Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Micilini Roll

Criar programa 3D , estilo 3dmax,zbrush....

Recommended Posts

olha pessoa sou totalmente leigo nessa linguagem c++,atualmente entendo bastante sobre webn desing como php,javascript,action script entre outros...so que me surgiu uma duvida.

 

1- seguinte,sera que cada um de voces saberia como fazer uma tela aonde tera um circulo e apartir do mouse vc rotacionando sua camera vendo o circulo em 3d mesmo! igual zbrush,cinema 4d entre outros....

 

nao é que eu queria fazer isso,no caso so quero ter uma noção de como funciona uma coisas destas!tem tutorial na net explicando sobre algo relacionado,e voces como é feito isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você tem que aprender sobre rendering, que é uma das coisas mais complexas e difíceis de masterizar que você pode encontar em toda a computação. Basicamente, o que você vai fazer é o mesmo que as engines de jogos fazem, mas em uma escala menor: sem física, rendering avançada (gráficos melhores), etc, que compõem um jogo.

 

É um caminho bem longo aprender isso, mas se você está interessado, vá aprender C/C++ direito primeiro, e, após considerar que domina ambas as linguagens, ao menos em nível intermediário, vá procurar por bibliotecas de rendering.

 

Sugiro usar o OpenGL , pois é o futuro, já que é suportado em praticamente qualquer plataforma (acho que só XBox que não, embora no Windows seja suportado), permitindo que você faça um sistema de rendering, ou mesmo um jogo, que funcione em várias plataformas diferentes.

 

Ah, e estude OpenGL 3+, não vá aprender o OpenGL 1, 2 ou as features de suporte do 1 e 2 no 3. O futuro é o sistema do OpenGL 3 e 4, as versões 1 e 2 são obsoletas e são completamente diferentes da 3 e 4.

 

 

Abraços :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entendi,mas como eu sou um cara que gosta de descobiri as coisas,vou te fazer uma pergunta mais complexa ainda! entao vc disse que é necessario uma especie de dll,ou aquivo .openGL certo?!

 

como dito que gosto de programar desde o ZERO dos ZERO,em qual programa é feito um arquivo openGL? assembly? e como é feito(so uma noçao de como é feito)???



pq usando o openGL ja é praticamente meio caminho andando,mas sempre quis descobiri como é feito isso?? em assembly mesmo,pareçe que é dificil nao?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OpenGL é a biblioteca mais low-level possível para se mexer com gráficos. O OpenGL é uma interface entre o hardware da placa de vídeo e o software feito pelo programador.

 

O OpenGL é escrito em C.

 

Um exemplo simples para você ter uma noção do que é mexer com isso (feito com o OpenGL 3):

https://github.com/mortennobel/OpenGL_3.2_VS_2010_freeglut

 

Output do exemplo:

opengl_3_2_example.png?w=178&h=180

 

 

Abraços :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

14 dias depois...

 

E esses softwares geralmente utilizam o OpenGL e o DirectX.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OpenGL e DirectX são o mais baixo nível que você vai chegar, eles são simplesmente uma interface com o hardware. É o que você chamaria de "do ZERO". Não há nenhuma interface portável de mais baixo nível que os 2.

 

 

Abraços :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basicamente.

 

A implementação do OpenGL/DirectX é fornecida pela fabricante da placa de vídeo, então é uma implementação diferente para cada placa de vídeo. O OpenGL/DirectX funcionam como um layer de portabilidade para que você tenha uma interface que funcione com todas as vgas, sem precisar ficar programando para cada uma.

 

Abraços :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É verdade mas a programação é com base na API e não no hardware - acho que isto já foi dito - com opengl e directx é o mais baixo nível que você vai conseguir chegar usando uma linguagem como C++.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para trabalhar com a OpenGL você pode utilizar as bibliotecas GLUT ou OGRE. Para adicionar mais uma camada antes da biblioteca gráfica.

 

Utilizando uma destas ferramentas fazerá, por exemplo, a captura da posição do mouse com mais facilidade. Além de manipular de maneira mais simples a OpenGL.

 

http://www.opengl.org/resources/libraries/glut/

http://www.ogre3d.org/

 

Espero ter ajudado, FLW!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ogre3D não usa Directx?

 

Algumas pessoas dizem que o Glut está desatualizado, então dizem que o Free-Glut é melhor para user input e etc.

 

Mas eu acho melhor SFML porque as funções são mais fáceis e desempenha o mesmo papel das outras.

 

Também dá para fazer 2D pelo SFML mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ogre3D usa ambos, o OpenGL e o DirectX.

 

E quanto ao Glut, com certeza a versão original está desatualizada, deve-se utilizar o FreeGlut.

 

 

Abraços :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entendi pessoal,uma coisa vcs falam e falam dao dicas,mas me digam vcs mesmo sabem fazer coisas assim, e eu que começei agora a aprender,tem tuto na net que ensina,ou este tipo de coisa nao se ensina(é a reuniao de todos os fundamentos aprendidos em programaçao de c/c++)???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

maneiro o site que voce me passou,estava me refirindo a mecher com o openGL mesmo,eu so quero aprender a fazer uma tela aonde eu possa add um cubo,cilindro,quadrado,cone e girar eles em modo 3d.como se fosse nos programas 3d,mas diferentemente o meu é mais simples entende... nisso que desejo fazer voce acha facil ou dificil?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem fácil, nem dificíl.

 

Geralmente, exemplos de como utilizar uma API (como a OGRE) já vem com um exemplo que faz mais ou menos o que você quer.

 

Só teria que estudá-lo e alterar ao seu gosto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse site que te passei é a versão online de um dos livros mais conceituados (se não o mais) para ensinar a programar com a biblioteca moderna de OpenGL (OpenGL 3+ core profile), e ainda é gratuito.

 

 

Abraços :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

show este assunto de 3d esta dando o que falar heim pessoal,eu ultilizo zbrush c4d e vejo que é beeem simples modelar em 3d,mas por tras disso tudo vejo que tem um complexo enorme de codigos complexos e bem estrutarados !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se quiser DirectX eu recomendo o Introduction to 3D Game Programming with Directx 9, é um livro bom, mas em inglês, o DirectX é mais difícil do que o OpenGl devido a complexidade de algumas partes.

 

O livro de Directx não tem para vender no Brasil então vai ter que ficar no PDF mesmo, se quiser manda MP.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.