Mayuri 0 Denunciar post Postado Novembro 28, 2012 Crie um algoritmo que leia um conjunto de números reais (30 posições), armazene-os em um vetor e escreva-os ao contrário da ordem de leitura. Só fiz isto até agora: var Num : Vetor [1..30] de Real Linha : Inteiro inicio // Seção de Comandos Para Linha de 1 Ate 30 Faca Escreva ("Informe o",Linha,"º numero real: ") Leia (Num[Linha]) fimpara fimalgoritmo Não consigo pensar em um processamento para isso. Dei uma pesquisada, mas só achei como inverter caracteres e não números Alguém poderia me ajudar? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
reebr 94 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 É apenas para inverter os números na hora de mostrar na tela? Ou é para criar um segundo vetor com os números invertidos e mostrá-los? A lógica seria isso (creio eu) : <variavel auxiliar> := <tamanho do vetor> - <numero do indice (sua variável "linha")>; Exemplo: PARA i:=0 ATE 30 FACA j:= 30 - i; ESCREVAL(Vetor[j]) FIMPARA Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mayuri 0 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 É apenas para inverter os números na hora de mostrar na tela? Ou é para criar um segundo vetor com os números invertidos e mostrá-los? A lógica seria isso (creio eu) : <variavel auxiliar> := <tamanho do vetor> - <numero do indice (sua variável "linha")>; Exemplo: PARA i:=0 ATE 30 FACA j:= 30 - i; ESCREVAL(Vetor[j]) FIMPARA Bom dia Renan! Então eu jurava que nesse eu teria que inverter o numero, tipo se fosse 1.3 passaria a ser 3.1. Porque no conjunto de exercícios tem esse aqui: Criar um algoritmo que leia os elementos de um vetor de 20 posições e escreva-o. Em seguida, troque o primeiro elemento pelo último, o segundo pelo penúltimo e assim sucessivamente. Mostre o vetor depois da troca. Não seria quase a mesma coisa? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
reebr 94 Denunciar post Postado Novembro 30, 2012 Se for só para mostrar na tela, a lógica que mandei acima resolverá. Se tiver que inverter os números dentro do vetor você precisará criar uma variável auxiliar, para receber um dos valores enquanto houver a troca. Exemplo: A[i]:= aux; // pegamos o numero na posição 1, jogamos ele em uma variavel auxiliar A[i]:= A[j]; // pegamos o ultimo numero do vetor e jogamos na primeira posição A[j]:= aux; //pegamos o valor na variavel auxilar e jogamos na ultima posição do vetor Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mayuri 0 Denunciar post Postado Dezembro 2, 2012 Se for só para mostrar na tela, a lógica que mandei acima resolverá. Se tiver que inverter os números dentro do vetor você precisará criar uma variável auxiliar, para receber um dos valores enquanto houver a troca. Exemplo: A[i]:= aux; // pegamos o numero na posição 1, jogamos ele em uma variavel auxiliar A[i]:= A[j]; // pegamos o ultimo numero do vetor e jogamos na primeira posição A[j]:= aux; //pegamos o valor na variavel auxilar e jogamos na ultima posição do vetor Muito obrigado Renan. Usei a primeira lógica :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites