Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

copimax

gostaria de sair do cmd(ou outro console) e começar a criar janelas e

Recommended Posts

Olá pessoas, eu já conheço o básico do c++(ponteiros, variaveis, classes, funções...) não sei tudo, mas acho que já tenho o necessário, o problema é, eu gostaria de sair do cmd(ou outro console) e começar a criar janelas e programas com layout e interface. SÓ QUE no youtube todos só ensinam o basico, nao consigo encontrar um video que ensine o que eu quero saber, e também nao to afim de fazer um curso e.e. Algum expert pode me ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nos dois links acima mostra como fazer, desde a janela, botões, eventos, etc. É isso aí que você vai precisar aprender se quiser fazer um programa com interface, é bem chato no começo mas com o tempo, prática e dedicação você pega o ritmo.

Ou, você pode usar o "C++ Builder" (joga no google), é possível usar VCL para criar janelas, botões, labels etc, é quase como um Delphi em C, você vai arrastando componentes e adicionando eventos neles. Mas acho que existem poucos tutoriais.

Ainda acho que é melhor aprender no código como funciona o programa e quebrar a cabeça estudando. Enfim, good luck.

Compartilhar este post

Link para o post

cara, uma coisa que você terá que aprender é correr atrás. Acho que na maioria das faculdades de tecnologia e cursos tecnicos, o máximo que você vai ver/aprender é aplicação no console mesmo, o resto é por conta própria. Então: google (considere que colori a palavra hein) + curiosidade + dedicação.

Está aí um vídeo:

a parte dois está do lado lá no youtube. Bons estudos.

Compartilhar este post

Link para o post

Aff, cara, nem rola então, porque na boa, não tem um video/apostila em portugues, e é muita coisa, nem da pra aprender na raça, e esse video nem explica os 1 milhão de coidigos e ainda por cima não tem um narrador

já vi que vou ter que terminar o cursinho de englês, até lá ...

o que aconteceu com o titulo do meu topico?

Compartilhar este post

Link para o post

copimax,

Cara, uma alternativa boa para fazer interfaces. É trabalhar com a GTK ou a QT. Ambas são API's poderosas e OpenSource. E que rodam tanto na plataforma Unix como no Windows.

E na internet, é possível encontrar muitos tutorias delas. Principalmente por serem de código livre.

http://qt-project.org/

http://equipe.nce.ufrj.br/adriano/c/apostila/gtk/html/tutorial.html

E como o Renan Gomes' escreveu, você não vai conseguir fugir do inglês. Pois a qualidade do materia escrito em português ainda é baixa. Mas, acredito que não seja necessário um curso de inglês pra isso. Eu por exemplo, nunca fiz curso de inglês e até me viro bem. =P

Espero ter ajudado, FLW!

Compartilhar este post

Link para o post

A OpenGL é um pouco mais complicado do que simplesmente criar janelas. É um motor renderizador 3D.

Se estiver interessado a trabalhar com ela, recomendo dar uma olhada na ogre ou glut. São bibliotecas que oferecem uma interface melhor pra trabalhar com a OpenGL.

http://www.opengl.org/resources/libraries/glut/

http://www.ogre3d.org/

Espero ter ajudado, FLW!

Compartilhar este post

Link para o post

Se for apenas usar interfaces gráficas para programas (o chamado GUI), fique longe do OpenGL, você vai ter que fazer muito mais coisas do que precisaria, como especificar o desenho da janela, como ela muda, etc.

Sugiro mesmo utilizar alguma biblioteca OpenSource, pois elas normalmente tem ótima documentação e são bem mais fáceis de usar do que as providas pelo sistema operacional (no caso do windows, essa de win32 que você estava aprendendo). Eu prefiro o Qt, pois ele oferece uma interface OO muito boa e uma documentação MARAVILHOSA. O GTK também é ótimo, e existem outros, menos famosos, como o WxWidgets.

Vai testando e escolha o seu, mas fique com um desses que citei, pois além de ser mais fácil de desenvolver, seu programa funcionará em múltiplas plataformas.

Abraços :D

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.