Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ronza

[Resolvido] Nota com Estrelas

Recommended Posts

Não tem segredo nenhum, basta associar um numero a estrela no banco de dados (ou até mesmo um txt).

Dependendo do numero de estrela que o usuário for avaliar é registrado um numero no banco de dados. Da pra fazer isto em uma única tupla caso o voto seja anônimo e publico, ou da pra fazer algo melhor caso usuários registrados possam votar.

No geral você precisa do campo para registrar o numero de usuário e outro campo para o voto. Para cada usuário que votar é incrementado + 1 no campo usuário e incrementado o valor do voto no campo voto. Assim você terá o numero de usuário e a soma de votos... matemática simples para alcançar a média.

Para finalizar basta fazer uma estrutura de controle para exibir os resultados.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, mas o que eu queria saber é como o baixaki utilizou apenas uma imagem, onde possui 5 estrelas "acesas" e 5 estrelas "apagadas".

E caso o resultado seja 3 estrelas, aparece 3 estrelas "acesas" e 2 "apagadas".

A estrutura no php e mysql eu acho que sei como montar.

eu vou fazer uma tabela para os votos e uma tabela para comentários.

Tem como fazer os 2 na mesma tabela? Não to mais raciocinando direito! hahahaha

Obrigado Célio!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que assim funcionaria: 1 imagem de estrela acesa, 1 apagada.

5 estrelas apagadas no display inicial (ou pegar do banco de dados direto o resultado parcial)

1 funcoes de click jquery para cada clique em estrela (com 1 evento que trocaria a imagem das estrelas acesas e apagaas de acordo com cada estrela clicada e 1 evento que iria mudar o valor de um campo hidden do form para enviar ao banco o valor da nota na tabela votos)

1 tabela votos, que iria conter 6 colunas e 1 linha sempre. 5 referente a cada estrela e um com o total

1 tabela comentarios com duas colunas, uma para o voto da pessoa e outra pros comentarios(pode ate ser na outra tabela, mas ai você ao inves de ir somando direto os votos faria uma linha com cada voto inserindo 1 na votada e 0 nas outras e mais a coluna do comentario no final. eu acho que ficaria muita informacao)

a cada voto você somaria 1 ao campo referente a estrela clicada e 1 no total de votos

o calculo para exibicao da avaliacao total basta dividir o numero de cliques na estrela pelo total de votos vezes 100 que da a porcentagem

se abaixo ou igual 20% você exibe so 1 estrela

se maior ou igual 40% você exibe so 2 estrelas e assim por diante.

1 botao de submit, de preferencia com o submit em ajax para nao precisar dar refresh na pagina

espero ter colaborado, abs

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

muito bom o que vcs mandaram!

Mas as estrelas eu queria só para exibição mesmo.

tipo, se a nota for "3,5", aparece 3 estrelas e meia acesa, e 1 estrela e meia apagada. Isto usando apenas 2 imagens, 1 imagem com 5 estrelas acesas e outra imagem com 5 estrelas apagadas, entenderam?

Era isso que eu queria entender como se faz.

Compartilhar este post

Link para o post

Era isso que eu queria entender como se faz.

isso é puro css cara. Olha o meu exemplo, estudando lá, você vai entender.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode deixar João!

William, a imagem que você utiliza já contém todas as estrelas "pré-formatadas".

No caso do baixaki são só 2 imagens, 5 estrelas acesas e 5 estrelas apagadas. É de acordo com a nota que a imagem é "formatada".

Compartilhar este post

Link para o post

Eu dei uma olhada no css do baixaki e pelo o que eu entendi mais ou menos, a imagem de 5 estrelas apagadas é sempre exibida 100% e as 5 estrelas acesas dependem da nota. Por exemplo, se a nota for 4,5, é exibida 90% da imagem das estrelas acesas sobrepondo as estrelas apagadas, e desta forma a imagem formada é de 4,5 estrelas acesas e 0,5 estrela apagada.

Caso seja isto mesmo, acho mais fácil utilizar a imagem do William.

Compartilhar este post

Link para o post

Encontrei uma solução melhor ainda para quem for utilizar nota com estrelas utilizando apenas uma imagem.

Basta criar uma imagem com 10 estrelas uma do lado da outra, as 5 primeiras acesas e as 5 ultimas apagadas.

Desta forma é só posicionar o background-image de acordo com a nota.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.