ele "funciona" na base da identação do código, ou seja, o cara é obrigado e fazer a identação pra faze-lo funcionar. Claro que, existem outras vantagens, mas só digo isso pra você já começar com este habito, pois a pior desgraça que tem é pegar código sem nenhuma identação! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites