Eisenheim 67 Denunciar post Postado Dezembro 12, 2012 Olá a todos! Esse tópico na verdade eu gostaria de transformá-lo num apanhado de funções e procedimentos que sejam úteis para ser utilizadas na montagem de seus algoritmos. Eu mesmo muitas vezes me deparava com alguns problemas que poderiam ficar ainda mais "bonitinhos" se houvesse algo para assim poder utilizar e deixá-lo ainda melhor. Qualquer pessoa que tenha criado ou deseja criar alguma função ou procedimento que possa ser reaproveitado em qualquer situação e desejar poderá compartilhá-la conosco nesse mesmo post. Sem mais delongas vamos começar. Objetivo: Exibir um cabeçalho onde seja exibido o título alinhado em uma desses três opções: E = Alinhamento a Esquerda; C = Alinhamento Centralizado; D = Alinhamento a Direita; procedimento Cabecalho( alinhamento, titulo: caractere ) var i, e1, e2, c1, c2, d1: inteiro inicio // Calculo para alinhamento a esquerda e1 <- compr( titulo ) e2 <- 80 -1 // Calculo para alinhamento ao centro c1 <- ( 80 - compr( titulo ) ) DIV 2 c2 <- c1 + compr( titulo ) // Calculo para alinhamento a direita d1 <- 80 - compr( titulo ) - 1 EscrevaL("---------------------------------------------------------------------------------") Escreva("|") Se Alinhamento = "E" Entao Escreva( titulo ) para i de e1 ate e2-1 faca Escreva(" ") fimpara Senao Se Alinhamento = "C" Entao para i de 2 ate c1-1 faca Escreva(" ") fimpara Escreva( titulo ) para i de c2 ate 80 faca Escreva(" ") fimpara Senao Se Alinhamento = "D" Entao para i de 1 ate d1 faca Escreva(" ") fimpara Escreva( titulo ) FimSe FimSe FimSe EscrevaL("|") EscrevaL("---------------------------------------------------------------------------------") fimprocedimento Até a próxima. :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Eisenheim 67 Denunciar post Postado Março 25, 2013 Olá amigos. Mais uma utilidade para quem deseja converter números inteiros para binários. funcao NumParaBin( i: inteiro ): caractere var b: caractere t: caractere x: inteiro inicio Enquanto i <> 0 faca x <- i MOD 2 t <- t + numpcarac( x ) i <- i DIV 2 fimenquanto para x de compr( t ) ate 1 passo -1 faca b <- b + copia( t, x, 1 ) fimpara retorne b fimfuncao Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites