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Mayuri

[Resolvido] Visual G - Inverter ordem de leitura de números reais

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Crie um algoritmo que leia um conjunto de números reais (30 posições), armazene-os em um vetor e escreva-os

ao contrário da ordem de leitura.

 

Só fiz isto até agora:

 

var

Num : Vetor [1..30] de Real

Linha : Inteiro

 

inicio

// Seção de Comandos

 

Para Linha de 1 Ate 30 Faca

Escreva ("Informe o",Linha,"º numero real: ")

Leia (Num[Linha])

fimpara

 

 

fimalgoritmo

 

Não consigo pensar em um processamento para isso.

Dei uma pesquisada, mas só achei como inverter caracteres e não números

Alguém poderia me ajudar?

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É apenas para inverter os números na hora de mostrar na tela?

Ou é para criar um segundo vetor com os números invertidos e mostrá-los?

 

A lógica seria isso (creio eu) :

<variavel auxiliar> := <tamanho do vetor> - <numero do indice (sua variável "linha")>;

 

Exemplo:

PARA i:=0 ATE 30 FACA
j:= 30 - i;
ESCREVAL(Vetor[j])
FIMPARA

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É apenas para inverter os números na hora de mostrar na tela?

Ou é para criar um segundo vetor com os números invertidos e mostrá-los?

 

A lógica seria isso (creio eu) :

<variavel auxiliar> := <tamanho do vetor> - <numero do indice (sua variável "linha")>;

 

Exemplo:

PARA i:=0 ATE 30 FACA
j:= 30 - i;
ESCREVAL(Vetor[j])
FIMPARA

 

Bom dia Renan!

Então eu jurava que nesse eu teria que inverter o numero, tipo se fosse 1.3 passaria a ser 3.1.

Porque no conjunto de exercícios tem esse aqui:

 

Criar um algoritmo que leia os elementos de um vetor de 20 posições e escreva-o. Em seguida, troque o primeiro

elemento pelo último, o segundo pelo penúltimo e assim sucessivamente. Mostre o vetor depois da troca.

 

Não seria quase a mesma coisa?

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Se for só para mostrar na tela, a lógica que mandei acima resolverá.

Se tiver que inverter os números dentro do vetor você precisará criar uma variável auxiliar, para receber um dos valores enquanto houver a troca. Exemplo:

 

A[i]:= aux; // pegamos o numero na posição 1, jogamos ele em uma variavel auxiliar
A[i]:= A[j]; // pegamos o ultimo numero do vetor e jogamos na primeira posição
A[j]:= aux; //pegamos o valor na variavel auxilar e jogamos na ultima posição do vetor

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Se for só para mostrar na tela, a lógica que mandei acima resolverá.

Se tiver que inverter os números dentro do vetor você precisará criar uma variável auxiliar, para receber um dos valores enquanto houver a troca. Exemplo:

 

A[i]:= aux; // pegamos o numero na posição 1, jogamos ele em uma variavel auxiliar
A[i]:= A[j]; // pegamos o ultimo numero do vetor e jogamos na primeira posição
A[j]:= aux; //pegamos o valor na variavel auxilar e jogamos na ultima posição do vetor

 

Muito obrigado Renan.

Usei a primeira lógica :)

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